79. Atzilut e BYA
(Ouvi em 15 de Tamuz, Pinchás 1, Tav-Shin-Gimel,
18 de
julho de 1943)
Atzilut é considerado a partir de Chazeh e acima, os
quais são apenas vasos de doação. BYA significa recepção a fim de doar,
a ascensão do Hei inferior ao lugar de Biná.
Porque o homem está imerso no desejo de receber a fim de
receber, ele não pode fazer nada sem ter recepção para si mesmo. É por isso que
os nossos sábios disseram: “De Lo Lishmá (Não em Seu nome) chegamos a Lishmá
(Em Seu nome).” Isso significa que começamos o compromisso com a Torá e as mitzvot
a fim de “Dê-nos a riqueza Deste Mundo” e depois “Dê-nos a riqueza do Mundo
Vindouro”.
Quando se aprende
desta forma, deve-se chegar a aprender Lishmá, em nome da Torá, no sentido de que a
Torá vai lhe ensinar os caminhos do Criador. E então deve ser feito o
adoçamento de Malchut em Biná, o qual significa que se eleva Malchut,
chamado “Desejo de Receber”, a Biná, a qual é considerada doação. Ou
seja, todo o Trabalho será apenas a fim de doar.
E então tudo se torna escuro para o indivíduo.
Ele sente que o mundo escureceu sobre ele, pois o corpo dá força apenas para
trabalhar na forma da recepção, e não na forma de doação. Nesse estado, ele tem
apenas uma opção: rezar ao Criador para
que abra os seus olhos, para que ele possa trabalhar na forma de doação.
Esse é o significa de “Quem representa a
questão?” Refere-se a Biná, chamada Mi (Águas) e a questão vem do
verso “Perguntando sobre as chuvas”, que significa oração. Assim que chegam ao
estado de “Águas de Biná”, há espaço para rezar por isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário