quinta-feira, 8 de março de 2018

Glossário de Termos Cabalísticos (1)


Adam Kadmon



Alusão antropomórfica a Arich Anpin como Homem Celestial criado à “Imagem e Semelhança” de Elohim. Descrito na literatura da merkavá como dirigindo uma Carruagem Celestial, ou como um homem sentado sobre o Trono de El Shadai.



Adam, como arquétipo do “primeiro homem” no Gan Eden, reflete o aspecto masculino (yang) de Zeir Anpin no Mundo de Yetzirá, e Chavah (Eva) reflete o aspecto feminino (yin) de Zeir Anpin como energia da consciência. Com o remmez (alegoria) de “comer o fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal” a ação caiu para o Mundo de Assyiá e a consciência se tornou dualística.



Adam Kadmon é o primeiro mundo que emerge depois do Tzimtzum Aleph. Ele recebe a Luz do Mundo do Infinito e a espalha para baixo, para o “nosso” mundo, o Mundo de Assyiá. É chamado de Adão porque suas Sefirot de Yosher com Luz de Doação são as raízes dos seres humanos em nosso mundo. O nome Kadmon (primeiro, original) deriva da influência do Tzimtzum Aleph sobre ele.


Um comentário:

Luiz Guilherme dos Santos disse...

Muitos segredos, obrigado, Maguid.

Shamati (137)

    137. Zelofeade estava coletando madeira (Ouvi em Tav - Shin - Zayin , 1946-1947)   Zelofeade estava coletando madeira. O Zohar i...