domingo, 12 de abril de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (36)




36. À primeira vista, é possível perceber uma contradição no que foi dito no Tópico 35. Anteriormente, falou-se que todas as formas emanam apenas da Sefirá de Malchut para os receptores, enquanto que, aqui, foi dito que elas surgem de Beriá (Biná) para baixo.



Na verdade, formas e imagens surgem apenas em Behiná Dalet, que é Malchut. Nenhum dos Kelim deriva das primeiras Dez Sefirot - Keter, Chochmá, Biná e Tiferet - mas de Malchut. Entretanto, as propriedades de Misericórdia e Restrição interagiram no Mundo da Correção. Isso significa que a Sefirá de Malchut (de restrição) ascendeu e adentrou a Sefirá de Biná (a propriedade de misericórdia).



De acordo com isso, a partir deste instante, os Kelim de Malchut ficaram enraizados na Sefirá de Biná. Assim, o Zohar diz que as raízes genuínas das imagens (Kelim) estão em Malchut. Mas depois disso, é dito que elas estão no Mundo de Beriá, o que significa que ele resulta da interação feita pela correção do Mundo.



Além disso, os sábios dizem: "Originalmente, o Criador criou o Mundo com base na propriedade de Julgamento, mas percebeu que o mundo não poderia existir dessa forma, então Ele fez sua interação com a Misericórdia." Você deve saber que as Dez Sefirot KaHaBTuM têm muitos nomes no Livro do Zohar, de acordo com suas diversas funções.



Quando elas são chamadas de "Keter-Atzilut-Beriá-Yetzirá-Assiyá", sua função é a de distinguir entre os Kelim "de Panim" que são chamados "Keter-Atzilut" (Keter-Chochmá), e os Kelim "de Achoraim", chamados de Beriá-Yetzirá-Assiyá"(Biná-Tiferet-Malchut). Tal divisão resulta da interação entre as propriedades de Julgamento e Misericórdia.



Já que o Zohar sugere a interação entre Malchut e Biná, a Sefirá de Biná é chamada de "Beriá". Antes dessa interação acontecer Biná não possuía forma nem imagem, mesmo em relação aos receptores.


Shamati (130)

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