19.
Agora explicarei a terceira restrição. Embora O Zohar
examine cada Mundo apenas sob a perspectiva das Sefirot, que são as iluminações
da Luz Superior nesses Mundos, e de cada componente dos níveis mineral, animal
e falante – as
criações de cada um dos Mundos – , o principal objeto de investigação é,
todavia, o nível humano (falante) de cada um dos Mundos.
Baal HaSulam diz que O Zohar
engloba tudo o que se encontra nos Mundos Espirituais. Mas diferentemente do
que o livro aborde (seja a Luz dentro do Kli ou o próprio Kli), os níveis de
existência mineral, vegetal e animal nunca serão tratados separadamente, pois
essa não é a sua função.
Tudo o que está escrito no Livro
do Zohar diz respeito somente ao homem, isto é, às almas humanas, a maneira
como essas almas são servidas ou como elas servem a outras entidades
espirituais da Criação.
É possível refutar esse argumento dizendo que deve haver milhões ou
bilhões de criaturas, forças, propósitos e ideias no Universo. E isso está
correto, mas O Zohar não fala disso.
E não fala porque, a fim de investigar tais manifestações, é preciso elevar-se
acima do nível do Livro do Zohar, ou
seja, ultrapassar objetivo do livro.
O objetivo do Zohar é bem concreto e pode levar-nos à Correção Final.
Nosso caminho muda totalmente depois disso. Nós continuaremos a explorar o Universo
com nossas propriedades corrigidas, mas essa investigação é impossível de
descrever nos livros, pois palavra alguma, seja falada ou escrita, é capaz de
expressá-la.
Portanto, O Zohar aborda
exclusivamente o que é pertinente às Almas, isto é, o que deve ser corrigido no
momento presente. O resto não nos diz respeito.
Consideramos que um homem neste mundo precisa
receber alimento de todos os quatro níveis (mineral, vegetal, animal e falante)
deste mundo a fim de crescer. Até no alimento que comemos existem quatro
ingredientes, provenientes dos quatro degraus, que são uma consequência dos
quatro degraus presentes no seu corpo (mineral, vegetal, animal e falante). Estes
são:
● O
desejo de receber a fim de sustentar-se;
● O
desejo de receber além da necessidade de sustentar-se, a procura por prazeres
adicionais, mas sendo capaz de restringir os desejos mais animalescos;
● O
anseio por prazeres proporcionados pela sociedade, tais como respeito e cargos
de liderança;
● A
aspiração pelas ciências.
Geralmente, dizemos que o homem consiste de quatro níveis de desejo:
desejo por prazeres corporais, riqueza, poder, fama e conhecimento.
● O desejo de receber para sustentar-se,
corresponde ao nível mineral de desejo;
● O desejo de receber nas necessidades animais é
o nível vegetal de desejo, que é aquele desejo de receber que nos é dado a fim
de incrementar e preencher o próprio prazer do vaso – carne (basar) do corpo;
● O desejo por prazeres humanos, que
correspondem ao nível animal de desejo;
● A aspiração pelas ciências, que é o nível
falante (humano) de desejo.
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