terça-feira, 6 de outubro de 2020

Três conceitos essenciais da Kabbalah (11

  

 

Agora podemos compreender a diferença entre o Espiritual e o Material. Se o "desejo de receber" alcançou o seu desenvolvimento final, ou seja, alcançou o estado de Behina Dalet, ele é chamado de "material" e pertence ao nosso mundo (Olam Hazeh). Se o "desejo de receber" ainda não alcançou o seu desenvolvimento final, então, esse desejo é considerado espiritual e corresponde aos quatro Mundos de ABYA, que estão acima do nível do nosso mundo.

 

Você deve compreender que todos os ascensos e descensos nos Mundos Superiores não são, de forma alguma, um movimento que ocorre em um espaço imaginário, mas apenas a mudança na magnitude do "desejo de receber". O objeto mais distante de Behina Dalet está no ponto mais alto. Quanto mais próximo um objeto está de Behina Dalet, mais baixo é o seu nível.

 

Aqui, o nome "Olam Hazeh" refere-se ao Mundo de Assiyá.

 

Em Behina Dalet, o "desejo de receber" está completamente formado. Este é o desejo de apenas receber sem dar nada em troca. De modo algum os ascensos e descensos no Mundo Espiritual referem-se a uma noção espacial, eles falam apenas sobre a diminuição ou o aumento de semelhança das propriedades interiores do homem em relação às do Criador.

 

Se compararmos isso ao nosso mundo, então, o ascenso pode ser imaginado como uma explosão de alegria e bom humor, enquanto que o descenso seria um humor sombrio. Entretanto, estamos falando sobre semelhança de propriedades, em que o humor apenas acompanha a realização da ascensão espiritual. Na Cabalá, todas as ações referem-se aos sentimentos interiores do homem.

 

Depende do próprio homem decidir qual das suas propriedades ele deve utilizar. O que realmente importa é com quanto egoísmo o homem trabalha nesse momento e "para quem", isto é, pelo Criador (que caracterizaria um ascenso) ou para si mesmo (que corresponderia a uma queda). É importante a forma com que ele utiliza o seu egoísmo e em qual direção.

 

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