terça-feira, 1 de dezembro de 2020

O despertar da Masach para a criação do Partzuf (38)

 

Primeiro, precisamos compreender por que o Partzuf AB é considerado filho do Partzuf Keter. Depois do seu nascimento, por meio do Zivug em Peh de Rosh do Partzuf Galgalta, sua altura corresponde precisamente às 10 Sefirot de Guf do Partzuf. Então, por que ele não pode continuar fazendo parte do Partzuf Galgalta, sem tornar-se um Partzuf individual, produto do anterior?

 

Aqui, você deve perceber a enorme diferença que existe entre a Masach de Guf e a Masach de Rosh. Há dois tipos de Malchut no Partzuf: a primeira é Malchut Mizdaveget, isto é, a Malchut que interage com a Luz Superior devido às suas intenções corrigidas (Masach); a segunda é Malchut Mesayemet que, com a ajuda da sua tela, impede a expansão da Luz Superior dentro das 10 Sefirot de Guf do Partzuf.

 

A diferença entre elas é tão grande quanto a diferença entre o Criador e a criação. Isso ocorre porque se considera que Malchut de Rosh, durante o Contato de Impacto com a Luz Superior, seja o Criador em relação ao Guf do Partzuf. Sua tela não rejeita a Luz quando esta lhe atinge. Pelo contrário, seguindo-se ao processo de vestir a Ohr Hozer na Ohr Yashar, surgem as 10 Sefirot que permitem à Luz expandir-se para baixo, até que as 10 Sefirot da Luz Superior vistam-se no Kli de Ohr Hozer, chamado Guf (corpo do Partzuf).

 

Por isso, considera-se que a Masach e a Malchut de Rosh sejam o Criador para as 10 Sefirot de Guf. Entretanto, até então não existe absolutamente nenhum poder de resistência nessa Malchut e na sua Masach. Ela virá graças à Malchut e Masach do Guf do Partzuf. Eis a explicação: depois que as 10 Sefirot expandem-se de Peh de Rosh para baixo, elas conseguem alcançar apenas Malchut dessas 10 Sefirot, pois a Luz Superior não é capaz de expandir-se para dentro de Malchut de Guf. A Masach lá posicionada impede a Luz de preenchê-la, com isso, o Partzuf termina e surge o Behina Sof (Fim do Partzuf).

 

Uma vez que todo o poder da Restrição manifesta-se nessa Masach de Malchut de Guf, o Impacto entre a Luz Interna e a Luz Circundante ocorre apenas na Masach de Guf (a tela do corpo) do Partzuf. Ela restringe e afasta a Ohr Makif, impedindo-a de brilhar no interior do Partzuf. A Masach de Rosh não faz isso,

 já que ela só atrai e veste a Luz, mas seu poder de resistência ainda não é aparente.

 

Como já dissemos, existem duas telas em cada Partzuf. A primeira fica em Peh de Rosh, e diz que não receberá prazer para si mesma; como consequência, rejeita toda a Luz. A segunda é a Masach de Guf, que surge junto com a intenção de receber a Luz pelo Criador, isto é, de vesti-la na Ohr Hozer.

 

Essa Masach desce com a Luz e ascende quando a Luz sai do Guf. A primeira tela está sempre em ação e encontra-se no Mundo Espiritual. A segunda determina a posição do Kli na escala do nível zero até a Gmar Tikun. Essas duas telas não se contrapõem.

 

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