terça-feira, 18 de agosto de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (100)

 

68. Não se surpreenda com o fato de que mesmo uma única pessoa, através de seus atos, possa gerar a elevação ou a degradação de todo o mundo. Essa é uma Lei imutável que diz que o todo e suas partes são tão idênticas quanto duas gotas de água. Tudo o que ocorre no todo, também ocorre nas suas partes, e vice-versa. Além disso, tudo o que ocorre nas partes, também ocorre no todo, pois o todo só é revelado através da manifestação de suas partes individuais, de acordo com sua medida e qualidade.

 

Todos dependemos uns dos outros. Até que todos tenham seus vasos corrigidos, ninguém será capaz de alcançar a plena correção individual. A correção completa e verdadeiramente absoluta virá quando não apenas eu serei corrigido através do mundo, mas através de mim mesmo, todo o mundo alcançará o mesmo estado. Todos somos partes de um único Universo, um único sistema fechado, uma única alma chamada Adão, que surgiu do ponto zero.

 

A Kabbalah correlaciona a noção do ponto zero com a criação de Adão. O que é Adão? Adão é o ponto espiritual no coração do homem. Todos nos originamos deste ponto, a partir do qual todos os Kelim de ChaBaD, ChaGaT e NHY (ou, Tohu, Torá e Mashiach) começam a surgir.

 

Portanto, é claro que a influência de cada alma, isto é, cada um de nós, pode rebaixar ou elevar todo o sistema, todos os Kelim de ChaBaD, ChaGaT e NHY.

 

É dessa forma que podemos compreender o que está escrito no Zohar, que com o estudo desse Livro e da prática da Verdadeira Sabedoria podemos dar um fim ao nosso estado de exílio e alcançar a completa redenção.

 

Aqui, a seguinte pergunta pode surgir: O que o estudo do Zohar tem a ver com a redenção de Israel dentre as Nações do Mundo? Como é possível ajudar a redimir as Nações do Mundo e Israel do seu egoísmo?

 

69. A partir do que lemos, fica claro que a Torá, assim como o próprio mundo, tem um aspecto interno e outro externo.

 

Há dois níveis na Torá. Se o homem concentra seus esforços na parte interna da Torá, ou seja, na Cabalá, na mesma medida ele eleva a parte interior do mundo. Assim, consequentemente, ocorre uma redistribuição de forças, quando Israel e as Nações do Mundo começam a perceber a importância da espiritualidade, a ver a grandeza do Criador e a desejá-Lo.

 

Outras partes mais grosseiras diminuem gradualmente, desaparecem e perdem o contato com o desejo das Nações pela espiritualidade.

 

Mas se aqueles de Israel que devem estudar Cabalá e transmiti-la às Nações do Mundo diminuem a importância do aspecto interno da Torá em relação ao cumprimento mecânico dos preceitos, a parte externa de Israel, todos os opositores da Cabalá prevalecem sobre os cabalistas. Como resultado, a parte externa das Nações do Mundo, os elementos destrutivos, eleva-se acima da pessoa justa, o que leva o mundo a guerras, catástrofes, hostilidade e sofrimento.

 

Ademais, isso conduz ao fortalecimento da parte externa das Nações em relação à sua parte interna, de forma que a pior parte, e a mais destrutiva delas, prevaleça sobre sua parte interior, os justos. Isso traz destruição e morte, tais como as que a nossa geração tem sido testemunha.

 

Portanto, podemos ver que a redenção de Israel, e do resto do mundo, depende totalmente do estudo do Livro do Zohar e da Cabalá. O oposto também é verdadeiro: Todas as aflições que tem recaído sobre Israel e o mundo ocorrem devido à negligência do estudo da Cabalá (em comparação aos rituais externos), e por ser considerada supérflua.

 

70. Eis o que o Livro do Zohar diz: “Venha e desperte para a ascensão espiritual. Seu coração está vazio e lhe falta a Sabedoria e o Entendimento do Criador”.

 

Em outras palavras, o Zohar afirma: O que quer que você faça deve ser feito apenas com o propósito de alcançar a equivalência de forma com Ele.

 

Dessa forma, elevamo-nos ao nível da Eternidade e Perfeição. Apenas a Cabalá pode nos guiar e nos corrigir, enquanto que todos os outros ensinamentos, e mesmo o aspecto externo da Torá, aumentam o egoísmo. As nações que possuem um nível elevado de egoísmo são ambiciosas, astuciosas e têm um forte desejo pelos prazeres deste mundo. Por que isso ocorre?

 

Isso ocorre porque ao invés de elevarem sua alma, elas concentram-se muito mais no corpo. Consequentemente, já que não é isso o que elas deveriam fazer, ainda que obtenham sucesso em seus empreendimentos, elas acabam arrastando a si mesmas e o mundo todo a catástrofe.

