63. Agora, podemos ver claramente que as almas
das gerações antigas eram imensuravelmente mais elevadas que aquelas das
gerações posteriores. A regra para todos os Partzufim, tanto os que pertencem
aos Mundos quanto os que pertencem às almas, é que os vasos mais puros são
corrigidos primeiro.
“Puro” significa “ter um pequeno Aviut”, um pequeno egoísmo, portanto,
eles são mais fáceis de corrigir.
Assim, os Kelim de ChaBaD (de Tohu), tanto do
mundo quanto da alma, foram introduzidos primeiro em nosso mundo. Portanto, as
almas dos primeiros dois milênios são incomparavelmente mais elevadas que
aquelas que vieram depois delas.
As almas que desceram durante os primeiros dois mil anos da existência
do nosso mundo eram muito puras e sublimes. O homem daquela época precisava de
muito pouco: satisfazia-se com um teto, uma pequena quantidade de alimento e
segurança. Seu egoísmo não o impulsionava a empreendimentos mais ousados. Almas
elevadas não são, necessariamente, aquelas que têm grandes recebimentos. Elas podem
sentir os Mundos Espirituais devido à sua pureza.
Apesar do seu altíssimo nível, elas não podiam
receber a quantidade total de Luz devido à ausência dos seus próprios
componentes inferiores, os Kelim de ChaGaT e NHYM.
A elas faltavam essas duas partes e, portanto, sua Luz era apenas a de
Nefesh.
Durante o período intermediário, quando os
vasos dos Mundos e das almas que surgiram eram dos Kelim de ChaGaT, ainda assim
as almas eram extremamente puras.
Elas eram puras, pois os Kelim de ChaGaT são uma réplica dos Kelim de ChaBaD,
ainda que no nível corporal. Sabemos que existem Dez Sefirot: Keter, Chochmá e
Biná, depois Chessed, Guevurá e Tiferet, e então Netzach, Hod, Yessod e
Malchut. Chessed é semelhante à Keter e Guevurá é como Tiferet. Baal HaSulam
diz que justamente pelos Kelim de ChaGaT assemelharem-se aos Kelim de ChaBaD,
almas muito puras desceram ao nosso mundo antes da destruição do Templo.
Ao mesmo tempo, as Luzes já estavam ocultas
nos Mundos devido à ausência de egoísmo nesses Kelim.
A maior parte do egoísmo encontra-se nos Kelim de NHY. Assim que esses
vasos começaram a se desenvolver, tanto o Primeiro Templo quanto o Segundo
foram destruídos. O colapso espiritual que ocorreu como resultado da transição
de Biná aos vasos de recepção (Kelim de Kabbalah), através de Tiferet, ecoou em
nosso mundo como a destruição física dos dois Templos.
De forma correspondente, em nossa geração, que
consiste das almas mais baixas de toda a Criação e que não podiam ter sido
corrigidas até então, elas ainda complementam os Kelim-Partzufim da Alma Comum.
O trabalho só pode ser finalizado com o seu auxílio.
Baal HaSulam diz que embora os Kelim de NHY sejam os piores e mais
egoístas, é impossível completar o trabalho sem eles, pois eles são justamente
os vasos que devem ser corrigidos. Seu desenvolvimento começa depois da
destruição do Templo, seguido pelo desenvolvimento das Luzes nesses Kelim.
A Luz Inicial penetrou os Kelim de NHY graças aos cabalistas que
viveram no período entre o Ari e Baal HaSulam. O que significa o nome “Luz
Inicial”? Se dividirmos os Kelim de NHY em Dez Sefirot, isso resultará em três
períodos: ChaBaD de NHY, ChaGaT de NHY, e NHY de NHY. Da nossa época em diante,
NHY de NHY constituem os Kelim mais egoístas.
Portanto, tudo o que nos resta fazer é pôr em prática esse método de
correção, isto é, utilizar o poder que nos foi dado pelo Rabi Shimon, o Ari, e
Baal HaSulam. Em nossa época, esse poder é chamado de “Mashiach”.
Dessa forma, Baal HaSulam escreve:
Agora, os vasos de NHY estão completos (assim como as Luzes dentro deles), e os vasos de Rosh, Toch e Sof do Partzuf (todos
os Kelim do nosso mundo) são capazes de
atrair a plena medida das Luzes necessárias em Rosh, Toch e Sof, as Luzes
totais do NaRaN (Nefesh, Ruach e Neshamá, contendo em si as Luzes de Chayá
e Yechidá). Portanto, apenas quando a
preparação dessas almas mais baixas estivesse completa, as Luzes mais elevadas
poderiam ser reveladas, e não antes disso.
Somente através de nós é que a Luz penetra em nosso mundo. Nós a
atraímos com nosso pior e mais horrível egoísmo, pois, assim, completaremos a
estrutura do Partzuf de toda a Criação.
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