68. Não se surpreenda com o fato
de que mesmo uma única pessoa, através de seus atos, possa gerar a elevação ou
a degradação de todo o mundo. Essa é uma Lei imutável que diz que o todo e suas
partes são tão idênticas quanto duas gotas de água. Tudo o que ocorre no todo,
também ocorre nas suas partes, e vice-versa. Além disso, tudo o que ocorre nas
partes, também ocorre no todo, pois o todo só é revelado através da
manifestação de suas partes individuais, de acordo com sua medida e qualidade.
Todos dependemos uns dos outros. Até que todos tenham seus vasos
corrigidos, ninguém será capaz de alcançar a plena correção individual. A
correção completa e verdadeiramente absoluta virá quando não apenas eu serei
corrigido através do mundo, mas através de mim mesmo, todo o mundo alcançará o
mesmo estado. Todos somos partes de um único Universo, um único sistema
fechado, uma única alma chamada Adão, que surgiu do ponto zero.
A Kabbalah correlaciona a noção do ponto zero com a criação de
Adão. O que é Adão? Adão é o ponto espiritual no coração do homem. Todos nos
originamos deste ponto, a partir do qual todos os Kelim de ChaBaD, ChaGaT e NHY
(ou, Tohu, Torá e Mashiach) começam a surgir.
Portanto, é claro que a influência
de cada alma, isto é, cada um de nós, pode rebaixar ou elevar todo o sistema,
todos os Kelim de ChaBaD, ChaGaT e NHY.
É dessa forma que podemos
compreender o que está escrito no Zohar, que com o estudo desse Livro e da
prática da Verdadeira Sabedoria podemos dar um fim ao nosso estado de exílio e
alcançar a completa redenção.
Aqui, a seguinte pergunta pode
surgir: O que o estudo do Zohar tem a ver com a redenção de Israel dentre as
Nações do Mundo? Como é possível ajudar a redimir as Nações do Mundo e Israel
do seu egoísmo?
69. A partir do que lemos, fica
claro que a Torá, assim como o próprio mundo, tem um aspecto interno e outro
externo.
Há dois níveis na Torá. Se o homem
concentra seus esforços na parte interna da Torá, ou seja, na Cabalá, na mesma
medida ele eleva a parte interior do mundo. Assim, consequentemente, ocorre uma
redistribuição de forças, quando Israel e as Nações do Mundo começam a perceber
a importância da espiritualidade, a ver a grandeza do Criador e a desejá-Lo.
Outras partes mais grosseiras diminuem gradualmente, desaparecem e
perdem o contato com o desejo das Nações pela espiritualidade.
Mas se aqueles de Israel que devem estudar Cabalá e transmiti-la
às Nações do Mundo diminuem a importância do aspecto interno da Torá em relação
ao cumprimento mecânico dos preceitos, a parte externa de Israel, todos os
opositores da Cabalá prevalecem sobre os cabalistas. Como resultado, a parte
externa das Nações do Mundo, os elementos destrutivos, eleva-se acima da pessoa
justa, o que leva o mundo a guerras, catástrofes, hostilidade e sofrimento.
Ademais, isso conduz ao
fortalecimento da parte externa das Nações em relação à sua parte interna, de
forma que a pior parte, e a mais destrutiva delas, prevaleça sobre sua parte
interior, os justos. Isso traz destruição e morte, tais como as que a nossa
geração tem sido testemunha.
Portanto, podemos ver que a
redenção de Israel, e do resto do mundo, depende totalmente do estudo do Livro
do Zohar e da Cabalá. O oposto também é verdadeiro: Todas as aflições que tem
recaído sobre Israel e o mundo ocorrem devido à negligência do estudo da Cabalá
(em comparação aos rituais externos), e por ser considerada supérflua.
70. Eis o que o Livro do Zohar
diz: “Venha e desperte para a ascensão espiritual. Seu coração está vazio e lhe
falta a Sabedoria e o Entendimento do Criador”.
Em outras palavras, o Zohar afirma: O que quer que você faça deve
ser feito apenas com o propósito de alcançar a equivalência de forma com Ele.
Dessa forma, elevamo-nos ao nível da Eternidade e Perfeição.
Apenas a Cabalá pode nos guiar e nos corrigir, enquanto que todos os outros
ensinamentos, e mesmo o aspecto externo da Torá, aumentam o egoísmo. As nações
que possuem um nível elevado de egoísmo são ambiciosas, astuciosas e têm um
forte desejo pelos prazeres deste mundo. Por que isso ocorre?
Isso ocorre porque ao invés de elevarem sua alma, elas
concentram-se muito mais no corpo. Consequentemente, já que não é isso o que
elas deveriam fazer, ainda que obtenham sucesso em seus empreendimentos, elas
acabam arrastando a si mesmas e o mundo todo a catástrofe.
