sexta-feira, 6 de março de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (29)




29. Com isso, compreendemos que a divisão do Mundo de Atzilut em três componentes, como descrito em Zohar Tikunim, é "Ele, Sua Luz e Suas Ações, que são Um".



Se no nosso atual estado sentimos o Universo ao nosso redor, e a nós mesmos fazendo parte dele, podemos complementar essa cena com o Criador e Sua influência. Como resultado, chegamos a uma ideia extremamente complexa. Na verdade, entretanto, quando ascendemos ao Mundo Espiritual e entramos no Mundo de Atzilut, o Criador, Sua influência sobre nós e o Universo que percebemos fundem-se em uma unidade chamada "adesão do Criador com a criação", a Unidade infinita, ilimitada, irrestrita.



Essa adesão ocorre do nível do Mundo de Atzilut para cima, quando "o Criador, Sua Luz e Suas Ações são um", assim, Atzilut emana a cor branca apesar do fato de que lá existe apenas uma unidade simples, sem criaturas. Isso ocorre porque o Criador significa a Divindade em si mesma (a qualidade de doação), cuja essência não compreendemos. "Suas Ações" constituem os Dez Kelim HuBTuM existentes Nele, que se assemelham à cor branca do Livro da Sabedoria. É impossível discernir a abundância no branco, pois nada que lá exista produz qualquer delimitação, já que tudo é branco.



Não caracterizamos nem o Criador nem Suas Ações no Mundo de Atzilut. Portanto, o Zohar nada menciona sobre Atzilut ou acima, apenas sobre os Mundos de BYA, já que de outra forma seria impossível nos transmitir o conhecimento. Nós simplesmente seríamos incapazes de recebê-lo.



A matéria das letras começa nos Mundos de BYA. Primeiro, as encontramos nos Kelim de Keter, Chochmá, Biná, ZA, e Malchut do Mundo de Atzilut, mas somente pela mediação da cor branca, que permite que as letras tenham forma enquanto ainda não existe cor. Quando ascendemos ao Mundo de Atzilut através Mundos de BYA vemos que a cor branca possui uma multiplicidade de formas, embora ela mesma não tenha forma, pois o Criador executa muitas ações ainda que, na verdade, Ele não execute nenhuma. Muitas contradições passam a convergir e desaparecer na unidade simples, nesse recebimento da Perfeição.



Os Dez Kelim do Mundo de Atzilut revelam-se em inúmeras mudanças conforme a sua luminosidade nos Mundos de BYA, que é semelhante ao modo com que o projeto mental de uma casa é implementado durante a sua construção.



Assim, todas as modificações realizadas nos Mundos de BYA ocorrem apenas sob a influência da luminosidade nos Kelim das Dez Sefirot HuBTuM de Atzilut. Por pertencermos àqueles que recebem nos Mundos de BYA, podemos distinguir as várias mudanças que ocorrem na cor branca. Em relação ao próprio Mundo de Atzilut, é como se a cor branca não adquirisse as cores das letras. De fato não há, de modo algum, distinções nela.



Nós não recebemos a cor branca através de outras letras, isto é, por meio dos Mundos de BYA que se sobrepõe ao Mundo de Atzilut. Não recebemos nada, pois não há ação ou quantificação ali, apenas a Luz simples e inalcançável.



A Cabalá explica como devemos corrigir nossa percepção do mundo ao nosso redor a fim de sentirmos o Mundo do Infinito ao invés do nosso. Tudo depende das nossas sensações e da nossa correta adaptação à verdadeira realidade ao invés da ilusão, que é o que percebemos com nossos cinco sentidos.



Já dissemos que a noção "O Criador, a Luz e a Suas Ações no Mundo de Atzilut são um" não se enquadra em várias categorias, tais como as percebemos no nosso mundo. O nosso mundo, nossas ações, o Criador, Suas Ações, todas essas, parecem estar totalmente desunidos. Apesar disso, na medida em que corrigimos nossa percepção da realidade, ela se fundirá à grande Força Superior, que tudo rege.


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