A noção de "tela" retém a diferença entre o material e o espiritual. Receber prazer sem a tela equivale a qualquer prazer egoísta comum em nosso mundo. A questão é preferir os prazeres espirituais em detrimento dos materiais e, ao desenvolver a tela, receber o prazer eterno que é destinado a nós de acordo com o Pensamento da Criação.
Entretanto, a tela só pode surgir com a influência da Luz do
Criador sobre o desejo egoísta do Kli.
No momento em que o Criador Se revela ao homem, suas dúvidas sobre a quem se
destina seus esforços desaparece no mesmo instante. Portanto, todo o nosso
trabalho resume-se a uma única coisa: sentir o Criador.
Para superar qualquer nível de ocultação, o homem deve adquirir as
propriedades daquele nível. Ao fazê-lo, ele "neutraliza" a restrição
e atrai sobre si a influência do nível oculto de forma que a ocultação se
transforme em revelação e recepção.
Por exemplo, vamos imaginar uma pessoa cujas propriedades
pertençam, todas, ao nosso mundo. Suas propriedades são tão brutas que ela se encontra
sob a influência da ocultação de todos os cinco mundos. Se suas propriedades se
tornam semelhantes àquelas do Mundo de Assiyá,
devido à correção, então, esse mundo deixa de ocultar-lhe a Luz do Criador, o
que significa que essa pessoa ascendeu espiritualmente ao nível de Assiyá.
Uma pessoa cujas propriedades e sensações já são de Assiyá sente a ocultação do Criador no
nível do Mundo de Yetzirá. Ao
corrigir suas propriedades de acordo com aquelas do Mundo de Yetzirá, ela neutraliza a ocultação da
Luz do Criador nesse nível e passa a senti-Lo no nível de Yetzirá. Ocorre que os Mundos são as telas que ocultam o Criador de
nós. Entretanto, quando o homem coloca uma tela, semelhante a esses níveis,
sobre o seu egoísmo, ela revela a porção da Luz do Criador que essa tela, esse
Mundo, estava ocultando.
Aquele que se encontra em determinado nível espiritual sentirá a
ocultação deste nível e do nível logo acima, mas não daqueles abaixo. Portanto,
se o homem está no nível da Sefirá de
Chessed do Partzuf ZA do Mundo de Beriá,
então, desse nível para baixo, todos os Mundos, todos os Partzufim e todas as Sefirot
já fazem parte dele no seu estado corrigido. Esses níveis pelos quais ele
passou, são níveis de revelação para ele: ele absorveu seu egoísmo, corrigiu-o
com a ajuda da tela e, assim, revelou o Criador nesse nível.
Entretanto, o Criador ainda está oculto dele em todos os níveis
mais elevados. No total, existem 125 níveis entre o nosso mundo e o Criador:
cinco Mundos contendo cinco Partzufim,
e cada Partzuf contendo cinco Sefirot.
O mais importante é dar o primeiro passo para dentro do Mundo
Espiritual, pois, depois disso, tudo se torna muito mais simples. Todos os
níveis assemelham-se entre si, a única diferença entre eles reside na
qualidade, não na forma. O Mundo de Adam
Kadmon consiste de cinco Partzufim:
Keter (Galgalta), Chochmá (AB), Biná
(SAG ou Abba ve Ima, ou AVI, sua
abreviatura), ZA (às vezes chamado de
Kadosh Baruch Hu ou Israel) e Malchut (Shekiná, Leah,
Rachel).
Em cada nível espiritual, o homem muda o seu nome, por assim
dizer: conforme o lugar em que se encontra no momento, ele é chamado de Faraó, Moshe (Moisés) ou Israel. Todos esses
nomes pertencem ao Criador, aos níveis de recepção do Criador pelo homem. Via de
regra, os livros cabalísticos são escritos por cabalistas que já atravessaram
todos esses níveis de correção.
Esses níveis não são níveis de correção, mas de recebimento
individual e contato pessoal com o Criador. Eles não são estudados e pertencem
aos assim chamados "Segredos de Torá" (Sodot Torah) transmitidos como dons àquele que se corrigiu
completamente. Diferente desses, os níveis de correção pertencem aos “Sabores
de Torá” (Ta'amey Torah), que devem
ser estudados para serem recebidos.
A transmissão do conhecimento
cabalístico é a transmissão de Luz. A transferência de propriedades de um nível
espiritual mais alto ao mais baixo é chamada de "descenso" ou
"influência" e, de um nível mais baixo a um mais alto chama-se
"pedido", "oração", MAN.
A conexão existe apenas entre dois Partzufim
adjacentes, um acima do outro. Não há comunicação possível entre dois
níveis descontínuos. Cada nível superior é chamado de Criador em relação ao
mais baixo: sua relação com o nível mais baixo pode ser comparada à proporção
do Universo em relação a um grão de areia.
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