sábado, 3 de dezembro de 2022

Shamati (70)

 

70. Com mão poderosa e fúria derramada

(Ouvi em 25 de Sivan,Tav-Shin-Gimel, 28 de junho de 1943)

 

Para entender o que está escrito: “Com mão poderosa… e fúria derramada, serei Eu rei sobre vocês”, devemos entender que há uma regra de que não há coerção na espiritualidade, como está escrito: “Não Me tens invocado, ó Jacó, nem te preocupaste em Me buscar, ó Israel” (Isaías 43:22), e há a interpretação conhecida do Contador de Duvna. Portanto, o que significa “Com mão poderosa… e fúria derramada, serei Eu rei sobre vocês”?

 

Ele disse que devemos saber que, daqueles que querem vir ao Trabalho do Criador a fim de realmente aderir a Ele e entrar no Palácio do Rei, nem todos são admitidos. Ao invés disso, ele é testado: se não tem nenhum outro desejo além de um único desejo pela Dvekut (Adesão), ele é admitido.

 

E como o indivíduo é testado se ele tem um único desejo? São enviadas perturbações a ele. Isso significa que lhe são enviados pensamentos invasivos e mensageiros externos para lhe obstruir a fim de que ele abandone esse caminho e siga o caminho de todas as pessoas.

 

Se ele supera todas as dificuldades e quebra todas as barreiras que o bloqueiam, e as pequenas coisas não podem afastá-lo, o Criador lhe envia grandes Klipot (cascas) e Carruagens para desviar o indivíduo de entrar em Dvekut apenas com o Criador e com nada mais. Isso é considerado que o Criador está rejeitando-o com mão poderosa.

 

Se o Criador não mostra uma mão poderosa, será difícil afastar a pessoa, pois ela tem um forte desejo de aderir apenas ao Criador e a nada mais.

 

Mas quando o Criador quer rejeitar um indivíduo cujo desejo não é tão forte, Ele o afasta com algo pequeno. Ao lhe enviar um grande desejo pela corporalidade, ele já abandona o trabalho inteiramente, e não há necessidade de o repelir com mão poderosa.

 

Porém, quando o indivíduo supera todas as dificuldades e perturbações, ele não é facilmente repelido, mas com uma mão poderosa. E se o indivíduo supera mesmo a mão poderosa e não quer sair de forma alguma do lugar da Kedushá (Santidade), mas quer aderir especificamente a Ele em verdade, e vê que é repelido, então diz que a fúria foi derramada sobre ele. Caso contrário, lhe seria permitido entrar. Mas porque a fúria foi derramada sobre ele pelo Criador, ele não é admitido no Palácio do Rei para aderir a Ele.

  

Nenhum comentário:

Shamati (130)

    130. Tiberias dos nossos sábios, boa é a sua visão (Ouvi em 1 º de Adar, Tav - Shin - Zayin , 21 de fevereiro de 1947, em uma via...