81. Sobre elevar MAN
(Eu ouvi)
Sabe-se que, devido à quebra, faíscas de Kedushá (Santidade)
caíram em BYA. Mas ali, em BYA, elas não podem ser corrigidas.
Portanto, elas devem ser elevadas a Atzilut. Ao cumprir Mitzvot e
fazer boas ações com o intuito de Levar Contentamento ao seu Fazedor e não a si
mesmo, essas faíscas se elevam até Atzilut. Então, elas são incluídas na
Masach (tela) do Superior, no Rosh (cabeça/topo) do nível, onde a
Masach permanece em sua eternidade. Nesse momento, ocorre um Zivug (acoplamento)
na Masach por meio do Hitkalelut (mistura/integração) das
faíscas, e a Luz Superior se espalha por todos os mundos de acordo com a medida
de faíscas que eles elevaram.
Isso é semelhante ao Hizdakchut
(diluir/diminuir) dos Partzufim de Akudim. Aprendemos que durante
o seu Hizdakchut, quando a Luz a deixa por causa disso, a Masach
do Guf (corpo) ascende junto com as Reshimot até Peh de Rosh.
A razão é que, quando o interior para de receber, é considerado que ele foi
limpo do seu Aviut (espessura). Assim, a Masach pode se elevar de
volta a Peh de Rosh, já que o seu declínio ao nível do Guf foi
apenas porque a Luz de expandiu de cima para baixo até os vasos de recepção.
Além disso, o Rosh é sempre
discernido como sendo de baixo para cima, ou seja, resistente à expansão.
Quando o Guf para de receber as Luzes de cima para baixo, devido à
ausência da Masach que foi purificada pelo Bituk (espancamento)
do interno e do externo, é considerado que a Masach
de Guf foi limpa
do seu Aviut e ascendeu ao Rosh com as Reshimot.
Ainda, quando o indivíduo se envolve com a Torá e as Mitzvot
a fim de doar e não para receber, por meio disso, as faíscas se elevam à Masach de Rosh, no mundo de Atzilut (e elas se elevam nível por nível até que
chegam ao Rosh de Atzilut). Quando elas são incluídas nessa Masach e
o nível da Luz aparece de acordo com o tamanho da Masach, mais Luz é
adicionada em todos os mundos. E também o homem, que causou esse
aperfeiçoamento acima, recebe a Iluminação por ter aperfeiçoado acima, nos
mundos.
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