domingo, 20 de novembro de 2022

Shamati (57)

 

57. O trará como oferenda queimada à Sua vontade

(Ouvi em 1º de Yitro, Tav-Shin-Dalet, 5 de fevereiro de 1944)

 

 Sobre o versículo “O trará como oferedenda queimada à Sua vontade” nossos sábios disseram: “Por quê? Ele é forçado, até que diga ‘Eu quero’”. Devemos também entender o que é a nossa oração: “Que haja um desejo”, já que o desejo da vaca de alimentar o seu terneiro é maior do que o desejo dele de se alimentar. Portanto, por que necessitamos orar para “Que haja um desejo Acima”?

 

É sabido que para se extrair a Abundância de Cima antes se deve experimentar um despertar de baixo. Devemos entender por que precisamos de um despertar de baixo. Por causa disso, rezamos para que haja um desejo Acima. Isso significa que devemos evocar um desejo de Cima para que seja executado abaixo.

 

Não é suficiente que tenhamos um desejo. Precisa haver, também, boa vontade da parte do Doador. Apesar de Acima haver um desejo geral de fazer o bem às Suas criações, Ele ainda espera pelo nosso desejo de despertar o desejo Dele.

 

Em outras palavras, se não somos capazes de evocar o desejo Dele é um sinal de que o desejo por parte do receptor ainda está incompleto. Portanto, precisamente ao rezar para que haja uma vontade Acima, o nosso desejo se transforma num desejo genuine que possa ser um Kli (vaso) digno de receber a Abundância.

 

Ao mesmo tempo, devemos dizer que tudo o que fazemos, tanto ruim quanto bom, tudo é atraído de Cima (o que é o significado de “Providência Particular”), que o Criador faz tudo. Ainda assim, ao mesmo tempo, devemos nos arrepender das más ações, apesar de que também elas são atraídas de Cima.

 

A mente exige que não nos lamentemos, mas que justifiquemos o julgamento e que merecemos os nossos maus atos. Não obstante, é ao contrário: devemos lamentar por não termos tido permissão para realizar boas ações, o que certamente é o resultado de uma punição no sentido de que somos indignos de servir ao Rei.

 

Se tudo é guiado de Cima, como podemos dizer que somos indignos, já que não há nenhum ato abaixo? Por isso nos são enviados maus pensamentos e desejos que nos distanciam do Trabalho do Criador, pois somos indignos de servir a Ele. Por essa razão, há uma oração para isso, pois esse é um lugar de correção para se tornar digno e capaz de receber o Trabalho do Rei.

 

Agora podemos ver porque há uma oração para determinado problema. Esse problema deve ter vindo como uma punição, e punições devem ser correções, pois há uma regra de que a punição é uma correção. Então, por que rezamos ao Criador para cancelar nossas correções?

 

Nossos sábios se referem ao versículo “Então, teu irmão deverá ser desonrado diante dos teus olhos”  (Deuteronômio 25:3), já que o atingido é o teu irmão. Devemos saber que a oração corrige a pessoa ainda mais que a punição. Portanto, quando a oração aparece ao invés da punição, a aflição é levantada e a oração é colocada no seu lugar a fim de corrigir o corpo.

 

Esse é o significado do que os nossos sábios disseram: “Recompensado, pela Torá; não recompensado, pelo sofrimento”. Devemos saber que o Caminho da Torá é  um trajeto de mais sucesso e rende mais benefícios do que o Caminho do Sofrimento. Isso porque os Kelim (vasos) que serão dignos de receber a Luz Superior são maiores e podem conceder a Dvekut (adesão) com Ele. Esse é o signifcado de “Ele é forçado até que diga ‘Eu quero’”. Significa que o Criador diz: “Eu quero as ações dos inferiores.”

 

O significado da oração é o que os nossos sábios disseram: “O Criador ansiou pela oração dos justos”, pois, por meio da oração, os Kelim se tornam dignos para que depois o Criador possa lhes doar Abundância, já que há um Kli digno de receber a Abundância.

 

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