domingo, 2 de fevereiro de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (14)




14. Entendemos, também, a Forma na Matéria descrita na segunda restrição - de forma absolutamente clara e satisfatória, baseados na experiência de ações concretas que obtemos através da reação e da recepção da Matéria. Assim, adquirimos todo conhecimento sublime com que podemos de fato contar.



Isto é, a Matéria é o que nossos sentidos captam, enquanto que a Forma na Matéria é algo que recebemos como resultado de aprofundamento na Matéria em si.



Baal HaSulam diz que recebemos a Forma na Matéria na sua totalidade, e que todo Conhecimento Superior adquirido por nós nos níveis superiores são reais e claros. Se continuarmos avançando gradualmente por este caminho de recebimentos, adquirindo Superiores Formas na Matéria sem abstrair a Forma da Matéria, estaremos, então, infalivelmente, na direção certa.



Para qualquer lugar deste mundo que nos movermos, haverá um Eu em algum ponto, em algum trajeto, em algum objetivo. Enquanto eu estiver vendo o objetivo e este objetivo estiver a minha frente, irei para frente também, em sua direção. Quer dizer, Eu representa uma das minhas qualidades, ao passo que não tenho ideia alguma sobre as qualidades do objetivo a ser alcançado. Não me locomovo e não me dirijo ao objetivo com a ajuda dos meus sentidos, eles não podem ajudar neste momento da minha caminhada. Não imagino como posso ver o objetivo, como descrevê-lo. O objetivo possui uma qualidade muito diferente do Eu. Isto se refere à distinção entre dois níveis. Consideremos que, ao todo, existem 125 níveis.



Como posso imaginar tudo isto então? Como elevar a mim mesmo, quebrar esta barreira? Qual deve ser meu primeiro passo em relação ao objetivo? Não consigo sequer imaginar o que quero ser. Neste nosso mundo, posso aspirar, por exemplo, tornar-me professor; crio esta imagem em mim, visualizo e sei com clareza como ela é. Na Cabalá, entretanto, não há como imaginar tudo que estamos tentando receber. Se eu imaginar apenas a Forma Abstrata no lugar da Matéria e da Forma por ela assumida, cairei imediatamente em ilusão e meu avanço irá desviar-se consideravelmente do objetivo.



Logo, o Zohar instrui a pessoa que está em busca espiritual a ser extremamente cautelosa com Formas que estejam destacadas da Matéria e que sejam imperceptíveis aos nossos sentidos.



Até que eu adquira uma tela mínima, não posso fazer afirmações sobre sentir algo espiritual. Feita a tela, estarei apto a sentir, perceber objetos espirituais e propriedades espirituais. Serão considerados como a Forma recebida desta Matéria, pois a Forma será determinada pela tela. Ela expõe, para nós, muitas propriedades e suas combinações a partir da Matéria, que assume uma determinada Forma. Logo, ele diz: “Assim, apenas a partir da Forma desta Matéria adquirimos todo Conhecimento Sublime com que podemos de fato contar.” No processo de estudo do O Livro do Zohar, vamos repetidas vezes enfatizar esta questão.


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