quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Shamati (61)

 

61. Em Seu redor esbraveja a tempestade

(Ouvi em 9 de Nissan, Tav-Shin-Het, 18 de abril de 1948)

 

Nossos sábios dizem sobre o verso “Em Seu redor esbraveja a tempestade” (Salmos 50:3) que o Criador é meticuloso com os justos, na medida de um fio de cabelo. Ele perguntou: Se eles são, em geral, justos, por que merecem uma punição rígida?

 

A questão é que todas as fronteiras das quais falamos nos mundos são da perspectiva dos receptores, ou seja, os inferiores se limitam e se restringem a algum nível, e assim permanecem abaixo, pois Acima eles concordam com tudo o que os inferiores fazem. Portanto, nessa medida a abundância é atraída para baixo. Assim, por meio dos seus pensamentos, palavras e ações, os inferiores fazem a abundância descer dessa maneira.

 

Acontece que se o inferior considerar um ato ou palavra pequenos como se fosse um ato importante, tal como considerar uma pausa momentânea na Dvekut (Adesão) com o Criador como transgredir a mais grave proibição na Torá, então há consenso Acima para a opinião do inferior, e isso é considerado Acima como se ele realmente tivesse quebrado uma séria proibição. Assim, o justo diz que o Criador é meticuloso com ele como um fio de cabelo, e tal como diz o inferior, assim é acordado Acima.

 

Quando o inferior não sente uma mínima proibição como sendo séria, Acima eles também não consideram as coisas triviais que ele transgride como grandes proibições. Assim, tal pessoa é tratada como uma pessoa pequena, no sentido de que suas mitzvot (mandamentos) são considerados pequenos, e suas transgressões são consideradas pequenas também. São consideradas como tendo o mesmo peso e a pessoa é geralmente considerada pequena.

 

Porém, aquele que respeita as coisas triviais e diz que o Criador é meticuloso sobre eles como um fio de cabelo é considerado uma grande pessoa, e tanto suas transgressões como suas mitzvot são grandes.

 

O indivíduo pode sofrer quando comete uma transgressão na mesma medida em que sente prazer quando executa uma mitzva (mandamento). Há uma alegoria sobre isso: Um homem cometeu um crime terrível contra a realeza e foi sentenciado a vinte anos na prisão com trabalho forçado. A prisão era fora do país, em um lugar desolado do mundo. A sentença foi cumprida imediatamente e ele foi enviado ao local desolado no fim do mundo.

 

Lá ele encontrou outras pessoas que foram sentenciadas pelo reino para ficarem lá como ele, mas ele adoeceu com amnésia e esqueceu que tinha uma esposa e filhos, amigos e conhecidos. Ele pensou que o mundo inteiro não era nada além daquele local desolado com as pessoas que lá estavam, pensou que havia nascido lá, e não sabia mais do que isso. Portanto, a sua verdade era de acordo com o sentimento presente e ele não tinha consideração pela realidade de fato, apenas de acordo com o seu conhecimento e sensações.

 

Lá foram-lhe ensinadas as regras e as regulações para que ele não as quebrasse mais uma vez, e se mantivesse longe das transgressões definidas lá, e soubesse como corrigir suas ações a fim de ser tirado de lá. Nos livros do rei, ele aprendeu que o indivíduo que quebra uma regra, por exemplo, é enviado para uma terra punitiva longe de qualquer povoado. Ele ficou impressionado por essa punição rígida e queixou-se sobre essa punição.

 

Contudo, ele nunca pensaria que ele próprio era um desses que quebrou as regras do estado, que ele havia sido rigidamente sentenciado, e que o veredito havia sido cumprido. E porque adoeceu com amnésia, ele nunca sentiu o seu verdadeiro estado.

 

Esse é o significado de “Em Seu redor esbraveja a tempestade”. O indivíduo deve considerar cada um dos seus movimentos, como se ele próprio já tivesse transgredido os mandamentos do rei, e como se já tivesse sido banido do mundo. Agora, por meio de muitas boas ações, a sua memória começa a funcionar e ele começa a sentir o quão afastado ele se tornou do seu lugar estabelecido no mundo.

 

Com isso, ele começa a se envolver em arrependimento até que seja tirado de lá e trazido de volta ao seu lugar de direito, e esse sentimento vem especificamente pelo trabalho do indivíduo. Ele começa a sentir que cresceu longe da sua origem e da sua raiz até que sera recompensado com a Dvekut com o Criador.

 

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