 

Sobre esta nossa geração é dito que o Espírito Superior (Luz) desaparece e não mais retorna. Esse é o espírito de Mashiach, que é necessário para redimir todas as pessoas do sofrimento. Esse Espírito desaparece e deixa de brilhar no mundo. Ai daqueles que fazem com que a Luz de Mashiach se afaste e deixe o mundo, tornando a Torá seca e insossa, sem qualquer entendimento e Conhecimento Superior. Eles se limitam aos aspectos práticos da Torá e não fazem qualquer esforço em tentar compreender a Sabedoria da Cabalá. Eles não desejam contemplar os Segredos de Torá, apreender o significado das ações do homem e receber o Criador. Ai deles que, com suas ações, causam a pobreza, guerras, violência, depredação, matanças e destruição no mundo.

 

Essa é uma citação do próprio Livro do Zohar, não as palavras de Baal HaSulam ou de algum dos cabalistas modernos.

 

Assim, todo o bem e o mal no mundo é predeterminado pela presença ou ausência da Luz Superior nele, proporcionalmente aos Kelim que já se desenvolveram no mundo - ChaBaD, ChaGaT e NHY. Ocorre, portanto, que Israel, cuja missão é levar o método cabalístico às Nações, é responsável pelo estado do mundo, tanto o bom quanto o mal.

 

71. Essas palavras, como já explicamos, referem-se às pessoas que estudam os aspectos externos da Torá, que tratam o aspecto interno como algo desnecessário e, por isso, dão pouca atenção a ele.

 

Esse erro é típico por todo o mundo. A parte externa de Israel influencia a parte interna, o que significa que os crentes habituais são abertamente hostis aos cabalistas, e estão convencidos de que eles se envolvem em algo muito errado. Logo, a parte externa das Nações do Mundo prevalece sobre a interna.

 

Todos os elementos destrutivos elevam a cabeça e desejam destruir o mundo, principalmente o Povo de Israel. Isso ocorre porque eles não cumprem sua missão. O Governo Geral é designado de tal forma que a parte interna pode influenciar a externa, enquanto que a externa, por sua vez, exerce pressão e ajusta a parte interior.

 

Depois dos nossos graves pecados, nos tornamos testemunhas do sofrimento previsto pelo Zohar. Os melhores de nós desapareceram, pois “os justos são os primeiros a sofrer”. De todos os cabalistas mais proeminentes que viveram na Rússia, somente um pequeno número permaneceu naquele país.

 

Baal HaSulam diz que há 200 ou 300 anos haviam muitos cabalistas na Rússia e na Ucrânia (Baal Shem Tov e seus alunos, o famoso berço de aprendizado cabalístico em Kotz, na Polônia). Todos eles desapareceram, pois, como ele afirma, se as gerações caem os melhores sucumbem primeiro.

 

Agora, é de nossa responsabilidade, desses poucos remanescentes, consertar o erro (isto é, o cumprimento mecânico dos preceitos e a indiferença em relação à Cabalá).

 

Se cada um de nós assume, com toda sua alma e com toda a sua mente, a responsabilidade de intensificar o aspecto interno da Torá e dar a ele a devida importância, então, cada um de nós fortificará a sua parte interior e a do mundo inteiro.

 

Assim, nossa parte interna e a parte interna de todo o mundo, ou seja, os justos das Nações do Mundo, aqueles que aspiram ao Criador (e desejam justificá-Lo), unem-se em um grande esforço conjunto que irá corrigir o mundo. Uma edificação piramidal correta será formada, na qual os vasos puros estarão no topo e os vasos mais brutos estarão na base e, assim, atrairemos sobre nós a Luz Superior.

 

Dessa forma, a Luz Superior se manifestará em todos os Kelim de ChaBaD, ChaGaT e NHY de todas as almas. Através de nós, ela alcançará os vasos do restante do mundo. A Natureza, em todos os seus níveis, mineral, vegetal, animal e, é claro, humano, serão bons e prósperos. Ela receberá o preenchimento Espiritual de que necessita, se elevará ao nível do Criador, e alcançaremos o Propósito da Criação.

 

Isso depende do quão rapidamente cumpriremos essa tarefa durante os 220 anos que restam até o fim do período de 6 mil anos, começando a partir do ponto em que estamos hoje. Ao invés de ser um caminho de desenvolvimento dos Kelim, ele se tornará um caminho de compulsão devido à ausência da Luz, isto é, um caminho de sofrimentos terríveis. O Holocausto e as duas Guerras Mundiais podem ter sido apenas o início.

 

Baal HaSulam fala sobre a terceira e a quarta Guerras Mundiais. Já em 1934-1936, ele estava escrevendo sobre uma bomba de nêutron. É possível encontrar isso nos seus artigos. Ele dá nomes diferentes a muitas coisas, mas, na verdade, ele escreve sobre as forças destrutivas que, no futuro, estarão nas mãos do homem. Está em nosso poder impedir tudo isso, depende apenas de nós.

