32. Um lote é um despertar de cima
(Ouvi em 4 de Terumá, Tav-Shin-Gimel, 10 de fevereiro de 1943)
Um lote é um despertar de cima, quando o inferior
não ajuda em nada. Esse é o significado de “lançou um pur”, “um sorteio”
(Ester 3:7). Haman estava reclamando e disse “Um povo que não cumpre as (leis)
do rei” (Ester 3:8).
Isso significa que a
escravidão começa
para o trabalhador em um estado de Lo Lishmá (não em Seu nome), de
auto-recepção. Por isso, a pergunta: Por que lhes foi dada a Torá? Porque,
posteriormente, lhes é concedida Lishmá (em Seu nome) e eles recebem as Luzes
e as conquistas superiores.
Então chega o queixoso e pergunta: “Por que
lhes são dadas essas coisas sublimes pelas quais eles não trabalharam ou não
esperaram, se cada um dos seus pensamentos e objetivos foi apenas sobre
questões relacionadas às suas próprias necessidades, chamadas Lo Lishmá?”
Esse é o significado de “Ainda que prepare (o iníquo) tantas roupas (…), elas
serão vestidas pelos justos” (Jó 27:16-17).
Isso significa que,
previamente, ele estava trabalhando em um estado perverso, Lo Lishmá, apenas para receber. Depois, ele foi
recompensado com Lishmá, ou seja, toda a servidão entra no domínio da Kedushá
(santidade), em que tudo é para doação.
Esse é o significado de “Elas serão
vestidas pelos justos”.
Esse é o significado de Purim, como em Yom
Kippurim (Dia do Perdão). Purim é um despertar de cima, e Yom
Kippurim é um despertar de baixo, ou seja, através do arrependimento. No
entanto, aí também há um despertar de cima, correspondente às sortes que ali
estavam, “Uma para o Eterno e a outra para Azazel” (Levítico 16:8), e o Criador
é quem faz o escrutínio.
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