segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (21)




21. De forma semelhante conheceremos as categorias do Mundo Espiritual Superior. Uma vez que todos os Mundos são impressões uns dos outros, do mais alto ao mais baixo, tudo o que existe nos níveis mineral, vegetal, animal e humano do Mundo de Beriá está também impresso sobre os níveis mineral, vegetal, animal e humano do Mundo de Yetzirá. Além disso, tudo o que existe nos níveis mineral, vegetal, animal e humano do Mundo de Yetzirá está impresso no Mundo de Assiyá. Em que, novamente, os níveis mineral, vegetal, animal e humano do Mundo de Assiyá estão impressos sobre os níveis mineral, vegetal, animal e humano Deste Mundo.



Todos esses níveis estão presentes em cada um dos mundos: o mineral, o vegetal, o animal e o humano copiam-se mutuamente, cada qual estando no seu nível próprio e específico de organização da matéria.



      O nível mineral do Mundo Espiritual é chamado "Palácios";

      O nível vegetal é chamado "Vestimentas";

      O nível animal é chamado "Anjos";

      O nível humano consiste das Almas das pessoas nos seus Mundos respectivos;

      As Dez Sefirot de cada mundo são a Divindade a Luz Superior vestida nesses quatro níveis.



As Almas das pessoas são o centro de cada Mundo e recebem o seu preenchimento de toda a realidade espiritual do Mundo correspondente. Da mesma forma, uma pessoa no mundo corpóreo recebe satisfação de toda realidade corpórea do nosso mundo.



Assim como nosso mundo representa a "coroa" da natureza, e governa sobre todos os outros níveis (tudo o mais apenas existe para esse propósito), a Alma humana do Mundo Espiritual é o ponto central da Criação, e governa todos os níveis de matéria dos Mundos Superiores.



      No Behina Aleph, que é o desejo de receber a fim de sustentar-se, a Alma recebe iluminação dos Palácios e Vestimentas;

      No Behina Beit, que é o excesso dos desejos animais que se expandem no corpo, ela recebe a Luz Espiritual dos Anjos, que lá existem em quantidade maior que a necessária para manter sua existência, a fim de desenvolver os vasos Espirituais nos quais a Alma é vestida;

      O motivo disso é que a Alma recebe dos Behinot Aleph e Beit, que são mais baixos em relação a ela. Estes são os Palácios, as Vestimentas e os Anjos, cujos níveis são inferiores ao nível das Almas humanas;

      No Behina Guímel, que representa o nível humano do desejo de receber, e que desenvolve o Espírito (Ruach) do homem, ela recebe dos iguais. Assim, lá o homem também recebe dos iguais, ou seja, de todas as Almas que se encontram naquele Mundo específico. Com sua ajuda, ele aumenta o preenchimento da Luz de Ruach na sua Alma.

      Em Behina Dalet do desejo de receber, que é a aspiração pelas ciências (destinada ao recebimento da Cabalá do Mundo Espiritual), o homem alcança as Sefirot de cada Mundo, recebendo delas o ChaBaD da sua Alma.



A Alma do homem tem que se desenvolver e aperfeiçoar-se em cada um dos Mundos, utilizando tudo o que existe naquele Mundo. Essa é a terceira restrição, e da qual o homem precisa estar consciente, pois o Livro do Zohar trata de cada componente dos Mundos Superiores que estudamos, sejam eles Sefirot, Almas, Anjos, Vestimentas ou Palácios. Embora os estudemos como eles são, o estudante precisa sempre lembrar que eles são mencionados apenas em relação à Alma do homem, que os recebe e é preenchida por eles. Isso significa que eles servem às necessidades da Alma. Se ele seguir essa linha nos seus estudos, compreenderá todas as coisas e será bem sucedido em seu caminho.



Baal HaSulam diz que, observando rigorosamente todas essas limitações, pode-se ser bem sucedido no caminho da Cabalá, e é por isso que ele oferece uma explicação tão detalhada sobre elas.



Retornaremos constantemente às limitações pertencentes aos quatro tipos de conhecimento: Matéria, Forma na Matéria, Forma Abstrata e Essência. Nós as veremos nas Almas, nos Anjos, nas Vestimentas, nos Palácios e nos Mundos. Indiferentemente do que sentirmos, sempre separaremos os recebimentos reais dos imaginários, os quais não podemos nem testar, nem analisar.



