4. Segunda
definição (Limitação)
Tudo o que houver na Realidade Divina e estiver relacionado com a
criação das Almas e suas Formas estará condicionado a três estados:
* O Mundo do
Infinito (Ayn
Sof)
* O Mundo de Atzilut
* Os três mundos chamados Beriá, Yetzirá e Assiyá
O Mundo do
Infinito é absolutamente Divino e refere-se tanto ao estado anterior ao Tzimtzum Aleph quanto ao estado da Gmar Tikun, Correção Final.
O Mundo de
Atzilut é o mundo da nossa correção. Este estado, ele próprio, está sendo
corrigido. Ele representa a base, a fonte de nossa vida e de nosso
aperfeiçoamento.
Os Mundos de BYA (Beriá, Yetzirá e Assiyá) são os mundos onde existimos.
Deve-se saber que o Livro do
Zohar investiga os Mundos de BYA - Beriá,
Yestzirá e Assiyá. Nada mais. Os Mundos do Infinito e de Atzilut são citados
apenas para frisar que os Mundos de BYA recebem de lá. Fora as citações, o Livro
do Zohar não faz nenhuma referência a
eles. Os Mundos do Infinito e de Atzilut, propriamente, não estão
relacionados a nós. O que precisamos saber é onde estamos e como estes mundos
podem nos ajudar.
O Livro do Zohar fala sobre a aplicação
prática de tudo o que estudamos. Aborda os recebimentos obtidos pelas nossas
almas, recebimentos que existem, agem, governam e facilitam a correção do
homem. O Zohar não trata do abstrato,
de algo vago. Portanto, nossa abordagem ao estudar o Zohar tem que ser prática. Devemos curvar-nos a ele e a sua leitura
para que a Luz que emana dele possa indicar com clareza o que precisamos
corrigir. A Essência e a Forma Abstrata referem-se ao que está acima de
nossa correção. Obteremos este recebimento mais adiante, após a Correção Final.
Por isso, o Livro do Zohar não estuda
as duas categorias mencionadas, assim como também não se refere aos Mundos do
Infinito e de Atzilut, para onde ascenderemos após a Correção Final. Por hora,
não é a nossa tarefa. Nossa missão é seguir, passar por 6000 anos (níveis)
de correção; logo, o Zohar tem
enfoque somente neste processo. Ele descreve a mim e, através de mim, os Mundos
do Infinito e de Atzilut, apenas no que diz respeito à Matéria e à Forma. Não
se refere a nada que exista sem que esteja relacionado a mim.
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