18. O que explicamos sobre os quatro Mundos de
ABYA é, em geral, verdadeiro no que diz respeito a cada um dos Mundos. Assim
como também o é em relação a todo componente presente em cada um deles, tal
como ocorre na Cabeça (Rosh) do Mundo de Atzilut, ocorre também no Fim (Sof) do
Mundo de Assiyá. Isso é assim porque cada degrau (estado) da Escada dos mundos
de Assyá, Yetzirá, Beriá e Atzilut consiste de Dez Sefirot.
Não mencionamos Keter porque ela é a fonte da Pura Luz. Cada nível,
cada recebimento, consiste de Dez Sefirot: Keter, Chochmá, Biná, ZA e Malchut. A Sefirá de Chochmá existe como Forma, e Biná,
Tiferet e Malchut, como a Matéria na qual a Forma se veste. Isso também
manifesta as primeira e segunda restrições ou definições, cujos elementos O
Zohar analisa. Do mesmo modo, a Sefirá de
Chochmá, quando está sem Biná, Tiferet e Malchut, é Forma livre da Matéria… Ou
seja, quando falamos sobre como a Ohr Chochmá
(Luz de Chochmá) se manifesta em Biná, Tiferet e Malchut, é do mesmo modo que a
Forma se manifesta na Matéria. Se falamos somente dos mundos de Beriá, Yetzirá
e Assiyá, ou sobre as Sefirot de Biná, Tiferet e Malchut, sem levar em conta
onde elas estão, então nos referimos apenas à Matéria. É possível falar sobre
isso, assim como é possível falar sobre a Luz que corrige os Kelim (pois é a Forma
assumida pela Matéria), ou ainda sobre os próprios Kelim nas suas Formas
corrigida e não corrigida. Entretanto, é absolutamente impossível falar sobre a
Luz que está fora dos Kelim, quanto mais imaginar a Essência, que está ainda
mais acima. Não temos os meios para falar sobre o Criador Ele Mesmo, a Fonte da
Luz. Baal HaSulam escreve: "Não pense que encontrarás esses problemas
somente quando alcançares altos níveis de recebimento. Eles aparecem até em
níveis relativamente baixos do Mundo de Assiyá...". Ele diz que cada
nível, por mais baixo que seja, possui suas próprias Sefirot de Keter, Chochmá,
Biná, ZA e Malchut, dentre as quais Biná, ZA e Malchut constituem a Matéria; e Chochmá,
a Forma; Keter, a Forma Abstrata, é a Essência que está acima de todas.
Portanto, não mencionamos o que ocorre em Keter, pois ela está acima, no nível
do Pensamento do Criador. E isso nós apenas alcançamos depois da Gmar Tikun. Também não mencionamos a
Forma dissociada da Matéria. Falamos sobre Beriá, Yetzirá e Assiyá (Biná, ZA e
Malchut), ou sobre a Forma (Luz) vestida nessa Matéria. Em outras palavras: ou
falamos sobre nossos Kelim, nossos desejos (Biná, ZA e Malchut) ou, na medida
em que são corrigidos, sobre a Luz que os preenche.
Assim, vemos como O Zohar é
prático. Baal HaSulam dedica boa parte da sua obra a este assunto, e iremos
discuti-lo enquanto lemos este livro, pois o correto direcionamento ao Objetivo
depende disso.
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