21. De forma semelhante conheceremos as
categorias do Mundo Espiritual Superior. Uma vez que todos os Mundos são
impressões uns dos outros, do mais alto ao mais baixo, tudo o que existe nos
níveis mineral, vegetal, animal e humano do Mundo de Beriá está também impresso
sobre os níveis mineral, vegetal, animal e humano do Mundo de Yetzirá. Além
disso, tudo o que existe nos níveis mineral, vegetal, animal e humano do Mundo
de Yetzirá está impresso no Mundo de Assiyá. Em que, novamente, os níveis
mineral, vegetal, animal e humano do Mundo de Assiyá estão impressos sobre os
níveis mineral, vegetal, animal e humano Deste Mundo.
Todos esses níveis estão presentes em cada um dos mundos: o mineral, o
vegetal, o animal e o humano copiam-se mutuamente, cada qual estando no seu
nível próprio e específico de organização da matéria.
● O
nível mineral do Mundo Espiritual é chamado "Palácios";
● O
nível vegetal é chamado "Vestimentas";
● O nível
animal é chamado "Anjos";
● O
nível humano consiste das Almas das pessoas nos seus Mundos respectivos;
● As Dez
Sefirot de cada mundo são a Divindade – a Luz Superior vestida nesses quatro níveis.
As Almas das pessoas são o centro de cada
Mundo e recebem o seu preenchimento de toda a realidade espiritual do Mundo
correspondente. Da mesma forma, uma pessoa no mundo corpóreo recebe satisfação
de toda realidade corpórea do nosso mundo.
Assim como nosso mundo representa a "coroa" da natureza, e
governa sobre todos os outros níveis (tudo o mais apenas existe para esse
propósito), a Alma humana do Mundo Espiritual é o ponto central da Criação, e
governa todos os níveis de matéria dos Mundos Superiores.
● No Behina Aleph, que é o desejo de receber a fim de sustentar-se, a Alma recebe
iluminação dos Palácios e Vestimentas;
● No Behina Beit,
que é o excesso dos desejos animais que se expandem no corpo, ela recebe a Luz
Espiritual dos Anjos, que lá existem em quantidade maior que a necessária para
manter sua existência, a fim de desenvolver os vasos Espirituais nos quais a
Alma é vestida;
● O
motivo disso é que a Alma recebe dos Behinot Aleph e Beit, que são mais baixos em relação a ela.
Estes são os Palácios, as Vestimentas e os Anjos, cujos níveis são inferiores
ao nível das Almas humanas;
● No Behina Guímel, que representa o nível humano do desejo de receber, e que desenvolve
o Espírito (Ruach) do homem, ela recebe dos iguais. Assim, lá o homem também
recebe dos iguais, ou seja, de todas as Almas que se encontram naquele Mundo
específico. Com sua ajuda, ele aumenta o preenchimento da Luz de Ruach na sua
Alma.
● Em Behina Dalet do desejo de receber, que é a aspiração pelas ciências (destinada ao
recebimento da Cabalá do Mundo Espiritual), o homem alcança as Sefirot de cada
Mundo, recebendo delas o ChaBaD da sua Alma.
A Alma do homem tem que se desenvolver e
aperfeiçoar-se em cada um dos Mundos, utilizando tudo o que existe naquele
Mundo. Essa é a terceira restrição, e da qual o homem precisa estar consciente,
pois o Livro do Zohar trata de cada componente dos Mundos
Superiores que estudamos, sejam eles Sefirot, Almas, Anjos, Vestimentas ou
Palácios. Embora os estudemos como eles são, o estudante precisa sempre lembrar
que eles são mencionados apenas em relação à Alma do homem, que os recebe e é
preenchida por eles. Isso significa que eles servem às necessidades da Alma. Se
ele seguir essa linha nos seus estudos, compreenderá todas as coisas e será bem
sucedido em seu caminho.
Baal HaSulam diz que, observando rigorosamente todas essas limitações,
pode-se ser bem sucedido no caminho da Cabalá, e é por isso que ele oferece uma
explicação tão detalhada sobre elas.
Retornaremos constantemente às limitações pertencentes aos quatro tipos
de conhecimento: Matéria, Forma na Matéria, Forma Abstrata e Essência. Nós as veremos
nas Almas, nos Anjos, nas Vestimentas, nos Palácios e nos Mundos. Indiferentemente
do que sentirmos, sempre separaremos os recebimentos reais dos imaginários, os
quais não podemos nem testar, nem analisar.
