quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

O despertar da Masach para a criação do Partzuf (43)

O desaparecimento da Reshimo de Hitlabshut de cada nível que permanece na Masach leva à formação de dois estágios: Zachar e Nekeva (a essência "masculina" e a "feminina") no Rosh de cada Partzuf, primeiro por AB de AK, depois também em SAG, MA, BON e em todos os Partzufim do Mundo de Atzilut.

 

Na tela do Partzuf AB há a Reshimo de Aviut de Behina Guímel. Ela eleva as 10 Sefirot da Luz Refletida apenas até o nível de Chochmá, entretanto a Reshimo de Hitlabshut do Behina Dalet que permanece lá é inadequada para o Zivug com a Luz Superior devido ao seu Zakut (ausência do "desejo de receber", desejo de ser como o Criador). Ao absorver a Reshimo de Aviut e, assim, formar uma única Reshimo, ela agora recebe força suficiente para um Zivug de Haka'a com a Luz Superior.

 

Então ocorre um Zivug de Haka'a da Masach com a Ohr Elion e, como resultado, surge o Partzuf de nível semelhante ao de Keter, uma vez que a Reshimo de Hitlabshut de Behina Dalet está presente. Essa unificação é chamada de inclusão de Nekeva em Zachar, já que a Reshimo de Aviut do Behina Guímel é chamada de "Nekeva" devido à propriedade de Aviut (a sensação do "desejo de receber"). Entretanto, a Reshimo de Hitlabshut de Behina Dalet é chamada de "Zachar", pois corresponde a um estado mais elevado e não possui Aviut.

 

A Reshimo de Zachar não consegue fazer um Zivug sozinha. Um Zivug de Nekeva determina o nível do Partzuf que vai surgir, a qualidade e a quantidade de Luz que de fato entrará nesse Partzuf.

 

Devido à memória do seu estado anterior, isto é, o Partzuf anterior, o Zivug de Zachar concede ao Partzuf nascente uma espécie de luminescência auxiliar, adicional. Tal interação de Zachar e Nekeva começa no Partzuf AB. Portanto, a partir dele, todos os Partzufim têm duas cabeças (Rashim) e dois Zivugim. Existe uma regra: em relação ao nível mais baixo, o mais alto é chamado de perfeição (Shlemut). Zachar é chamado de perfeição pois se trata da Reshimo da Luz, e não há qualquer carência Nela.

 

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