quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Sefer Ha Zohar (8)


Zohar, v. 12 (p. 413-421)

 

O incenso

(P. 413-15)

 

Resumo

 

Nesta passagem Rabi Yosi fala do grande poder do incenso para romper com as más inclinações, banir a feitiçaria e nos proteger do Outro lado. É tão milagroso quanto o peitoral (Sfod). Sendo assim, aquele que ler e estudar com intenção o capítulo da preparação do incenso está protegido. Quando a fumaça do incenso se elevou como um pilar, o sacerdote viu as letras do Sagrado Nome repercutindo no ar e se elevando como um pilar; em seguida muitas Carruagens a rodearam por todos os lados. O incenso cria unidade acima e abaixo, corrigindo pecado e idolatria.

 

 

466

 

Assim é o incenso. Aquele que sentisse o cheiro da fumaça, advindo do pilar de fumaça que surge do incensário, limparia seu coração totalmente para adorar seu Mestre, e a impureza da Inclinação ao Mal o deixaria. Ele teria apenas um coração para seu pai no céu. Porque o incenso rompe com a Inclinação ao Mal de todos os lados; como o Urim e Tumim é milagroso, assim também é o incenso, porque nada no mundo rompe com o Outro Lado, exceto o incenso.

 

                                                                467

 

Venha e olhe para o verso: "Toma o incensário e coloca sobre ele algum fogo do altar, e ofereça o incenso" (Números 17:11). Qual é o sentido para "a cólera Divina está vindo de D'us. A praga já começou" (Ibid.)? Nada rompe aquele lado, exceto o incenso, porque nada é mais prazeroso diante do Santíssimo, bendito seja, do que o incenso. Ele pode revogar a feitiçaria e as más coisas das casas. O perfume e a fumaça do incenso feitos pelo homem cancelam a feitiçaria, quando feitos para esse específico propósito, e perfumam tudo o mais.

 

468

 

É um permanente decreto do Santíssimo, bendito seja, que aquele que olha e lê todo o dia o capítulo da preparação do incenso está protegido de todas as coisas más e de todas as feitiçarias no mundo, dos contratempos e das ameaças malignas, dos maus julgamentos e da morte, e não correrá perigo nesse dia, porque o Outro Lado não terá poder sobre ele. Ele apenas deve ler com intenção.

 

 

469

 

Rabi Shimon disse: Se as pessoas soubessem quão elevado é o capítulo da preparação do incenso diante do Santíssimo, bendito seja, elas tomariam cada palavra e as elevariam para serem adornadas como uma coroa de ouro sobre suas cabeças. Aquele que estuda bem o capítulo da composição do incenso precisa examiná-la de perto. E se ele se concentra nela todos os dias, recebe uma porção neste mundo e no Mundo Vindouro. A morte é afastada dele e do mundo, e ele está protegido dos decretos deste mundo, do suplício do Gehenon, e do julgamento de outros reinos (Malchut).

 

470

 

Naquele incenso, quando a fumaça se ergueu como um pilar, o sacerdote viu as letras do Sagrado Nome se elevarem no ar e subirem como um pilar, e depois, muitas Carruagens rodearam o pilar por todos os lados, e o incenso subiu brilhante e prazeroso, e alegrou aqueles que são alegrados, e atou os laços, isto é, CRIOU UNIDADE, acima e abaixo, e assim tudo se tornou Um. Isto já foi explicado. Isso corrige a Má Inclinação e a idolatria, que é o Outro Lado, como esclarecido.

 

 

 

 

Vayak´hel

(P. 416-22)

 

E você deve fazer um altar para queimar o Incenso

 

Resumo

 

Rabi Yosi diz que há dois altares, um interno para queimar o incenso de especiarias perfumadas e um outro para queimar as oferendas. O Outro Lado está amarrado e preso ao altar; quando ele viu a fumaça do incenso subir ele fugiu, deixando o tabernáculo purificado. Sempre que o capítulo do incenso é dito com dedicação, a morte não tem influência, mesmo quando Aarão amarrou o anjo da morte para que ele não tivesse poder nem pronunciasse julgamento. Um homem pode escapar do julgamento se ele disser duas vezes ao dia a passagem do Decreto do Incenso; sobre essa passagem o mundo existe, e também o Mundo Vindouro. Se não é dita, julgamento e pragas sobrevoam a terra e ela fica sob o governo de outras nações. Rabi Yosi nos conta que a seção do Incenso é querida por D'us e mais importante que todas as orações. O Incenso faz mais que uma oração ao criar unidade e revelar Luz e remover as impurezas do mundo. O Incenso une Zeir Anpin e Malchut. Malchut então se torna Hey; o Hey se une com Vav, que é Zeir Anpin; o Vav se eleva para ser adornado pelo primeiro Hey, Biná; aquele Hey está brilhando por causa do Yud que é Chochmá. Então todos eles sobem ao Infinito, e todos se tornam Um; O Nome Sagrado brilha e adorna a si mesmo, todos os mundos se alegram, velas queimam animadamente, e há alimento e bençãos para todos os mundos.

