terça-feira, 8 de setembro de 2020

Três conceitos essenciais da Kabbalah (10a)


A Nefesh, a Luz da Vida instalada dentro do corpo, vem diretamente da Essência do Criador. Ao atravessar os quatro Mundos de ABYA, ela gradualmente afasta-se Dele até adquirir um vaso, um corpo designado a ela. Apenas então, se considera que o vaso está completamente formado. Nesse estágio do desenvolvimento do vaso, a Luz no seu interior é tão pequena que sua Fonte não pode ser sentida, ou seja, a Criação (o vaso) deixa de sentir o Criador.

 

Entretanto, com a ajuda da Torá e dos Mandamentos com a intenção de doar prazer ao Criador, a Criação pode purificar seu vaso denominado corpo, e receber toda a Luz que lhe foi preparada pelo Criador no Pensamento da Criação. É a isso que o Rabi Hanania ben Akashia se referia quando disse que "o Criador desejou recompensar Israel, portanto, Ele lhes deu a Torá e os Mandamentos… ".

 

Aqui, Baal HaSulam explica o conceito de "Aviut", o qual devemos "Lezakot" (purificar). Behina Dalet é chamada de Aviut, pois recebe apenas para sua auto-satisfação. O objetivo é alcançar a equivalência de propriedades, isto é, receber com o propósito de doar. Isso é o que se define como "Zakut" (purificação). Uma pessoa pode alcançar tal nível ao estudar a Torá com a intenção de adquirir o "desejo de doar".

 

Não podem existir, ao mesmo tempo, dois desejos opostos no Kli: ou ele possui o "desejo de receber" ou o "desejo de doar". Caso existam dois desejos em um único Kli, este é dividido em duas partes, em dois Kelim proporcionais. 

 

"Tempo", no Mundo Espiritual é a conexão de causa e efeito entre dois objetos espirituais, o surgimento do mais baixo a partir do mais alto. Existem causas e efeitos nos Mundos Espirituais, mas não há intervalo temporal entre um e outro. Em nosso mundo, via de regra, decorre certo tempo entre uma causa e o seu efeito. Quando falamos "antes", nos referimos à causa, quando falamos "depois", nos referimos ao efeito. Gradualmente, vamos nos acostumar com conceitos como a "ausência de tempo e espaço". Rambam escreveu que toda a nossa matéria, todo o Universo, está abaixo da velocidade da luz. Caso alguma coisa exceda essa velocidade, o tempo para e o espaço se contrai em um ponto. Isso também é conhecido hoje devido à teoria da relatividade de Einstein.

 

O que existe além disso? Existe o nível do Mundo Espiritual onde tempo e espaço não existem, isto é, eles são recebidos por alguém que os compreende como sendo equivalentes a zero. O espaço espiritual pode ser comparado ao nosso mundo espiritual interior, no qual a pessoa se sente ou satisfeita ou esgotada.

 

No mundo só existem o Criador e a Criação. A Criação é o "desejo de receber" a Luz (prazer) do Criador. No nosso mundo, esse desejo é inconsciente: não somos capazes de sentir a origem da vida, do prazer. No nosso mundo, o desejo de receber prazer é egoísta. Se o homem conseguir corrigi-lo e passar a usá-lo de forma altruísta, ele começará a sentir a Luz, o Criador, o mundo espiritual no mesmo Kli. O Mundo espiritual e o Criador são o mesmo.

 

O desejo corrigido do homem é chamado de "alma". Uma alma é dividida em diversas partes, almas particulares. Então, elas começam a diminuir e se distanciar do Criador conforme suas propriedades, e a entrar nos homens que nascem nesse mundo. Uma alma pode entrar em uma pessoa adulta em qualquer momento da sua vida. Isso ocorre conforme um programa enviado de cima.

 

As almas substituem-se umas às outras em uma mesma pessoa durante a sua vida. Na verdade, o processo é parecido com as roupas que trocamos o tempo todo. O mesmo é válido para a alma: ela troca sua vestimenta material, seu corpo psicológico, deixando-o e sendo substituída por outra alma. O corpo morre, mas a alma troca sua vestimenta por outra. 

 

O objetivo do homem, enquanto ainda viver neste mundo, enquanto ainda estiver em seu corpo, apesar de todos os seus desejos egoístas é esforçar-se por alcançar o nível espiritual do qual sua alma deriva. Ao alcançar esse objetivo, o homem alcança um nível espiritual 620 vezes mais elevado que o atual. Esse nível corresponde à soma dos 613 mandamentos principais, mais os 7 mandamentos adicionais.

 

Todas as almas têm a mesma obrigação: alcançar a sua completa correção. Isso significa elevar-se 620 vezes mais alto. O homem pode elevar-se a este nível a partir das dificuldades corporais. Esse é o motivo para estarmos em nosso mundo, em nosso corpo. A única diferença entre as almas reside na sua condição inicial e final, a depender das características da alma e de que parte da alma comum ela deriva. Quando todas as almas unificarem-se em uma alma única, surgirá um estado completamente novo do desejo comum, diferente em quantidade e qualidade e em volume de informações.

 

Há determinados tipos de almas que já completaram sua própria correção, mas vieram ao mundo para corrigir as outras. É o caso da alma do Rabi Shimon bar Yochai, que depois encarnou no Ari e, por fim, em Baal HaSulam. Às vezes uma alma dessas desce para influenciar o mundo como um todo e, em outras, para educar futuros cabalistas.

 

Depois da correção final, não haverá diferença entre as almas. A distinção entre elas existe apenas no seu caminho em direção ao Objetivo. É dito que o povo de Israel foi exilado com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a espiritualidade e, assim, levar outros povos ao caminho da correção, aqueles que fossem dignos de correção e elevação.

 

Observe bem: a ação material, semelhante à espiritual, ocorre em nosso mundo, em nossos corpos.

 

A conexão entre o Mundo Espiritual e o material é unilateral: ela vem de cima, do espiritual ao material. O homem é empurrado para a frente pela sensação de vergonha. Ao sentir vergonha, Malchut do Mundo do Infinito contrai-se e para de receber prazer. A vergonha é tão insuportável que é maior que o prazer.

 

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