sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (4)




4.    Segunda definição (Limitação)



Tudo o que houver na Realidade Divina e estiver relacionado com a criação das Almas e suas Formas estará condicionado a três estados:



* O Mundo do Infinito (Ayn Sof)

* O Mundo de Atzilut

* Os três mundos chamados Beriá, Yetzirá e Assiyá



O Mundo do Infinito é absolutamente Divino e refere-se tanto ao estado anterior ao Tzimtzum Aleph quanto ao estado da Gmar Tikun, Correção Final. 



O Mundo de Atzilut é o mundo da nossa correção. Este estado, ele próprio, está sendo corrigido. Ele representa a base, a fonte de nossa vida e de nosso aperfeiçoamento. 



Os Mundos de BYA (Beriá, Yetzirá e Assiyá) são os mundos onde existimos.



Deve-se saber que o Livro do Zohar investiga os Mundos de BYA - Beriá, Yestzirá e Assiyá. Nada mais. Os Mundos do Infinito e de Atzilut são citados apenas para frisar que os Mundos de BYA recebem de lá. Fora as citações, o Livro do Zohar não faz nenhuma referência a eles. Os Mundos do Infinito e de Atzilut, propriamente, não estão relacionados a nós. O que precisamos saber é onde estamos e como estes mundos podem nos ajudar. 



O Livro do Zohar fala sobre a aplicação prática de tudo o que estudamos. Aborda os recebimentos obtidos pelas nossas almas, recebimentos que existem, agem, governam e facilitam a correção do homem. O Zohar não trata do abstrato, de algo vago. Portanto, nossa abordagem ao estudar o Zohar tem que ser prática. Devemos curvar-nos a ele e a sua leitura para que a Luz que emana dele possa indicar com clareza o que precisamos corrigir. A Essência e a Forma Abstrata referem-se ao que está acima de nossa correção. Obteremos este recebimento mais adiante, após a Correção Final. Por isso, o Livro do Zohar não estuda as duas categorias mencionadas, assim como também não se refere aos Mundos do Infinito e de Atzilut, para onde ascenderemos após a Correção Final. Por hora, não é a nossa tarefa. Nossa missão é seguir, passar por 6000 anos (níveis) de correção; logo, o Zohar tem enfoque somente neste processo. Ele descreve a mim e, através de mim, os Mundos do Infinito e de Atzilut, apenas no que diz respeito à Matéria e à Forma. Não se refere a nada que exista sem que esteja relacionado a mim.


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