 

 

471

 

Ele abriu e disse: "E você deve fazer um altar para queimar o incenso" (Êxodo 30:1). Nós devemos olhar cuidadosamente para esse verso. Por que existem dois altares, o de queimar o incenso de especiarias perfumadas e o de queimar as oferendas, o primeiro é interno e o último é externo. Por que é chamado de altar se não há animais a serem sacrificados nele para dar-lhe o nome de altar?

 

472

 

Desde que alguns seres maléficos foram neutralizados e amarrados, e o Outro Lado está amarrado, ele não pode governar nem denunciar. Assim sendo é chamado de altar (Mizbeach), porque o Outro Lado está amarrado e preso a ele como um animal de sacrifício (Zevach). E quando o Outro Lado viu a fumaça do Incenso subir, ele se entregou e fugiu, e não pode se aproximar do tabernáculo, porque este estava purificado. E ninguém se regozijou naquela alegria exceto o Santíssimo, bendito seja, sozinho. Porque Ele gosta muito disso, o altar se localiza no interior, porque há bençãos em tal altar, e, portanto, não é exposto, isto é, ele está para dentro.

 

 

473

 

Está escrito sobre Aarão: "E ele ficou entre os mortos e os vivos, e a praga foi contida" (Números 17:13). Porque ele amarrou o Anjo da Morte, para que este não tivesse poder algum, nem para conduzir punição. Um sinal foi dado a nós, que sempre que o capítulo do Incenso é dito com intenção e um coração ardente, a morte não tem influência sobre aquele lugar, nem pode prejudicá-lo. As outras nações também não tem poder sobre aquele lugar.

 

 

474

 

Venha e olhe para o verso: "Um altar para a queima do incenso" (Êxodo 30:1). Ele pergunta: Por que é chamado de altar, se é destinado a queimar incenso? Ele responde: É assim porque fogo é tirado daquele lugar para queimar o incenso, como Aarão fez, como está escrito: "Tome um incensário, e coloque sobre ele algum fogo do altar" (Números 17:11). Além disso, desde que é um altar, deve ser consagrado pelo Incenso, portanto é para a queima do Incenso. Outro sentido é que "a queima do Incenso" literalmente significa que o Incenso somente deve ser queimado em um incensário.

 

 

475

 

Vem e vê, aquele que está sob julgamento, está em necessidade de Incenso e deve se arrepender diante de seu Mestre. Porque o Incenso ajuda a desaparecer os Julgamentos sobre ele. E certamente os Julgamentos se afastam dele, se ele tem o hábito de dizer duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite, a passagem do Incenso, como está escrito: "Doce Incenso todas manhãs... e às noites, ele deve queimar Incenso" (Êxodo 30:7-8). Sobre isso o mundo existe perpetuamente, como está dito, "um incenso perpétuo diante de D'us por todas as gerações" (Ibid. 8). Certamente, este mundo é sustentado por ele e também o Mundo Vindouro.

 

 

476

 

Sempre que o capítulo da composição do Incenso não é mencionado diariamente, quando não recitado, julgamentos e muitas pragas pairam sobre este lugar, e ele é governado por outras nações. Portanto, está escrito: "Um permanente incenso diante de D'us." E fica sempre diante de D'us, mais do que outras devoções. O capítulo do Incenso é o mais precioso e prazeroso ao Santíssimo, bendito seja, do que toda adoração e petições. E embora a oração seja mais valiosa, o capítulo da composição do Incenso é mais altamente considerado e precioso para o Santíssimo, bendito seja.

 

 

477

 

Venha e veja a diferença entre a oração e o capítulo do Incenso. A oração foi composta no lugar dos sacrifícios oferecidos por Israel. Mas todos esses sacrifícios não são tão valiosos quanto o Incenso. Mais, a diferença entre eles é que a oração aperfeiçoa o que for que precisa de aperfeiçoamento. O Incenso, por outro lado, faz mais ao aperfeiçoar e vincular, isto é, criar unidade, e revelar mais Luz do que qualquer outra coisa, que remove as impurezas e limpa o tabernáculo. E tudo fica iluminado, em perfeição e união.

