36. À primeira vista, é possível perceber uma
contradição no que foi dito no Tópico 35. Anteriormente, falou-se que todas as
formas emanam apenas da Sefirá de Malchut para os receptores, enquanto que,
aqui, foi dito que elas surgem de Beriá (Biná) para baixo.
Na verdade, formas e imagens surgem apenas em
Behiná Dalet, que é Malchut. Nenhum dos Kelim deriva das primeiras Dez Sefirot
- Keter, Chochmá, Biná e Tiferet - mas de Malchut. Entretanto, as propriedades
de Misericórdia e Restrição interagiram no Mundo da Correção. Isso significa
que a Sefirá de Malchut (de restrição) ascendeu e adentrou a Sefirá de Biná (a
propriedade de misericórdia).
De acordo com isso, a partir deste instante,
os Kelim de Malchut ficaram enraizados na Sefirá de Biná. Assim, o Zohar diz
que as raízes genuínas das imagens (Kelim) estão em Malchut. Mas depois disso,
é dito que elas estão no Mundo de Beriá, o que significa que ele resulta da
interação feita pela correção do Mundo.
Além disso, os sábios dizem:
"Originalmente, o Criador criou o Mundo com base na propriedade de
Julgamento, mas percebeu que o mundo não poderia existir dessa forma, então Ele
fez sua interação com a Misericórdia." Você deve saber que as Dez Sefirot
KaHaBTuM têm muitos nomes no Livro do Zohar, de acordo com suas diversas
funções.
Quando elas são chamadas de
"Keter-Atzilut-Beriá-Yetzirá-Assiyá", sua função é a de distinguir
entre os Kelim "de Panim" que são chamados "Keter-Atzilut"
(Keter-Chochmá), e os Kelim "de Achoraim", chamados de
Beriá-Yetzirá-Assiyá"(Biná-Tiferet-Malchut). Tal divisão resulta da
interação entre as propriedades de Julgamento e Misericórdia.
Já que o Zohar sugere a interação entre
Malchut e Biná, a Sefirá de Biná é chamada de "Beriá". Antes dessa
interação acontecer Biná não possuía forma nem imagem, mesmo em relação aos
receptores.