terça-feira, 8 de dezembro de 2020

O despertar da Masach para a criação do Partzuf (42)

 Agora compreendemos o significado da descida consecutiva dos níveis durante o desenvolvimento dos Partzufim, um depois do outro, a partir do Bitush Ohr Makif e Ohr Pnimi, que governa em cada Partzuf e contribui na perda do seu último Behina de Reshimo de Aviut.

 

As Reshimot remanescentes após a diminuição da tela são de dois tipos: a Reshimo de Aviut e a Reshimo de Hitlabshut. Portanto, depois do enfraquecimento da Masach do Partzuf Galgalta, a Reshimo de Aviut do Behina Guímel permanece, enquanto que a Reshimo de Hitlabshut do Behina Dalet não se modifica.

 

A Reshimo de Hitlabshut é uma parte muito fina da Reshimo e não tem Aviut suficiente para um Zivug de Haka'a com a Luz. Assim como Galgalta, qualquer Partzuf perde apenas a última Reshimo de Aviut com o enfraquecimento da sua Masach, mas não a Reshimo de Hitlabshut.

 

Estudamos que há uma relação inversa entre a Luz e o vaso e que há duas regras nisto:

 

1.    "Lefum Tza'ara - Agra", isto é, a recompensa que é dada de acordo com o mérito (sofrimento). Em outras palavras: a quantidade de Luz revelada ao homem depende da quantidade de esforço que ele faz.

 

2.    A Luz deseja entrar no Kli mais puro. O Kli é considerado puro quando ele recusa receber qualquer coisa que o Kli grosseiro deseja receber.

 

Por exemplo, é mais fácil trabalhar com a intenção pelo propósito de doar durante uma oração, em que o homem cobre-se com um Talit e é coroado com um Tefilin, nesse momento, ele não quer receber nada, apenas cumprir o mandamento. Mas, quando estiver estudando, é mais difícil manter a intenção pelo propósito de doar e mais difícil ainda durante uma refeição em família, e ainda mais durante o trabalho.

 

Contudo, de acordo com a primeira regra, quanto mais dificuldades a pessoa conseguir superar, mais poderosa será a Luz recebida. Por isso que se o homem conseguir trabalhar com a intenção em benefício do Criador, sem dúvida será merecedor de um nível elevado. Sobre essa pessoa se diz que "Seu conhecimento é profundo e sua oração poderosa".

 

A segunda regra deriva da primeira: o nível mais alto corresponde aos Kelim mais leves, ainda que neles seja mais fácil ansiar pelo bem do Criador. Por outro lado, a altura do nível é determinada pela sua propriedade mais corrigida, a Luz penetra-a e desce ao nível mais baixo.

 

Portanto, o Reshimo de Aviut é uma deficiência, o "desejo de receber". Mas a pessoa não deve esquecer que, na espiritualidade, o "desejo de receber" sempre significa o desejo com uma Masach. Portanto, a Reshimo de Aviut implica que existe uma memória do quanto o Kli pode receber em prol da doação, isto é, a força de resistência anterior desaparece dele. O seu Kli mais leve, o Kli de Keter, não pode desaparecer sob a influência da Luz Circundante, pois não possui Aviut. Assim, a Reshimo da Luz que havia nele permanece e é chamada de Reshimo de Hitlabshut.

 

Sempre há alguma Reshimo deixada pela presença da Luz. Aqui, dois pontos devem ser esclarecidos:

 

1.    A Luz vem da direção do doador.

2.    O Aviut e a Masach vêm da direção do receptor.

 

O que quer que venha da direção do doador deixa uma memória, e o que quer que venha do recebedor choca-se contra a resistência e desaparece. Rabi Baruch Ashlag conta o seguinte exemplo: "Certa vez, eu estava num lugar onde velhos descansavam. Olhei em volta e vi todos eles dormindo, sem prestar atenção em nada. Diz-se sobre isso: 'O dia não contém paixão'. Aproximei-me de um deles e comecei a conversar com ele. Primeiro, perguntei de onde era e o que fazia, então o deixei falar e ele passou a me contar sobre seus empreendimentos passados. Pouco a pouco, ele foi se animando e ficando cada vez mais entusiasmado, relembrando suas conquistas e os vários percalços pelos quais havia passado, ou seja, em linguagem cabalística, as Reshimot das alegrias passadas o acordaram. No fim, lhe perguntei: 'Você gostaria de viver tudo isso novamente, viajar de cidade em cidade, fechar negócios e fazer acordos como você fazia antes?' Naquele mesmo instante, seus olhos perderam o brilho, pois ele voltou ao presente e a força que havia já não existia mais".

 

Com isso, vemos que a Reshimo do prazer do homem permanece nele, enquanto que a força não. Podemos concluir que ele não possuía mais qualquer Aviut, isto é, ele não podia receber com o propósito de doar. A Reshimo de Hitlabshut, a memória dos prazeres vestida no Kli-desejo, ainda existia, mas, sem a tela, ele seria incapaz de reviver os prazeres passados.

 

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