Agora compreendemos o significado da descida consecutiva dos níveis durante o desenvolvimento dos Partzufim, um depois do outro, a partir do Bitush Ohr Makif e Ohr Pnimi, que governa em cada Partzuf e contribui na perda do seu último Behina de Reshimo de Aviut.
As Reshimot remanescentes após a diminuição da tela são de dois
tipos: a Reshimo de Aviut e a Reshimo de Hitlabshut. Portanto, depois do
enfraquecimento da Masach do Partzuf Galgalta, a Reshimo de Aviut do Behina
Guímel permanece, enquanto que a Reshimo de Hitlabshut do Behina Dalet não se
modifica.
A Reshimo de Hitlabshut
é uma parte muito fina da Reshimo e
não tem Aviut suficiente para um Zivug de Haka'a com a Luz. Assim como Galgalta, qualquer Partzuf perde apenas a última Reshimo
de Aviut com o enfraquecimento da sua Masach,
mas não a Reshimo de Hitlabshut.
Estudamos que há uma relação inversa entre a Luz e o vaso e que há
duas regras nisto:
1. "Lefum Tza'ara - Agra", isto é, a recompensa que é dada de
acordo com o mérito (sofrimento). Em outras palavras: a quantidade de Luz
revelada ao homem depende da quantidade de esforço que ele faz.
2.
A Luz deseja entrar no Kli mais puro. O Kli é
considerado puro quando ele recusa receber qualquer coisa que o Kli grosseiro deseja receber.
Por exemplo, é mais fácil trabalhar com a intenção pelo propósito
de doar durante uma oração, em que o homem cobre-se com um Talit e é coroado com um Tefilin,
nesse momento, ele não quer receber nada, apenas cumprir o mandamento. Mas,
quando estiver estudando, é mais difícil manter a intenção pelo propósito de
doar e mais difícil ainda durante uma refeição em família, e ainda mais durante
o trabalho.
Contudo, de acordo com a primeira regra, quanto mais dificuldades
a pessoa conseguir superar, mais poderosa será a Luz recebida. Por isso que se
o homem conseguir trabalhar com a intenção em benefício do Criador, sem dúvida
será merecedor de um nível elevado. Sobre essa pessoa se diz que "Seu
conhecimento é profundo e sua oração poderosa".
A segunda regra deriva da primeira: o nível mais alto corresponde
aos Kelim mais leves, ainda que neles
seja mais fácil ansiar pelo bem do Criador. Por outro lado, a altura do nível é
determinada pela sua propriedade mais corrigida, a Luz penetra-a e desce ao
nível mais baixo.
Portanto, o Reshimo de Aviut
é uma deficiência, o "desejo de receber". Mas a pessoa não deve
esquecer que, na espiritualidade, o "desejo de receber" sempre
significa o desejo com uma Masach.
Portanto, a Reshimo de Aviut implica
que existe uma memória do quanto o Kli
pode receber em prol da doação, isto é, a força de resistência anterior
desaparece dele. O seu Kli mais leve,
o Kli de Keter, não pode desaparecer sob a influência da Luz Circundante,
pois não possui Aviut. Assim, a Reshimo da Luz que havia nele permanece
e é chamada de Reshimo de Hitlabshut.
Sempre há alguma Reshimo deixada pela presença da Luz.
Aqui, dois pontos devem ser esclarecidos:
1. A Luz vem da direção do doador.
2.
O Aviut
e a Masach vêm da direção do
receptor.
O que quer que venha da direção do doador deixa uma memória, e o
que quer que venha do recebedor choca-se contra a resistência e desaparece.
Rabi Baruch Ashlag conta o seguinte exemplo: "Certa vez, eu estava num
lugar onde velhos descansavam. Olhei em volta e vi todos eles dormindo, sem
prestar atenção em nada. Diz-se sobre isso: 'O dia não contém paixão'. Aproximei-me
de um deles e comecei a conversar com ele. Primeiro, perguntei de onde era e o
que fazia, então o deixei falar e ele passou a me contar sobre seus
empreendimentos passados. Pouco a pouco, ele foi se animando e ficando cada vez
mais entusiasmado, relembrando suas conquistas e os vários percalços pelos
quais havia passado, ou seja, em linguagem cabalística, as Reshimot das alegrias passadas o acordaram. No fim, lhe perguntei:
'Você gostaria de viver tudo isso novamente, viajar de cidade em cidade, fechar
negócios e fazer acordos como você fazia antes?' Naquele mesmo instante, seus
olhos perderam o brilho, pois ele voltou ao presente e a força que havia já não
existia mais".
Com isso, vemos que a Reshimo do prazer do homem permanece
nele, enquanto que a força não. Podemos concluir que ele não possuía mais
qualquer Aviut, isto é, ele não podia
receber com o propósito de doar. A Reshimo
de Hitlabshut, a memória dos prazeres vestida no Kli-desejo, ainda existia, mas, sem a tela, ele seria incapaz de
reviver os prazeres passados.
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