O desaparecimento da Reshimo de Hitlabshut de cada nível que permanece na Masach leva à formação de dois estágios: Zachar e Nekeva (a essência "masculina" e a "feminina") no Rosh de cada Partzuf, primeiro por AB de AK, depois também em SAG, MA, BON e em todos os Partzufim do Mundo de Atzilut.
Na tela do Partzuf AB há a Reshimo
de Aviut de Behina Guímel. Ela eleva as 10 Sefirot da Luz Refletida apenas até
o nível de Chochmá, entretanto a Reshimo de Hitlabshut do Behina Dalet que
permanece lá é inadequada para o Zivug com a Luz Superior devido ao seu Zakut
(ausência do "desejo de receber", desejo de ser como o Criador). Ao
absorver a Reshimo de Aviut e, assim, formar uma única Reshimo, ela agora recebe
força suficiente para um Zivug de Haka'a com a Luz Superior.
Então ocorre um Zivug de Haka'a da
Masach com a Ohr Elion e, como resultado, surge o Partzuf de nível semelhante
ao de Keter, uma vez que a Reshimo de Hitlabshut de Behina Dalet está presente.
Essa unificação é chamada de inclusão de Nekeva em Zachar, já que a Reshimo de
Aviut do Behina Guímel é chamada de "Nekeva" devido à propriedade de
Aviut (a sensação do "desejo de receber"). Entretanto, a Reshimo de
Hitlabshut de Behina Dalet é chamada de "Zachar", pois corresponde a
um estado mais elevado e não possui Aviut.
A Reshimo de Zachar não consegue fazer um Zivug sozinha. Um Zivug
de Nekeva determina o nível do Partzuf que vai surgir, a qualidade e a
quantidade de Luz que de fato entrará nesse Partzuf.
Devido à memória do seu estado
anterior, isto é, o Partzuf anterior,
o Zivug de Zachar concede ao Partzuf nascente uma espécie de
luminescência auxiliar, adicional. Tal interação de Zachar e Nekeva começa no
Partzuf AB. Portanto, a partir dele,
todos os Partzufim têm duas cabeças (Rashim) e dois Zivugim. Existe uma regra: em relação ao nível mais baixo, o mais
alto é chamado de perfeição (Shlemut).
Zachar é chamado de perfeição pois se
trata da Reshimo da Luz, e não há
qualquer carência Nela.
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