 

 

478

 

Portanto, o capítulo do Incenso é recitado antes da oração todos os dias para removerem-se as impurezas do mundo, porque ele aperfeiçoa tudo naquele dia, como um desejado sacrifício com o qual o Santíssimo, abençoado seja, recebe prazer.

 

 

479

 

Está escrito sobre Moisés: "E D'us disse a Moisés, toma para ti fragrâncias tais como bálsamo..." (Êxodo 30:34). Isso já foi explicado. Não obstante, por que está escrito aqui: "Toma para ti" (Ibid.) que não foi dito em outro lugar? Ele responde: "Toma para ti" significa para seu prazer e benefício. Porque ele é como uma noiva purificada dando prazer ao seu marido. Porque o Incenso purifica o tabernáculo, que é Malchut, a noiva de Moisés, que era a carruagem de Zeir Anpin. Este é o significado interno de "Toma para ti fragrâncias," para remover as impurezas, para que a noiva, Malchut, esteja santificada para seu marido, Zeir Anpin. Abençoada é a porção de Moisés.

 

 

480

 

Da mesma forma, está escrito de Aarão: "Toma para ti um bezerro" (Levítico 9:2). Isso também significa para seu prazer e benefício, especificamente, para corrigir o seu pecado com o bezerro de ouro que ele trouxe para Israel. Sendo assim está escrito de Moisés, "toma para ti" especificamente, para seu prazer e benefício.

 

 

481

 

O Incenso promove a união das partes, isto é, ele unifica, extrai Luz e remove as impurezas. O Dalet se torna Hey, porque antes de se unir a Zeir Anpin, Malchut é Dalet, porque sem Chassadim ela não está iluminada e é pobre (Dala). Mas quando Zeir Anpin se une a ela, Chochmá é vestida com Chassadim e ela se ilumina com toda a perfeição, tornando-se Hey. O Incenso unifica Zeir Anpin com Malchut, fazendo o Dalet se tornar Hey. Assim o Hey se une com Vav, que é Zeir Anpin, e o Vav se eleva para ser adornado pelo primeiro Hey, que é Biná, e então recebe plenamente para Malchut. Aquele Hey, Biná, está iluminado pelo Yud, que é Chochmá, para doar para Zeir Anpin. E seus desejos se elevam para a Luz Infinita, e todos eles, especificamente, Chochmá, Biná, Zeir Anpin e Malchut, que são Yud Hey Vav Hey se tornam Um, unidos no único alto segredo, que é a mais elevada união. E tudo isso é feito pelo Incenso.

 

 

482

 

De agora em diante, já que tudo foi assim amarrado, está tudo adornado de acordo com o segredo da Luz Infinita, e o segredo do Sagrado Nome ilumina e adorna a si mesmo por todos os lados, todos os mundos se alegram, as velas queimam mais claras, e há sustento e bençãos para todos os mundos. Tudo foi revelado pelo segredo do Incenso. Porque se as impurezas não fossem removidas pelo Incenso, isso não teria acontecido, porque tudo depende dele.

 

 

483

 

Vem e vê, o Incenso sempre é feito primeiro e precede tudo. Por essa razão o capítulo do Incenso é feito antes das orações, hinos e louvores. Porque nada se eleva, é aperfeiçoado ou conectado, antes que as impurezas sejam removidas pelo Incenso. Está escrito: "Deve-se fazer expiação para o local sagrado" primeiro, e então "por causa das transgressões e por todos os seus pecados" (Levítico 16:16). Portanto, deve-se se corrigir para o local sagrado, e remover as impurezas, e purificar a santidade pelo uso do Incenso, e então cantar os hinos e orações, como nós já dissemos.

 

 

484

 

Feliz é Israel nesse mundo e no Mundo Vindouro, porque eles sabem como purificar Acima e abaixo, sabem como essa purificação deve ser feita, de baixo para Cima, até que tudo esteja conectado em uma conexão superior, que é, o Incenso. Ele é feito quando uma melhoria se faz necessária, purificando as Letras gravadas que constituem o nome do Santíssimo, bendito seja, que é, Yud Hey Vav Hey.

 

 (Tradução de Maurício Chemello)

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