73. Depois do Tzimtzum
(Ouvi em Tav-Shin-Gimel,
1942-1943)
Depois do Tzimtzum (Restrição), as primeiras nove se tornaram
o lugar da Kedushá (Santidade). E Malchut, sobre a qual ocorreu o
Tzimtzum, tornou-se o lugar vazio dos mundos. Há dois discernimentos a
serem feitos: 1) Um lugar vazio, o qual é um lugar para as Klipot (cascas),
cuja essência é o desejo de receber apenas para si mesmo, e 2) Um lugar
desocupado, ou seja, um lugar que se tornou vago para inserir o que o indivíduo
escolher, Kedushá ou o oposto.
Se não fosse pelo Tzimtzum, a realidade
inteira teria sido na forma de Luz Simples. Apenas após o Tzimtzum houve
espaço para escolher fazer o mal ou fazer o bem.
Ao escolher o bem, a Shefa
(Abundância) se
estende para dentro desse lugar. Esse é o significado do que está escrito nos
trabalhos do ARI, que a Luz do Ein Sof (Infinito) brilha para os
inferiores.
Ein Sof é chamado “O desejo de fazer o Bem às Suas criações”.
Apesar de discernirmos muitos mundos, dez Sefirot, e outros Nomes, isso
tudo se estende a partir do Ein Sof, chamado “O pensamento da criação”.
Os nomes, Sefirá (singular de Sefirot) e “Mundo”,
são assim porque a Abundância que verte a partir do Ein Sof descende
através daquela Sefirá e mundo. Isso significa que, para o inferior ser
capaz de receber, já que os inferiores não conseguem receber a Sua recompensa
sem preparação e correção, são feitas correções pelas quais há a habilidade de
receber. Isso é chamado Sefirot.
Em outras palavras, cada Sefirá tem sua correção
única. Devido a isso há muitos discernimentos. Mas eles são apenas a respeito
dos receptores, pois quando o inferior recebe a Abundância de Ein Sof,
ele a recebe por meio de uma correção especial, a qual o adapta para receber a Abundância.
Esse é o significado de receber através de uma Sefirá especial, apesar
de não haver qualquer mudança na Abundância em si.
Agora você entende a questão da oração que fazemos
ao Criador, a qual é a Luz de Ein Sof, ser a conexão que o Criador tem
com as suas criaturas, chamado “Seu desejo de fazer o Bem às Suas criações”.
Apesar de haver vários Nomes com o objetivo da oração, a interpretação é que a Abundância
vai ser derramada através das correções nos Nomes, pois é precisamente por meio
das correções nos Nomes que a Abundância chegará às mãos dos receptores.
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