terça-feira, 1 de setembro de 2020

Três conceitos essenciais da Kabbalah (6)


As quatro fases acima mencionadas correspondem às dez Sefirot, das quais cada ser criado se constitui. Essas quatro fases correspondem aos quatro Mundos de ABYA, que incluem todo o Universo e todos os detalhes existentes na realidade. Behina Aleph é chamada de Chochmá ou Mundo de Atzilut. Behina Beit é chamada de Biná ou Mundo de Beriá. Behina Guímel é chamada de Tiferet ou Mundo de Yetzirá. Behiná Dalet é chamada de Malchut ou Mundo de Assiyá.

 

Agora, devemos compreender a natureza destes quatro Behinot que existem em cada alma. Cada alma (Neshamá) origina-se no Mundo do Infinito e desce ao Mundo de Atzilut, então adquirindo as propriedades de Behina Aleph. No Mundo de Atzilut, ela ainda não é chamada de "Neshamá", pois esse nome denota certo grau de separação do Criador, o que leva a uma queda do nível do Infinito, de um estado de total unidade com o Criador, e resulta na aquisição de uma certa "independência". Entretanto, ela ainda não é um vaso completamente formado e, portanto, nada ainda a separa da Essência do Criador.

 

Como já sabemos, o vaso ainda não é realmente um vaso enquanto estiver em Behina Aleph pois, nesse estágio, ele anula a si mesmo em relação à Luz. Dessa forma, no Mundo de Atzilut, diz-se que tudo ainda é absolutamente Divino - "Ele é Um e Seu Nome é Um". Mesmo as almas de outras criaturas que atravessam este mundo fundem-se com o Criador.

 

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