17. O que significa que a Sitra Achra seja
chamada de “Malchut sem uma Coroa”?
(Ouvi em Tav-Shin-Aleph, 1940-1941, Jerusalém)
Coroa significa Keter, e Keter é o Emanador e a Raiz. A Kedushá
[santidade] está conectada à raiz, ou seja, a Kedushá é considerada em
equivalência de forma com sua raiz. Isso significa que, assim como a nossa Raiz,
isto é, o Criador deseja apenas doar, como está escrito “Seu desejo de fazer o
bem às criaturas”, também a Kedushá é destinada apenas para doar ao
Criador.
A Sitra Achra [outro lado], no entanto, não é assim. Ela
objetiva apenas receber para si mesma. Por essa razão, ela não está aderida à
Raiz, isto é, Keter. É por isso que se faz a referência sobre a Sitra
Achra não ter Keter [coroa]. Em outras palavras, ela não tem Keter
porque ela está separada de Keter.
Agora podemos entender o que
os nossos sábios disseram (Sanhedrin
29): “Todos que somam, subtraem”. Isso significa que, se você adiciona à
conta, há subtração. Está escrito (Zohar Pekudei, item 249): “Ocorre o mesmo aqui, em relação ao que
é interno, como está escrito, ‘Ademais, você deverá construir o tabernáculo com
dez cortinas’. Em relação ao que é externo, está escrito ‘onze cortinas’, com
adição de letras, ou seja, adicionando o Ayin [a letra hebraica
adicionada] ao doze, e subtraindo da conta. Subtrai-se um do número doze devido
à adição do Ayin ao doze”.
É sabido que o cálculo é implementado apenas em Malchut,
o qual calcula a altura do grau (por meio da Ohr Hozer [luz refletida]
nela). Além disso, é sabido que Malchut é chamada de “o desejo de
receber para si mesmo”.
Quando ela anula seu desejo
de receber perante a Raiz, e não quer receber, mas apenas doar à Raiz, assim como a Raiz que é o
desejo do doar, então Malchut, chamada Ani [Eu], torna-se Ein
[nada], com um Aleph. Apenas então ela estende a luz de Keter
para construir seu Partzuf e se torna doze Partzufim de Kedushá.
Contudo, quando ela quer
receber para si mesma, ela se torna o Ayin [olho] maldito. Em outras palavras, onde havia uma combinação de Ein,
isto é a anulação perante a raiz, que é Keter, tornou-se Ayin (ou
seja, ver e saber dentro da razão).
Isso é chamado “adição”. Significa que o indivíduo
quer somar conhecimento à fé, e trabalhar dentro da razão. Em outras palavras,
ela diz que vale mais a pena trabalhar dentro da razão e, então, o desejo de
receber não terá objeção ao seu trabalho.
Isso causa uma falha, pois
houve a separação de Keter,
chamado de “o desejo de doar”, que é a Raiz. Não há mais a questão da
equivalência de forma com a Raiz, chamada de Keter. Por essa razão, a Sitra
Achra é chamada “Malchut sem coroa”. Isso significa que Malchut da
Sitra Achra não tem Dvekut [adesão] com Keter. Por essa
razão, eles só têm onze Partzufim, sem o Partzuf Keter.
Esse é o significado do que os nossos sábios disseram:
“Noventa e nove morreram de mau olhado”. Ou seja, porque eles não têm a
qualidade de Keter. Isso significa que a Malchut neles, o desejo
de receber, não quer se anular perante a Raiz, chamada Keter. Isso
significa que eles não fazem do Ani [Eu], chamado “desejo de receber”,
uma qualidade do Ein [nada], que é o anulamento do desejo de receber.
Ao invés disso, eles querem somar. E isso é chamado “o Ayin
[olho] maldito”. Ou seja, onde deveria haver Ein com Aleph [a
primeira letra da palavra Ein], eles inserem o maldito Ayin [olho,
a primeira letra da palavra]. Portanto, eles caem do seu nível devido à falta
de Dvekut com a Raiz.
Esse é o significado do que os nossos sábios disseram:
“Qualquer um que seja orgulhoso, diz o Criador, ‘ele e Eu não podemos habitar
na mesma morada’”, pois assim o indivíduo cria duas autoridades. No entanto,
quando o indivíduo está em um estado de Ein e se anula perante a Raiz,
sendo que a sua única intenção é doar, como a Raiz, percebe-se que aqui há
apenas uma autoridade – a autoridade do Criador. Então, tudo o que o indivíduo
recebe no mundo é somente a fim de doar ao Criador.
Esse é o significado do que ele havia dito: “O mundo
inteiro foi criado apenas para mim, e eu, para servir ao meu Fazedor.” Por essa
razão, eu devo receber todos os níveis no mundo, a fim de que possa dar tudo ao
Criador, o que é chamado de “servir ao meu Fazedor”.
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