sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (97)

 

63. Agora, podemos ver claramente que as almas das gerações antigas eram imensuravelmente mais elevadas que aquelas das gerações posteriores. A regra para todos os Partzufim, tanto os que pertencem aos Mundos quanto os que pertencem às almas, é que os vasos mais puros são corrigidos primeiro.

 

“Puro” significa “ter um pequeno Aviut”, um pequeno egoísmo, portanto, eles são mais fáceis de corrigir.

 

Assim, os Kelim de ChaBaD (de Tohu), tanto do mundo quanto da alma, foram introduzidos primeiro em nosso mundo. Portanto, as almas dos primeiros dois milênios são incomparavelmente mais elevadas que aquelas que vieram depois delas.

 

As almas que desceram durante os primeiros dois mil anos da existência do nosso mundo eram muito puras e sublimes. O homem daquela época precisava de muito pouco: satisfazia-se com um teto, uma pequena quantidade de alimento e segurança. Seu egoísmo não o impulsionava a empreendimentos mais ousados. Almas elevadas não são, necessariamente, aquelas que têm grandes recebimentos. Elas podem sentir os Mundos Espirituais devido à sua pureza.

 

Apesar do seu altíssimo nível, elas não podiam receber a quantidade total de Luz devido à ausência dos seus próprios componentes inferiores, os Kelim de ChaGaT e NHYM.

 

A elas faltavam essas duas partes e, portanto, sua Luz era apenas a de Nefesh.

 

Durante o período intermediário, quando os vasos dos Mundos e das almas que surgiram eram dos Kelim de ChaGaT, ainda assim as almas eram extremamente puras.

 

Elas eram puras, pois os Kelim de ChaGaT são uma réplica dos Kelim de ChaBaD, ainda que no nível corporal. Sabemos que existem Dez Sefirot: Keter, Chochmá e Biná, depois Chessed, Guevurá e Tiferet, e então Netzach, Hod, Yessod e Malchut. Chessed é semelhante à Keter e Guevurá é como Tiferet. Baal HaSulam diz que justamente pelos Kelim de ChaGaT assemelharem-se aos Kelim de ChaBaD, almas muito puras desceram ao nosso mundo antes da destruição do Templo.

 

Ao mesmo tempo, as Luzes já estavam ocultas nos Mundos devido à ausência de egoísmo nesses Kelim.

 

A maior parte do egoísmo encontra-se nos Kelim de NHY. Assim que esses vasos começaram a se desenvolver, tanto o Primeiro Templo quanto o Segundo foram destruídos. O colapso espiritual que ocorreu como resultado da transição de Biná aos vasos de recepção (Kelim de Kabbalah), através de Tiferet, ecoou em nosso mundo como a destruição física dos dois Templos.

 

De forma correspondente, em nossa geração, que consiste das almas mais baixas de toda a Criação e que não podiam ter sido corrigidas até então, elas ainda complementam os Kelim-Partzufim da Alma Comum. O trabalho só pode ser finalizado com o seu auxílio.

 

Baal HaSulam diz que embora os Kelim de NHY sejam os piores e mais egoístas, é impossível completar o trabalho sem eles, pois eles são justamente os vasos que devem ser corrigidos. Seu desenvolvimento começa depois da destruição do Templo, seguido pelo desenvolvimento das Luzes nesses Kelim.

 

A Luz Inicial penetrou os Kelim de NHY graças aos cabalistas que viveram no período entre o Ari e Baal HaSulam. O que significa o nome “Luz Inicial”? Se dividirmos os Kelim de NHY em Dez Sefirot, isso resultará em três períodos: ChaBaD de NHY, ChaGaT de NHY, e NHY de NHY. Da nossa época em diante, NHY de NHY constituem os Kelim mais egoístas.

 

Portanto, tudo o que nos resta fazer é pôr em prática esse método de correção, isto é, utilizar o poder que nos foi dado pelo Rabi Shimon, o Ari, e Baal HaSulam. Em nossa época, esse poder é chamado de “Mashiach”.

 

Dessa forma, Baal HaSulam escreve:

 

Agora, os vasos de NHY estão completos (assim como as Luzes dentro deles), e os vasos de Rosh, Toch e Sof do Partzuf (todos os Kelim do nosso mundo) são capazes de atrair a plena medida das Luzes necessárias em Rosh, Toch e Sof, as Luzes totais do NaRaN (Nefesh, Ruach e Neshamá, contendo em si as Luzes de Chayá e Yechidá). Portanto, apenas quando a preparação dessas almas mais baixas estivesse completa, as Luzes mais elevadas poderiam ser reveladas, e não antes disso.

 

Somente através de nós é que a Luz penetra em nosso mundo. Nós a atraímos com nosso pior e mais horrível egoísmo, pois, assim, completaremos a estrutura do Partzuf de toda a Criação.

 

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