sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (19)



19. Agora explicarei a terceira restrição. Embora O Zohar examine cada Mundo apenas sob a perspectiva das Sefirot, que são as iluminações da Luz Superior nesses Mundos, e de cada componente dos níveis mineral, animal e falante as criações de cada um dos Mundos , o principal objeto de investigação é, todavia, o nível humano (falante) de cada um dos Mundos.



Baal HaSulam diz que O Zohar engloba tudo o que se encontra nos Mundos Espirituais. Mas diferentemente do que o livro aborde (seja a Luz dentro do Kli ou o próprio Kli), os níveis de existência mineral, vegetal e animal nunca serão tratados separadamente, pois essa não é a sua função.



Tudo o que está escrito no Livro do Zohar diz respeito somente ao homem, isto é, às almas humanas, a maneira como essas almas são servidas ou como elas servem a outras entidades espirituais da Criação.



É possível refutar esse argumento dizendo que deve haver milhões ou bilhões de criaturas, forças, propósitos e ideias no Universo. E isso está correto, mas O Zohar não fala disso. E não fala porque, a fim de investigar tais manifestações, é preciso elevar-se acima do nível do Livro do Zohar, ou seja, ultrapassar objetivo do livro.



O objetivo do Zohar é bem concreto e pode levar-nos à Correção Final. Nosso caminho muda totalmente depois disso. Nós continuaremos a explorar o Universo com nossas propriedades corrigidas, mas essa investigação é impossível de descrever nos livros, pois palavra alguma, seja falada ou escrita, é capaz de expressá-la.



Portanto, O Zohar aborda exclusivamente o que é pertinente às Almas, isto é, o que deve ser corrigido no momento presente. O resto não nos diz respeito.



Consideramos que um homem neste mundo precisa receber alimento de todos os quatro níveis (mineral, vegetal, animal e falante) deste mundo a fim de crescer. Até no alimento que comemos existem quatro ingredientes, provenientes dos quatro degraus, que são uma consequência dos quatro degraus presentes no seu corpo (mineral, vegetal, animal e falante). Estes são:



      O desejo de receber a fim de sustentar-se;

      O desejo de receber além da necessidade de sustentar-se, a procura por prazeres adicionais, mas sendo capaz de restringir os desejos mais animalescos;

      O anseio por prazeres proporcionados pela sociedade, tais como respeito e cargos de liderança;

      A aspiração pelas ciências.



Geralmente, dizemos que o homem consiste de quatro níveis de desejo: desejo por prazeres corporais, riqueza, poder, fama e conhecimento.



      O desejo de receber para sustentar-se, corresponde ao nível mineral de desejo;

      O desejo de receber nas necessidades animais é o nível vegetal de desejo, que é aquele desejo de receber que nos é dado a fim de incrementar e preencher o próprio prazer do vaso carne (basar) do corpo;

      O desejo por prazeres humanos, que correspondem ao nível animal de desejo;

    A aspiração pelas ciências, que é o nível falante (humano) de desejo.


Nenhum comentário:

Shamati (130)

    130. Tiberias dos nossos sábios, boa é a sua visão (Ouvi em 1 º de Adar, Tav - Shin - Zayin , 21 de fevereiro de 1947, em uma via...