terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Shamati (73)

 

73. Depois do Tzimtzum

(Ouvi em Tav-Shin-Gimel, 1942-1943)

 

Depois do Tzimtzum (Restrição), as primeiras nove se tornaram o lugar da Kedushá (Santidade). E Malchut, sobre a qual ocorreu o Tzimtzum, tornou-se o lugar vazio dos mundos. Há dois discernimentos a serem feitos: 1) Um lugar vazio, o qual é um lugar para as Klipot (cascas), cuja essência é o desejo de receber apenas para si mesmo, e 2) Um lugar desocupado, ou seja, um lugar que se tornou vago para inserir o que o indivíduo escolher, Kedushá ou o oposto.

 

Se não fosse pelo Tzimtzum, a realidade inteira teria sido na forma de Luz Simples. Apenas após o Tzimtzum houve espaço para escolher fazer o mal ou fazer o bem.

 

Ao escolher o bem, a Shefa (Abundância) se estende para dentro desse lugar. Esse é o significado do que está escrito nos trabalhos do ARI, que a Luz do Ein Sof (Infinito) brilha para os inferiores.

 

Ein Sof é chamado “O desejo de fazer o Bem às Suas criações”. Apesar de discernirmos muitos mundos, dez Sefirot, e outros Nomes, isso tudo se estende a partir do Ein Sof, chamado “O pensamento da criação”.

 

Os nomes, Sefirá (singular de Sefirot) e “Mundo”, são assim porque a Abundância que verte a partir do Ein Sof descende através daquela Sefirá e mundo. Isso significa que, para o inferior ser capaz de receber, já que os inferiores não conseguem receber a Sua recompensa sem preparação e correção, são feitas correções pelas quais há a habilidade de receber. Isso é chamado Sefirot.

 

Em outras palavras, cada Sefirá tem sua correção única. Devido a isso há muitos discernimentos. Mas eles são apenas a respeito dos receptores, pois quando o inferior recebe a Abundância de Ein Sof, ele a recebe por meio de uma correção especial, a qual o adapta para receber a Abundância. Esse é o significado de receber através de uma Sefirá especial, apesar de não haver qualquer mudança na Abundância em si.

 

Agora você entende a questão da oração que fazemos ao Criador, a qual é a Luz de Ein Sof, ser a conexão que o Criador tem com as suas criaturas, chamado “Seu desejo de fazer o Bem às Suas criações”. Apesar de haver vários Nomes com o objetivo da oração, a interpretação é que a Abundância vai ser derramada através das correções nos Nomes, pois é precisamente por meio das correções nos Nomes que a Abundância chegará às mãos dos receptores.

 

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