 

Sabemos que o mundo consiste de quatro estágios de desenvolvimento, de acordo com as quatro fases da descida da Luz. De forma correspondente, há quatro destruições e quatro exílios. O nosso é o último. Ele já terminou fisicamente, e deve terminar espiritualmente. As duas Guerras Mundiais podem ser acompanhadas de mais duas, a menos que mudemos. Não somos obrigados a beber o copo das desgraças até o fim, está em nosso poder impedir essas duas Guerras Mundiais que pairam à nossa frente.

 

Portanto, tudo depende de nós, da primeira geração que começa a correção sob a influência da Luz. Todos os vasos estão completos, precisamos apenas adquirir a Masach (tela) e começar a transferir a Luz a este mundo. Graças a isso, o mundo alcançará, sem dor, a sua predestinação. Devemos estabelecer isso como nosso objetivo, pois, como sabemos, o geral e o particular são completamente iguais, portanto, ocorre que cada um de nós determina o estado do mundo inteiro.

 

Espero que sejamos merecedores de nossos grandes professores, e capazes de trazer seu legado ao mundo. Temos toda oportunidade de nos tornar o próprio mensageiro do Criador e cumprir nossa missão. Já estamos fazendo isso, ou seja, o Criador já nos permitiu realizar essa tarefa. Agora, a questão é se estamos prontos para assumi-la ou não.

 

Eu acredito que teremos êxito em conduzir a Luz ao mundo, como condiz aos herdeiros dos grandes cabalistas. Imagine a recompensa espiritual que aguarda todos aqueles que participam dessa nobre missão.

 

Baal HaSulam escreveu quatro introduções ao Zohar: “Introdução ao Livro do Zohar”, “Prefácio ao Livro do Zohar”, “Preâmbulo ao Comentário da Sulam” e “Preâmbulo à Sabedoria da Cabalá”. Eles nos proporcionam a compreensão adequada do Livro, de forma que, ao nos conectarmos a ele, possamos atrair a Luz Superior Divina e a Força que nos conduz ao Reino Espiritual.

 

Aprendemos que a Luz emana do Criador. A Luz é chamada de “Fase Zero”, ou “Fase Raiz”, a qual, posteriormente, é chamada de Keter, em relação às Sefirot. A Fase Zero constroi para si um Kli, a Fase Um, o desejo de receber, ou Chochmá. Ao agir dentro do Kli, a Luz produz nele a sensação da sua origem, isto é, da Fase Zero.

 

Portanto, primeiro, a Luz cria um desejo na Fase Zero e então o preenche com a sensação de si mesma. Já que o desejo quer sentir prazer, entrar nela, conectar-se com ela, a Luz revela a raiz, a origem do seu desejo, isto é, a Fase Zero.

 

Assim, surgem subfases a partir da Fase Um. Um desejo é criado, e ele sente prazer. Consequentemente, ao sentir prazer, o desejo anseia penetrá-lo, “agarrar-se” a ele. Enquanto estiver “dentro”, ele passa a sentir a origem do prazer e, naturalmente, essa sensação gera nele um novo desejo de assemelhar-se à fonte.

 

Ocorre que essa semelhança à origem do prazer vem a ser uma transição da Fase Um para a Fase Dois. A Fase Dois deseja tornar-se semelhante à fonte, mas essa decisão é tomada ao fim da Fase Um. Assim, ela dá à luz um novo desejo - doar. Essa segunda fase é chamada de Biná.

 

Biná, por sua vez, consiste de diversas Subfases. Dessa forma, a influência da Luz no interior do desejo cria nele uma série de transformações consecutivas.

 

Aqui, considero adequado enfatizar que a Luz Superior que nos afeta é capaz de fazer absolutamente qualquer coisa conosco: tanto nos tornar semelhantes quanto opostos a ela. Apenas devemos nos expor à sua influência máxima, tentar nos conectar a ela tão intimamente quanto pudermos. Tudo isso pode ser alcançado ao estudar o Livro do Zohar, contanto que estejamos corretamente sintonizados ao propósito final.

 

Portanto, todas as introduções acima mencionadas são de grande importância para nós. Baal HaSulam deseja nos expor à Luz que emana durante o estudo do Zohar, a fim de nos ajudar a penetrar cada vez mais fundo nessa Luz, com a intenção de nos unificarmos com a sua fonte. Isso depende de nós.

 

Enquanto que o desenvolvimento descendente das quatro fases da Luz e de todos os Partzufim dos Mundos são o resultado das ações do Criador, devemos subir a Escada Espiritual por nós mesmos, nos expondo à influência da Ohr Makif. Dessa forma, devemos estudar as introduções ao Livro do Zohar, que foram escritas especialmente para isso.


FIM

 

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