Já tratamos sobre as coisas que ainda somos incapazes de sentir. Seria maravilhoso se pudéssemos, a partir de algum objeto do Mundo Espiritual, mostrar o que são Matéria, Forma na Matéria, Forma Abstrata e Essência. Espero que logo alcancemos este nível. Basicamente, isso é o que aspiramos alcançar.



Mas, mesmo agora, enquanto falamos sobre isso, já estamos nos preparando inconscientemente para esse recebimento. O mais importante é a nossa unidade e nosso desejo comum. Juntos queremos alcançar um objetivo e atrair sobre nós o enorme poder da Luz que Reforma. O que quer que aprendamos e compreendamos, essa Luz nos impulsionará para a frente.



Aconselho fortemente a revisar esse material e a escrever um breve resumo sobre o que está escrito aqui. A linguagem do Baal HaSulam é um pouco arcaica e o texto é um tanto confuso, a tradução perde muito do significado e vitalidade do hebraico original. Entretanto, recomendo a insistir nesses quatro tipos de conhecimento, pois voltaremos a eles sistematicamente. Embora pareçam um tanto "crus" e abstratos no momento, eles gradualmente se tornarão nossos principais instrumentos de recebimento e investigação de uma matéria nova e desconhecida.



Basicamente, o "Prefácio ao Livro do Zohar" aborda as limitações que temos que observar para que percebamos corretamente as informações oferecidas pelo Livro.



Sempre haverá algum tipo de problema de comunicação e compreensão mútua entre as entidades Superiores e Inferiores. Nós também vemos isso no Nosso Mundo: entre adultos, entre crianças, e também entre adultos e crianças. Quando a questão diz respeito a dois altos níveis, deve sempre haver um intermediário entre eles. Por exemplo, a fim de gerar um bebê, o corpo da mãe desenvolve um sistema específico para produzir leite. O bebê suga o leite, que então é transformado em sangue. Depois, o sangue é transformado em matéria corpórea, e assim por diante.



Logo, a fim de o nível mais baixo receber do superior deve haver certos caminhos de passagem e transformação entre eles. Tanto o nível superior como o inferior devem possuir sistemas de ajuste, adaptação e comunicação. Assim, quando começamos a estudar Cabalá, desejamos receber, de Cima, o poder que nos elevará e nos modificará de forma que possamos começar a sentir o Mundo Superior e adquirir um sentido adicional de percepção, compreensão e adaptação ao verdadeiro Universo.



Portanto, precisamos nos adaptar ao Mundo Superior para que possamos receber o que ele tem a nos oferecer. A menos que consigamos fazer isso, continuaremos perdidos em nossas ilusões e superstições, incapazes de estabelecer contato com o nível superior.



Para nos orientar diretamente a este contato, não apenas de forma correta, mas também na sua total magnitude, Baal HaSulam nos oferece esse Prefácio (“Prefácio ao Livro do Zohar”). É como um bebê saudável, que recebe a nutrição da sua mãe e consegue digeri-la totalmente e de forma apropriada.



O texto nos instrui em como restringir a nós mesmos (criar um canal através do qual tudo poderá descer do Nível Superior), como receber corretamente e sobre o modo mais eficiente de subir ao próximo nível.



A Matéria é o nosso desejo de receber prazer, é a única coisa criada pelo Criador. A Forma dessa Matéria é o modo de receber o prazer: seja "não em Seu Nome" ou "em Nome do Criador".



Devemos permanecer dentro dos limites dessas duas categorias e evitar as Formas Abstratas de pensamento sobre egoísmo e altruísmo desconectados da Matéria ou especular sobre o Criador, a Essência. Entretanto, isso é insuficiente e, do Ponto 22 em diante, aprofundaremos essas limitações, afinando-nos e conectando-nos com as ondas que O Zohar nos transmite.



Trataremos, agora, de duas limitações ou, melhor dizendo, do contato, combinação e comunicação corretas entre o Nível Superior (que envia Luz ao nível inferior) e o homem.


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