sábado, 17 de dezembro de 2022

Shamati (84)

 

84. O que é “Expulsou o homem do Jardim do Éden para que não tomasse da Árvore da Vida”?

(Ouvi em 24 de Adar, Tav-Shin-Dalet, 19 de março de 1944)

 

Está escrito: “E o Eterno chamou ao homem e lhe disse: ‘Onde estás?’ - e ele respondeu: Ouvi Tua voz” etc., “e tive medo, por estar nu, e me escondi” (Gênesis 3:9-10). “E o Eterno Deus disse: “… Talvez ele estenda a sua mão e tome também da Árvore da Vida” (Gênesis 3:22) etc. “E expulsou o homem” (Gênesis 3:24).

 

Devemos entender o temor de Adão, que era tanto a ponto de ele se esconder porque se viu nu. A questão é que, antes de comer da árvore do conhecimento, sua nutrição vinha de Biná, que é do mundo da liberdade. Depois, quando ele comeu da árvore do conhecimento, ele viu que estava nu. Isso significa que ele teve medo de tomar a luz da Torá e usá-la na forma de “os pastores de gado de Lot” (Gênesis 13:7).

 

Os pastores de gado de Lot” significa que há Fé Acima da Razão, chamada “os pastores de gado de Abraão”. Em outras palavras, aquele que foi recompensado com a obtenção da Luz da Torá não toma isso como base do seu trabalho, dizendo que agora não precisa mais de reforço na fé no Criador, pois ele já tem a fundação da Luz da Torá. Isso é chamado “os pastores de gado de Lot”, considerado “o mundo amaldiçoado”, que é considerado uma maldição. Isso é o oposto da fé, que é uma bênção.

 

Ao contrário, ele disse, agora o indivíduo vê que se ele for com Fé Acima da Razão, a Luz da Torá lhe será fornecida de Cima, para lhe mostrar que está trilhando o Caminho da Verdade. E não é que ele tome isso como suporte, que o seu trabalho será dentro da razão, a partir do qual ele entra nos vasos de recepção, sobre os quais houve o Tzimtzum (Restrição). É por isso que é chamado “O lugar da maldição”, pois Lot significa o mundo amaldiçoado.

 

E, nesse sentido, o Criador lhe disse: “Por que tens medo de tomar essas Luzes por temor de que vais danificá-las? Quem disse que estavas nu? Deve ser porque comeste da Árvore do Conhecimento, e isso lhe trouxe o temor. Antes, quando estavas comendo de todas as árvores no jardim, ou seja, quando estavas usando as Luzes à maneira de “os pastores de gado de Abraão”, não tiveste medo algum.” Por isso, Ele o expulsou: “Talvez ele estenda a sua mão e tome também da Árvore da Vida.

 

O medo foi de que ele se arrependesse e entrasse na Árvore da Vida. Mas o que é o medo? Já que ele pecou na Árvore do Conhecimento, agora ele precisa corrigir a Árvore do Conhecimento.

 

Esse é o significado de “Ele o expulsou do Jardim do Éden”, para corrigir o pecado da Árvore do Conhecimento. E depois ele será capaz de entrar no Jardim do Éden.

 

O Jardim do Éden significa a ascensão de Malchut a Biná, onde ela recebe Chochmá na forma de “Éden”, e isso é o “Jardim do Éden”.

 

Nenhum comentário:

Shamati (130)

    130. Tiberias dos nossos sábios, boa é a sua visão (Ouvi em 1 º de Adar, Tav - Shin - Zayin , 21 de fevereiro de 1947, em uma via...