Sobre esta nossa geração é dito
que o Espírito Superior (Luz) desaparece e não mais retorna. Esse é o espírito
de Mashiach, que é necessário para redimir todas as pessoas do sofrimento. Esse
Espírito desaparece e deixa de brilhar no mundo. Ai daqueles que fazem com que
a Luz de Mashiach se afaste e deixe o mundo, tornando a Torá seca e insossa,
sem qualquer entendimento e Conhecimento Superior. Eles se limitam aos aspectos
práticos da Torá e não fazem qualquer esforço em tentar compreender a Sabedoria
da Cabalá. Eles não desejam contemplar os Segredos de Torá, apreender o
significado das ações do homem e receber o Criador. Ai deles que, com suas
ações, causam a pobreza, guerras, violência, depredação, matanças e destruição
no mundo.
Essa é uma citação do próprio Livro do Zohar, não as palavras de
Baal HaSulam ou de algum dos cabalistas modernos.
Assim, todo o bem e o mal no mundo é predeterminado pela presença
ou ausência da Luz Superior nele, proporcionalmente aos Kelim que já se desenvolveram
no mundo - ChaBaD, ChaGaT e NHY. Ocorre, portanto, que Israel, cuja missão é
levar o método cabalístico às Nações, é responsável pelo estado do mundo, tanto
o bom quanto o mal.
71. Essas palavras, como já
explicamos, referem-se às pessoas que estudam os aspectos externos da Torá, que
tratam o aspecto interno como algo desnecessário e, por isso, dão pouca atenção
a ele.
Esse erro é típico por todo o mundo. A parte externa de Israel
influencia a parte interna, o que significa que os crentes habituais são
abertamente hostis aos cabalistas, e estão convencidos de que eles se envolvem
em algo muito errado. Logo, a parte externa das Nações do Mundo prevalece sobre
a interna.
Todos os elementos destrutivos elevam a cabeça e desejam destruir
o mundo, principalmente o Povo de Israel. Isso ocorre porque eles não cumprem
sua missão. O Governo Geral é designado de tal forma que a parte interna pode
influenciar a externa, enquanto que a externa, por sua vez, exerce pressão e
ajusta a parte interior.
Depois dos nossos graves pecados,
nos tornamos testemunhas do sofrimento previsto pelo Zohar. Os melhores de nós
desapareceram, pois “os justos são os primeiros a sofrer”. De todos os
cabalistas mais proeminentes que viveram na Rússia, somente um pequeno número
permaneceu naquele país.
Baal HaSulam diz que há 200 ou 300 anos haviam muitos cabalistas
na Rússia e na Ucrânia (Baal Shem Tov e seus alunos, o famoso berço de aprendizado
cabalístico em Kotz, na Polônia). Todos eles desapareceram, pois, como ele
afirma, se as gerações caem os melhores sucumbem primeiro.
Agora, é de nossa
responsabilidade, desses poucos remanescentes, consertar o erro (isto é, o cumprimento mecânico
dos preceitos e a indiferença em relação à Cabalá).
Se cada um de nós assume, com toda
sua alma e com toda a sua mente, a responsabilidade de intensificar o aspecto
interno da Torá e dar a ele a devida importância, então, cada um de nós
fortificará a sua parte interior e a do mundo inteiro.
Assim, nossa parte interna e a parte interna de todo o mundo, ou
seja, os justos das Nações do Mundo, aqueles que aspiram ao Criador (e desejam
justificá-Lo), unem-se em um grande esforço conjunto que irá corrigir o mundo. Uma
edificação piramidal correta será formada, na qual os vasos puros estarão no
topo e os vasos mais brutos estarão na base e, assim, atrairemos sobre nós a
Luz Superior.
Dessa forma, a Luz Superior se manifestará em todos os Kelim de ChaBaD,
ChaGaT e NHY de todas as almas. Através de nós, ela alcançará os vasos do
restante do mundo. A Natureza, em todos os seus níveis, mineral, vegetal,
animal e, é claro, humano, serão bons e prósperos. Ela receberá o preenchimento
Espiritual de que necessita, se elevará ao nível do Criador, e alcançaremos o
Propósito da Criação.
Isso depende do quão rapidamente cumpriremos essa tarefa durante
os 220 anos que restam até o fim do período de 6 mil anos, começando a partir
do ponto em que estamos hoje. Ao invés de ser um caminho de desenvolvimento dos
Kelim, ele se tornará um caminho de compulsão devido à ausência da Luz, isto é,
um caminho de sofrimentos terríveis. O Holocausto e as duas Guerras Mundiais
podem ter sido apenas o início.
Baal HaSulam fala sobre a terceira e a quarta Guerras Mundiais. Já
em 1934-1936, ele estava escrevendo sobre uma bomba de nêutron. É possível
encontrar isso nos seus artigos. Ele dá nomes diferentes a muitas coisas, mas,
na verdade, ele escreve sobre as forças destrutivas que, no futuro, estarão nas
mãos do homem. Está em nosso poder impedir tudo isso, depende apenas de nós.
