3. Primeira Definição (Limitação)
Existem quatro categorias de conhecimento. São elas: Matéria;
Forma na Matéria; Forma Abstrata e Essência.
Se fizermos
uma análise de dentro para fora, veremos que uma categoria veste a outra: a
Essência é coberta pela Forma Abstrata que é coberta pela Forma na Matéria, que
é vestida pela própria Matéria. Assim se dá com qualquer objeto de nosso mundo.
Por exemplo:
aqui está meu copo, com seu formato de recipiente, de vaso (em hebraico, kli). A matéria com a qual ele é feito
é a argila ou areia. Quando falo sobre um copo, sem me referir a formato ou
material específicos, refiro-me a esta forma abstrata como Kli. No geral, o que é um copo? Falo sobre algo abstrato, sem
conexão com um objeto concreto, particular. Em seguida à matéria, vem a
essência, a categoria que traz, para mim, a noção do que é um copo, um Kli.
Estes são os
quatro degraus de recebimento espiritual para qualquer definição, objeto, ação
ou atributo.
Acontece o mesmo com as Dez Sefirot. O estudante deve saber que o Livro do Zohar não trata, em
nível algum, sobre a Essência das Sefirot, nem de suas formas abstratas. E
mais: sendo a forma a portadora da matéria, o livro discute tanto a forma das
Sefirot quanto a matéria nelas contida.
Se pegarmos
Essência, Forma Abstrata, Forma na Matéria e Matéria –
na ordem em que descendem a este mundo –, nossos recebimentos começam na Matéria
e sobem. Baal HaSulam diz que o Zohar
trata, apenas, dos dois primeiros níveis de recebimento: Matéria e Forma da
Matéria. Então, chegamos à Primeira Limitação relacionada ao estudo do Zohar.
1.
Essência
2.
Forma Abstrata
3.
Forma na Matéria
4.
Matéria
(O Zohar trata apenas da
Matéria e da Forma na Matéria).
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