quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Shamati (102)

  

102. E tomareis para vós o fruto da árvore formosa (Etrog)

(Ouvi em Ushpizin de Yosef Sucót)

 

O verso “E tomarás para vós o fruto da árvore formosa (Etrog)” (Levítico 23:40) se refere a um justo, chamado “Árvore Frutífera”. Essa é a completa diferença entre a Kedushá (Santidade) e a Sitra Achra (Ooutro Lado), pois “o outro deus é estéril e não dá frutos”.

 

Por outro lado, um justo é chamado Hadar (citrus, ornamento) porque ele dá frutos. Ele Dar (vive) na sua árvore ano após ano. É por isso que está escrito sobre José: “Era ele quem Mashbir (vendia) para todas as pessoas da terra”, pois ele os Shover (dividia, alimentava) com as frutas que tinha, enquanto eles não tinham frutas. Por isso, cada um sentiu seu próprio estado, fosse do lado bom ou do lado contrário.

 

Esse é o significado de “José sustentou com pão, de acordo com os bebês.” Os “bebês” são considerados GAR, como em “E serão por filactérios entre os teus olhos” (Deuteronômio 6:8), que é o Tefilin da cabeça. Por essa razão, José é chamado “O filho mais novo, um filho sábio”. Esse é o significado de “Para preservar vossa vida Deus me mandou adiante” (Gênesis 45:5), que é a “Luz de Haya”, considerada GAR.

 

Esse é o significado do verso “Te dou uma porção (da terra) a mais sobre teus irmãos, que tomei com minha espada e com meu arco da mão do Amoreu” (Gênesis 48:22). (Seus filhos tomaram duas partes. E, de acordo com RASHI, “porção” significa parte.) Ou seja, através dos filhos, pois os filhos são chamados “Frutos”, Jacó deu isso a José.

 

Esse é o significado do que está escrito sobre Saul: “Dos ombros para cima sobressaía-se em sua altura frente a todo o povo” (Samuel 1, 9:2). E esse é o significado de “Toma este manto e torna-se nosso governante” (Isaías 3:6). Esse também é o significado de “Bebês, por que eles vêm? Para recompensar aqueles que os trazem.” Ele perguntou: “Por que eles precisam de Sabedoria se o importante não é saber, mas agir?” Ele respondeu: “Para recompensar aqueles que os trazem”, pois a Sabedoria leva à ação.

 

Sobre a disputa entre Saul e Davi, não havia defeito em Saul. É por isso que ele tinha um ano de idade quando reinou, e não precisou prolongar o reinado, pois completou tudo em um curto período. Davi, no entanto, precisava governar por quarenta anos. Davi era filho de Judá, o filho de Léa, o mundo oculto, enquanto Saul vinha de Benjamin, o filho de Raquel, o mundo revelado, e portanto oposto a Davi. É por isso que Davi disse “Eu sou paz”, no sentido de que alcanço a todos e amo a todos, “Mas mesmo quando lhes falo de paz, eles preferem a guerra” (Salmos 120:7).

 

Da mesma forma, Absalão era o oposto de Davi. Esse é o significado do pecado de Jeroboão, filho de Nebate: O Criador o segurou por suas vestes e lhe disse “Eu e você e o filho de Yishai (Jessé) caminharemos no Jardim do Éden”. Ele perguntou: “Quem vai liderar?” E o Criador lhe disse: “O filho de Yishai vai liderar.” E então ele respondeu: “Não quero.”

 

A questão é a ordem dos níveis: O mundo oculto vem primeiro, e então vem o mundo revelado. Esse é o significado de “Eu tenho o suficiente”, “Eu tenho tudo”. “Suficiente” é GAR, e “Tudo” é VAK. Esse também é o significado de “Como Jacó poderá se sustentar, sendo ele tão pequeno” (Amós 7:5). Esse é o sentido de Jacó ter tirado a primogenitura de Esaú. Depois, tudo lhe foi dado, pois ele também tinha GAR, que chegou a ele através de José, por meio de “E José sustentou”.

 

Esse é o significado de “Léa era odiada”, de quem se estende todo o ódio e todas as disputas entre discípulos sábios. Esse também é o significado da controvérsia entre Shamai e Hillel. No futuro, quando os dois campos se unirem, o campo de José e o campo de Judá, esse é o sentido do que Judá disse a José: “Ó, meu senhor”, pois então havia a unificação entre Judá e José. Mas Judá deve liderar.

 

Isso explica o fato de o ARI ser o Messias, filho de José. É por isso que ele pôde revelar tamanha Sabedoria, pois ele tinha permissão do mundo revelado. Essa disputa vem de “E os filhos lutavam no seu ventre” (Gênesis 25:22), pois Esaú tinha as boas vestes que estavam com Rebeca.

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