quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Shamati (60)

 

60. Uma Mitzvá que surge por meio da transgressão

(Ouvi em 1º Tetzave, Tav-Shin-Gimel, 14 de fevereiro de 1943)

 

Uma mitzva (mandamento) que surge por meio da transgressão significa que se o indivíduo toma o trabalho sobre si mesmo a fim de receber uma recompensa isso é dividido em duas coisas:

 

1. A recepção do trabalho, a qual é chamada uma mitzva;

 

2. A intenção: Receber uma recompensa. Isso é chamado de pecado porque a recepção leva o indivíduo da Kedushá (Santidade) para a Sitra Achra (Outro Lado).

 

Toda a base e a razão que deu força ao indivíduo para trabalhar foi a recompensa. Portanto, uma mitzvá “que vem” significa que ele foi levado a executar a mitzvá, essa é a transgressão. É por isso que é chamado “uma mitzvá que vem”, pois quem traz a mitzvá é a transgressão, a qual é somente a recompensa.

 

O conselho para isso é fazer o trabalho na forma de “sem olhar além”, no sentido de que o objetivo inteiro do trabalho seja aumentar a glória no céu no mundo. Isso é chamado trabalhar a fim de levantar a Shechiná (Divindade) do pó.

        

A questão de levantar a Shechiná significa que a Shechiná é chamada “o coletivo das almas”. Ela recebe a abundância do Criador e distribui às almas. O Administrador e o que transfere a abundância às almas é chamado “a unificação do Criador e a Sua Shechiná”, pois nesse momento a abundância se estende aos inferiores. No entanto, quando não há unificação, não há extensão da abundância aos inferiores.

 

Para tornar isso mais claro, porque o Criador quis deleitar as Suas criaturas, portanto, da mesma forma como Ele pensou em distribuir a abundância, Ele também pensou na recepção da abundância. Ou seja, que os inferiores receberiam a abundância. Mas ambos em potencial, no sentido de que depois as almas virão e receberão a abundância na prática.

 

Além disso, o receptor da abundância em potencial é chamado Shechiná, pois o pensamento do Criador é uma realidade completa e Ele não precisa de um ato verdadeiro. Por isso, o inferior (aqui o texto está interrompido)…  

 

  

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