Agora podemos compreender a
diferença entre o Espiritual e o Material. Se o "desejo de receber"
alcançou o seu desenvolvimento final, ou seja, alcançou o estado de Behina
Dalet, ele é chamado de "material" e pertence ao nosso mundo (Olam
Hazeh). Se o "desejo de receber" ainda não alcançou o seu
desenvolvimento final, então, esse desejo é considerado espiritual e
corresponde aos quatro Mundos de ABYA, que estão acima do nível do nosso mundo.
Você deve compreender que todos os ascensos e descensos nos Mundos
Superiores não são, de forma alguma, um movimento que ocorre em um espaço
imaginário, mas apenas a mudança na magnitude do "desejo de receber".
O objeto mais distante de Behina Dalet está no ponto mais alto. Quanto mais
próximo um objeto está de Behina Dalet, mais baixo é o seu nível.
Aqui, o nome "Olam
Hazeh" refere-se ao Mundo de Assiyá.
Em Behina Dalet, o "desejo de receber" está
completamente formado. Este é o desejo de apenas receber sem dar nada em troca.
De modo algum os ascensos e descensos no Mundo Espiritual referem-se a uma
noção espacial, eles falam apenas sobre a diminuição ou o aumento de semelhança
das propriedades interiores do homem em relação às do Criador.
Se compararmos isso ao nosso mundo, então, o ascenso pode ser
imaginado como uma explosão de alegria e bom humor, enquanto que o descenso
seria um humor sombrio. Entretanto, estamos falando sobre semelhança de
propriedades, em que o humor apenas acompanha a realização da ascensão
espiritual. Na Cabalá, todas as ações referem-se aos sentimentos interiores do
homem.
Depende do próprio homem decidir
qual das suas propriedades ele deve utilizar. O que realmente importa é com
quanto egoísmo o homem trabalha nesse momento e "para quem", isto é,
pelo Criador (que caracterizaria um ascenso) ou para si mesmo (que
corresponderia a uma queda). É importante a forma com que ele utiliza o seu
egoísmo e em qual direção.
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