Sabemos que o mundo consiste de quatro estágios de
desenvolvimento, de acordo com as quatro fases da descida da Luz. De forma
correspondente, há quatro destruições e quatro exílios. O nosso é o último. Ele
já terminou fisicamente, e deve terminar espiritualmente. As duas Guerras
Mundiais podem ser acompanhadas de mais duas, a menos que mudemos. Não somos
obrigados a beber o copo das desgraças até o fim, está em nosso poder impedir
essas duas Guerras Mundiais que pairam à nossa frente.
Portanto, tudo depende de nós, da primeira geração que começa a
correção sob a influência da Luz. Todos os vasos estão completos, precisamos
apenas adquirir a Masach (tela) e começar a transferir a Luz a este mundo.
Graças a isso, o mundo alcançará, sem dor, a sua predestinação. Devemos
estabelecer isso como nosso objetivo, pois, como sabemos, o geral e o particular
são completamente iguais, portanto, ocorre que cada um de nós determina o
estado do mundo inteiro.
Espero que sejamos merecedores de nossos grandes professores, e
capazes de trazer seu legado ao mundo. Temos toda oportunidade de nos tornar o
próprio mensageiro do Criador e cumprir nossa missão. Já estamos fazendo isso,
ou seja, o Criador já nos permitiu realizar essa tarefa. Agora, a questão é se
estamos prontos para assumi-la ou não.
Eu acredito que teremos êxito em conduzir a Luz ao mundo, como condiz
aos herdeiros dos grandes cabalistas. Imagine a recompensa espiritual que
aguarda todos aqueles que participam dessa nobre missão.
Baal HaSulam escreveu quatro introduções ao Zohar: “Introdução ao
Livro do Zohar”, “Prefácio ao Livro do Zohar”, “Preâmbulo ao Comentário da
Sulam” e “Preâmbulo à Sabedoria da Cabalá”. Eles nos proporcionam a compreensão
adequada do Livro, de forma que, ao nos conectarmos a ele, possamos atrair a
Luz Superior Divina e a Força que nos conduz ao Reino Espiritual.
Aprendemos que a Luz emana do Criador. A Luz é chamada de “Fase
Zero”, ou “Fase Raiz”, a qual, posteriormente, é chamada de Keter, em relação
às Sefirot. A Fase Zero constroi para si um Kli, a Fase Um, o desejo de
receber, ou Chochmá. Ao agir dentro do Kli, a Luz produz nele a sensação da sua
origem, isto é, da Fase Zero.
Portanto, primeiro, a Luz cria um desejo na Fase Zero e então o
preenche com a sensação de si mesma. Já que o desejo quer sentir prazer, entrar
nela, conectar-se com ela, a Luz revela a raiz, a origem do seu desejo, isto é,
a Fase Zero.
Assim, surgem subfases a partir da Fase Um. Um desejo é criado, e
ele sente prazer. Consequentemente, ao sentir prazer, o desejo anseia
penetrá-lo, “agarrar-se” a ele. Enquanto estiver “dentro”, ele passa a sentir a
origem do prazer e, naturalmente, essa sensação gera nele um novo desejo de
assemelhar-se à fonte.
Ocorre que essa semelhança à origem do prazer vem a ser uma
transição da Fase Um para a Fase Dois. A Fase Dois deseja tornar-se semelhante
à fonte, mas essa decisão é tomada ao fim da Fase Um. Assim, ela dá à luz um
novo desejo - doar. Essa segunda fase é chamada de Biná.
Biná, por sua vez, consiste de diversas Subfases. Dessa forma, a
influência da Luz no interior do desejo cria nele uma série de transformações
consecutivas.
Aqui, considero adequado enfatizar que a Luz Superior que nos
afeta é capaz de fazer absolutamente qualquer coisa conosco: tanto nos tornar
semelhantes quanto opostos a ela. Apenas devemos nos expor à sua influência
máxima, tentar nos conectar a ela tão intimamente quanto pudermos. Tudo isso
pode ser alcançado ao estudar o Livro do Zohar, contanto que estejamos
corretamente sintonizados ao propósito final.
Portanto, todas as introduções acima mencionadas são de grande
importância para nós. Baal HaSulam deseja nos expor à Luz que emana durante o
estudo do Zohar, a fim de nos ajudar a penetrar cada vez mais fundo nessa Luz,
com a intenção de nos unificarmos com a sua fonte. Isso depende de nós.
Enquanto que o desenvolvimento descendente das quatro fases da Luz
e de todos os Partzufim dos Mundos são o resultado das ações do Criador,
devemos subir a Escada Espiritual por nós mesmos, nos expondo à influência da
Ohr Makif. Dessa forma, devemos estudar as introduções ao Livro do Zohar, que
foram escritas especialmente para isso.
FIM
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