53. Agora, examinaremos a ordem em que o Partzuf Galgalta, AB e SAG vestem-se uns nos outros. Sabemos que cada Partzuf subsequente emerge da Masach de Guf do Partzuf anterior depois de perder seu Aviut, ascender e unificar-se com a Masach de Rosh. Realiza-se, então, um Zivug de Haka'a entre essa tela e dois tipos de Reshimot deixadas na Masach de Guf do Partzuf anterior: o Aviut de Hitlabshut. O Partzuf que surge do Rosh do Partzuf anterior desce ao seu Guf e veste-se nele, isto é, na sua raiz, a Masach de Guf.
Na verdade, a masach do novo Partzuf e Malchut Mizdaveget devem
descer ao Tabur do Partzuf anterior, uma vez que é o local da raíz e de conexão
do novo Partzuf. Entretanto, devido à Ohr Makif e à Ohr Pnimi, a Masach do
Partzuf anterior perde o último Behina de Aviut, restando, assim, apenas o
Behina Guímel de Aviut (Chazeh). Dessa forma, a Masach e Malchut do novo
Partzuf não se conectam ao Tabur do anterior, mas apenas ao seu Chazeh, onde se
conectam como um ramo à sua raiz.
Já vimos como todo o Universo foi criado consistindo de cinco
Mundos. Vimos o que precedeu a Criação do nosso Universo, do homem. Vimos
também como as Forças Superiores gradualmente se transformaram, enfraqueceram,
dividiram, diminuíram em qualidade e tamanho para recriar tudo a fim de
permitir que a Criação alcance o estado mais perfeito, torne-se igual ao
Criador. Foi necessário criar tais interações entre as Forças que, pouco a
pouco e seguindo uma determinada ordem, influenciariam toda a Criação, e
elevariam todos os seus elementos ao nível espiritual mais alto.
De fato, o Universo é uma casca
que, por um lado, separa o Criador da Criação e, de outro, os conecta. Para a
criação dessa casca foi necessário um grande número de níveis sobre os quais a
Criação futura seria espelhada correspondendo às propriedades de cada nível.
Para este fim, cada um desses níveis precisou ser adaptado à Criação. Agora,
passaremos a estudar de que forma o Poder Supremo (o Criador) se ajusta ao
sistema inferior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário