48. A base primária
(Ouvi no entardecer após o Shabat, Vaerá, Tav-Shin-Yod-Gimel,
8 de
novembro de 1952)
A base primária é um caminho conhecido a todos. O
cuidado e a proteção a respeito da mente é porque ela é construída sobre a base
de uma questão. Se o indivíduo encontra a questão conhecida, ele deve estar
armado e protegido para manter guarda e instantaneamente replicar com a
resposta conhecida.
Em outras palavras, a
estrutura inteira é construída sobre perguntas e respostas, e isso é andar no caminho do
Criador e ser recompensado com a construção de uma estrutura da Shechiná (Divindade).
E quando o indivíduo não tem espaço para perguntas e respostas ele é chamado de
“estagnado”.
O Criador preparou um
lugar até mesmo
para aqueles a quem já foi concedida a vestimenta permanente da Shechiná
e que já estão no caminho dos níveis e que não têm mais espaço para o trabalho
mencionado acima. Nesse lugar, eles têm uma base livre onde a fé pode existir.
Apesar de ser difícil entender como tal coisa pode se dar
em altos níveis, o Criador Ele Mesmo pode fazer isso. Esse é o significado da
correção da coluna do meio, e da proibição sobre a recepção da coluna da
esquerda.
Ao mesmo tempo, vemos
que Chochmá aparece apenas em Malchut. E apesar
de Malchut ser um atributo oposto a Chochmá, ainda assim o lugar
para a aparição de Chochmá é justamente aqui em Malchut.
Esse é o significado de “E deixe esse obstáculo
ficar sob a sua mão”. Nossos sábios disseram que o indivíduo não observa uma
lei a não ser que tenha falhado nela. Uma lei significa um discernimento de Malchut
(e esse é o significado da noiva. Quando se vai à noiva isso é chamado de “Lei”[1]). Ela é construída somente À base de
obstáculos, ou seja, num tempo de perguntas. Quando o indivíduo não tem
perguntas ele não tem o nome “Fé” ou Shechiná.
[1] Em hebraico, as palavras “noiva” e “lei”
são escritas com as mesmas letras em uma ordem diferente.
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