terça-feira, 13 de outubro de 2020

Três conceitos essenciais da Kabbalah (14)

 

 


A fim de salvar a Criação de tal isolamento do Criador, ocorreu o Tzimtzum Aleph (TA, a Primeira Restrição) que separa Behina Dalet dos objetos espirituais. Isso se deu de tal forma que o "desejo de receber" tornou-se um espaço sem Luz. Depois do Tzimtzum Aleph, todos os objetos espirituais passam a ter uma tela no seu vaso-Malchut a fim de evitar o recebimento da Luz no interior de Behina Dalet.

 

No momento em que a Luz Superior tenta penetrar a Criação, a tela rejeita-a. Esse processo é chamado de Impacto (Haka'a) entre a Luz Superior e a tela. Devido a esse impacto, a Luz Refletida eleva-se e veste as 10 Sefirot da Luz Superior. A Luz Refletida, vestida na Luz Superior, torna-se um vaso ao invés de se tornar o Behina Dalet.

 

Depois disso, Malchut expande-se de acordo com a altura da Luz Refletida e propaga-se para baixo permitindo, assim, que a Luz a penetre. É dito que a Luz Superior veste-se na Luz Refletida. Isso é chamado de "Rosh" (cabeça) e "Guf" (corpo) de cada nível. O Contato de Impacto da Luz Superior com a tela causa a elevação da Luz Refletida. A Luz Refletida veste-se sobre as 10 Sefirot da Luz Superior formando, com isso, as 10 Sefirot do Rosh.

 

As 10 Sefirot do Rosh ainda não são os vasos verdadeiros: elas apenas atuam como raízes. É somente depois que Malchut, a Luz Refletida, propaga-se para baixo que a Luz Refletida retorna ao interior dos vasos para a recepção da Luz Superior. Então as Luzes vestem-se nos vasos, chamados de "corpos" desse nível específico. Os vasos verdadeiros e completos são chamados de "corpos".

 

A Criação foi formada sendo absolutamente egoísta. Além disso, de acordo com essa propriedade, ela encontra-se tão distante do Criador quanto possível. A fim de ajudar a Criação a sair desse estado, o Criador incutiu em Malchut o desejo de realizar o TA, isto é, separar Behina Dalet de todo Behinot puro, deixando-o totalmente vazio em um espaço sem preenchimento.

 

No seu caminho em direção à Criação, a Luz Superior (Ohr Elyon) colide com a tela, que está à frente do desejo de receber prazer do Behina Dalet e a qual rejeita completamente a Luz. Esse fenômeno é definido como uma interação pelo impacto entre a Luz Superior e a tela, chamado de "Haka'a" (impacto). A Luz Refletida, dividida em 10 partes (Sefirot) pela tela, veste-se na Luz Superior dividindo-a, por sua vez, em 10 Sefirot. A combinação das 10 Sefirot da Luz Refletida e as 10 Sefirot da Luz Superior forma o Rosh (cabeça) do Partzuf (objeto espiritual).

 

Dessa forma, a Luz Refletida, ou seja, o desejo de devolver ao Criador todo o prazer que a pessoa recebe Dele, torna-se a condição para o recebimento desse prazer, isto é, o vaso de recepção (Kli de Kabbalah) ao invés de Behina Dalet. Behina Dalet é incapaz de receber prazer sem a tela devido aos seus desejos egoístas. Vemos que a tela pode mudar sua intenção de egoísta para altruísta, transformá-lo no "desejo de receber" pelo prazer do Criador. Só depois que a Criação constrói essa intenção, a Luz Superior pode expandir-se no interior do vaso e vesti-lo nos Kelim-desejo formados pela Luz Refletida.

 

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