Já tratamos sobre as coisas que ainda somos incapazes de sentir. Seria
maravilhoso se pudéssemos, a partir de algum objeto do Mundo Espiritual,
mostrar o que são Matéria, Forma na Matéria, Forma Abstrata e Essência. Espero
que logo alcancemos este nível. Basicamente, isso é o que aspiramos alcançar.
Mas, mesmo agora, enquanto falamos sobre isso, já estamos nos
preparando inconscientemente para esse recebimento. O mais importante é a nossa
unidade e nosso desejo comum. Juntos queremos alcançar um objetivo e atrair
sobre nós o enorme poder da Luz que Reforma. O que quer que aprendamos e
compreendamos, essa Luz nos impulsionará para a frente.
Aconselho fortemente a revisar esse material e a escrever um breve
resumo sobre o que está escrito aqui. A linguagem do Baal HaSulam é um pouco
arcaica e o texto é um tanto confuso, a tradução perde muito do significado e
vitalidade do hebraico original. Entretanto, recomendo a insistir nesses quatro
tipos de conhecimento, pois voltaremos a eles sistematicamente. Embora pareçam
um tanto "crus" e abstratos no momento, eles gradualmente se tornarão
nossos principais instrumentos de recebimento e investigação de uma matéria
nova e desconhecida.
Basicamente, o "Prefácio ao Livro do Zohar" aborda as
limitações que temos que observar para que percebamos corretamente as
informações oferecidas pelo Livro.
Sempre haverá algum tipo de problema de comunicação e compreensão
mútua entre as entidades Superiores e Inferiores. Nós também vemos isso no
Nosso Mundo: entre adultos, entre crianças, e também entre adultos e crianças.
Quando a questão diz respeito a dois altos níveis, deve sempre haver um
intermediário entre eles. Por exemplo, a fim de gerar um bebê, o corpo da mãe
desenvolve um sistema específico para produzir leite. O bebê suga o leite, que
então é transformado em sangue. Depois, o sangue é transformado em matéria
corpórea, e assim por diante.
Logo, a fim de o nível mais baixo receber do superior deve haver
certos caminhos de passagem e transformação entre eles. Tanto o nível superior
como o inferior devem possuir sistemas de ajuste, adaptação e comunicação.
Assim, quando começamos a estudar Cabalá, desejamos receber, de Cima, o poder
que nos elevará e nos modificará de forma que possamos começar a sentir o Mundo
Superior e adquirir um sentido adicional de percepção, compreensão e adaptação
ao verdadeiro Universo.
Portanto, precisamos nos adaptar ao Mundo Superior para que possamos
receber o que ele tem a nos oferecer. A menos que consigamos fazer isso,
continuaremos perdidos em nossas ilusões e superstições, incapazes de
estabelecer contato com o nível superior.
Para nos orientar diretamente a este contato, não apenas de forma
correta, mas também na sua total magnitude, Baal HaSulam nos oferece esse
Prefácio (“Prefácio ao Livro do Zohar”). É como um bebê saudável, que recebe a
nutrição da sua mãe e consegue digeri-la totalmente e de forma apropriada.
O texto nos instrui em como restringir a nós mesmos (criar um canal
através do qual tudo poderá descer do Nível Superior), como receber
corretamente e sobre o modo mais eficiente de subir ao próximo nível.
A Matéria é o nosso desejo de receber prazer, é a única coisa criada
pelo Criador. A Forma dessa Matéria é o modo de receber o prazer: seja
"não em Seu Nome" ou "em Nome do Criador".
Devemos permanecer dentro dos limites dessas duas categorias e evitar
as Formas Abstratas de pensamento sobre egoísmo e altruísmo desconectados da Matéria
ou especular sobre o Criador, a Essência. Entretanto, isso é insuficiente e, do
Ponto 22 em diante, aprofundaremos essas limitações, afinando-nos e
conectando-nos com as ondas que O Zohar
nos transmite.
Trataremos, agora, de duas limitações ou, melhor dizendo, do contato,
combinação e comunicação corretas entre o Nível Superior (que envia Luz ao
nível inferior) e o homem.
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