quinta-feira, 2 de abril de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (33)





33. Mas então por que aqueles que receberam a Sabedoria do Zohar, isto é, os grandes sábios que já vivem no Mundo do Infinito, precisam descrever todas as mudanças do Mundo de Atzilut? Por que eles nos confundem desse jeito? Eles o receberam, para eles essa é a sua essência, existência e realidade. Então por que eles o descrevem de forma tão confusa? Acaso desejam nos atrapalhar de propósito? Não seria melhor descrevê-lo em relação ao recebimento dos Mundos de BYA, ao invés de acumular tantas definições sobre o Mundo de Atzilut, para as quais teríamos que procurar alguma explicação?



Baal HaSulam faz a pergunta que deveria necessariamente surgir em nossa mente: "Por que a Cabalá é escrita dessa maneira? Ela parece toda desconjuntada: ela nos diz o que ocorre nas Almas como se ocorresse nos Mundos". Baal HaSulam responde o seguinte: "O mesmo acontece em nosso mundo: parece-nos que tudo está fora de nós e é por isso que descrevemos nossa realidade da forma que fazemos". Para falar a verdade, assim que começamos a receber o Espiritual, nossa percepção do mundo se modifica, então o vemos e sentimos como algo invariável, estático e que gradualmente dissolve-se em nossa visão espiritual. Mas até nos sentirmos assim, o mundo parece muito tangível, consistindo de inúmeros objetos reais, ações e forças. Por que tudo isso é tão confuso?



Baal HaSulam escreve:



Porque há um grande segredo nisso. Quando os cabalistas utilizam a palavra “segredo” significa que eles querem nos revelar algo, pois em nosso estado imperfeito não conseguimos perceber a verdadeira realidade do Mundo do Infinito. O que sentimos é a nossa condição atual, e a diferença entre o nosso estado atual e o Mundo do Infinito é chamada de "segredo". Esse segredo foi revelado pelos profetas, isto é, pelos cabalistas que atingiram um determinado nível de recebimento espiritual chamado "profecia".



Eis o que eles dizem:



Isso contem a manifestação do Divino, do poder especial do Criador, pois essas imagens criam a ilusão de que elas existem fora de nós, embora a verdade é que elas só existem nas Almas que recebem, a fim de lhes mostrar que o Criador Ele Mesmo está presente em todas as ações junto com elas. A Alma pergunta e o Criador responde, aproxima-se dela, enquanto que a Alma avança até Ele. Por que o Criador preenche as Almas com determinada sensação e faz parecer como se isso ocorresse além delas? Baal HaSulam responde: A fim de aumentar ao máximo a compreensão das Almas.



Quando sinto que, apesar das minhas aspirações pessoais pelo espiritual, o espiritual também se aproxima de mim, eu percebo o projeto do Criador somado às minhas próprias ações. Ao manifestar-Se para mim, o Criador de certo modo está aproximando-Se. Na verdade, Ele apenas revela-me o Seu plano, o qual eu percebo como movimento na minha direção. Assim, além da minha própria ação, que me impulsiona ao Mundo Espiritual, eu também recebo uma parte adicional da mente do Criador. Esse é um aspecto muito sutil. Se a pessoa interpreta corretamente, ela passa a compreender os Pensamentos do Criador em cada sensação ou ação.    



É como um pai que se esconde do seu filho preferido na tristeza e na alegria, embora não exista em si nem tristeza nem alegria. Imaginamos o Criador como "Aterrorizante", "Cruel", "Bondoso" e "Amoroso", em todas as Suas possíveis manifestações, como se Ele mudasse sempre. Ele faz isso justamente para compelir seu filho a expandir seu entendimento e para brincar com ele. Apenas quando ele cresce e se torna mais sábio é que ele irá descobrir tudo o que seu pai fez por ele e aprender que não havia nada além do necessário para brincar com ele.



O mesmo é válido para nós. Apesar do fato de que todas essas imagens e transformações começam e terminam nas impressões das Almas, a manifestação do Criador nas nossas percepções cria uma imagem ficcional, embora todas elas existam Nele. O Criador faz isso de forma a ampliar ao máximo a compreensão das Almas de acordo com o Pensamento da Criação, que é "dar prazer às Suas criaturas". Em outras palavras: o homem deve desenvolver a mente do Criador e atingir o Seu nível.


Shamati (130)

    130. Tiberias dos nossos sábios, boa é a sua visão (Ouvi em 1 º de Adar, Tav - Shin - Zayin , 21 de fevereiro de 1947, em uma via...