domingo, 4 de outubro de 2020

Três conceitos essenciais da Kabbalah (10i)


A noção de "tela" retém a diferença entre o material e o espiritual. Receber prazer sem a tela equivale a qualquer prazer egoísta comum em nosso mundo. A questão é preferir os prazeres espirituais em detrimento dos materiais e, ao desenvolver a tela, receber o prazer eterno que é destinado a nós de acordo com o Pensamento da Criação.

 

Entretanto, a tela só pode surgir com a influência da Luz do Criador sobre o desejo egoísta do Kli. No momento em que o Criador Se revela ao homem, suas dúvidas sobre a quem se destina seus esforços desaparece no mesmo instante. Portanto, todo o nosso trabalho resume-se a uma única coisa: sentir o Criador.

 

Para superar qualquer nível de ocultação, o homem deve adquirir as propriedades daquele nível. Ao fazê-lo, ele "neutraliza" a restrição e atrai sobre si a influência do nível oculto de forma que a ocultação se transforme em revelação e recepção.

 

Por exemplo, vamos imaginar uma pessoa cujas propriedades pertençam, todas, ao nosso mundo. Suas propriedades são tão brutas que ela se encontra sob a influência da ocultação de todos os cinco mundos. Se suas propriedades se tornam semelhantes àquelas do Mundo de Assiyá, devido à correção, então, esse mundo deixa de ocultar-lhe a Luz do Criador, o que significa que essa pessoa ascendeu espiritualmente ao nível de Assiyá.

 

Uma pessoa cujas propriedades e sensações já são de Assiyá sente a ocultação do Criador no nível do Mundo de Yetzirá. Ao corrigir suas propriedades de acordo com aquelas do Mundo de Yetzirá, ela neutraliza a ocultação da Luz do Criador nesse nível e passa a senti-Lo no nível de Yetzirá. Ocorre que os Mundos são as telas que ocultam o Criador de nós. Entretanto, quando o homem coloca uma tela, semelhante a esses níveis, sobre o seu egoísmo, ela revela a porção da Luz do Criador que essa tela, esse Mundo, estava ocultando.

 

Aquele que se encontra em determinado nível espiritual sentirá a ocultação deste nível e do nível logo acima, mas não daqueles abaixo. Portanto, se o homem está no nível da Sefirá de Chessed do Partzuf ZA do Mundo de Beriá, então, desse nível para baixo, todos os Mundos, todos os Partzufim e todas as Sefirot já fazem parte dele no seu estado corrigido. Esses níveis pelos quais ele passou, são níveis de revelação para ele: ele absorveu seu egoísmo, corrigiu-o com a ajuda da tela e, assim, revelou o Criador nesse nível.

 

Entretanto, o Criador ainda está oculto dele em todos os níveis mais elevados. No total, existem 125 níveis entre o nosso mundo e o Criador: cinco Mundos contendo cinco Partzufim, e cada Partzuf contendo cinco Sefirot.

 

O mais importante é dar o primeiro passo para dentro do Mundo Espiritual, pois, depois disso, tudo se torna muito mais simples. Todos os níveis assemelham-se entre si, a única diferença entre eles reside na qualidade, não na forma. O Mundo de Adam Kadmon consiste de cinco Partzufim: Keter (Galgalta), Chochmá (AB), Biná (SAG ou Abba ve Ima, ou AVI, sua abreviatura), ZA (às vezes chamado de Kadosh Baruch Hu ou Israel) e Malchut (Shekiná, Leah, Rachel).

 

Em cada nível espiritual, o homem muda o seu nome, por assim dizer: conforme o lugar em que se encontra no momento, ele é chamado de Faraó, Moshe (Moisés) ou Israel. Todos esses nomes pertencem ao Criador, aos níveis de recepção do Criador pelo homem. Via de regra, os livros cabalísticos são escritos por cabalistas que já atravessaram todos esses níveis de correção.

 

Esses níveis não são níveis de correção, mas de recebimento individual e contato pessoal com o Criador. Eles não são estudados e pertencem aos assim chamados "Segredos de Torá" (Sodot Torah) transmitidos como dons àquele que se corrigiu completamente. Diferente desses, os níveis de correção pertencem aos “Sabores de Torá” (Ta'amey Torah), que devem ser estudados para serem recebidos.

 

A transmissão do conhecimento cabalístico é a transmissão de Luz. A transferência de propriedades de um nível espiritual mais alto ao mais baixo é chamada de "descenso" ou "influência" e, de um nível mais baixo a um mais alto chama-se "pedido", "oração", MAN. A conexão existe apenas entre dois Partzufim adjacentes, um acima do outro. Não há comunicação possível entre dois níveis descontínuos. Cada nível superior é chamado de Criador em relação ao mais baixo: sua relação com o nível mais baixo pode ser comparada à proporção do Universo em relação a um grão de areia.

 

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