domingo, 5 de janeiro de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (1)




INTRODUÇÃO AO LIVRO DO ZOHAR

VOLUME DOIS

O SEGREDO ESPIRITUAL DA CABALÁ

(Textos originais: Rav Yehuda Ashlag. Comentários: Michael Laitman. Tradução de Maria Carolina Ribeiro até o Ponto 17; a partir do ponto 18, tradução de Tati Frantz; Copidescagem e revisão de Charles Kiefer)



Por muitos séculos, a sabedoria da Cabalá esteve inacessível a qualquer um que não lesse em hebraico. Agora, pela primeira vez na historia do mundo ocidental, leitores de outros idiomas comprometidos com a Cabalá têm a oportunidade de aprender essa Sabedoria através do maior cabalista do século XX, Baal Ha Sulam. Neste texto, os estudantes encontrarão uma apresentação sistemática e qualificada da Cabalá, diferente de todos os outros textos disponíveis. Este texto vem com comentários de Michael Laitman, um cientista e cabalista que recebeu a Tradição da Cabalá a partir da linhagem que inclui Ari, Baal Há Sulam e seu filho Rabash, professor do Laitman.

Introdução ao Livro do Zohar será, certamente, uma companhia constante do leitor em sua exploração dos Mundos Superiores por muitos e muitos anos. Aproveite.



PREFÁCIO AO LIVRO DO ZOHAR

(Baal Ha Sulam)

 1. A profundidade da sabedoria e da ciência contida no Livro do Zohar está oculta atrás de mil portões fechados.

Comentário de Michael Laitman: Por que "oculta atrás de mil portões fechados?" De fato, não há nada oculto, ninguém esconde nada; tudo existe dentro do sistema das leis naturais da criação. Diferentemente deste nosso mundo, no espaço espiritual não há uma chave que abra portas. O mundo espiritual é completamente aberto; uma pessoa apenas avança de um nível espiritual para outro e deixa um reino para entrar em outro ao modificar seus próprios atributos. 

Em nosso mundo, um objeto pode mover-se por deslocamento mecânico, ao passo que no mundo espiritual é preciso que se faça um movimento interior para ir de um lugar a outro. Isto é o que se entende por "portão fechado"; enquanto o indivíduo limitar-se a um lugar, o seguinte manter-se-á oculto, "fechado" para ele.

O que pode ser feito para que se abram as portas? Mudar em si algo que traga harmonia, que entre em conformidade com o espaço onde se anseia entrar. E, então, entrar. Muito simples.

Tudo existe dentro do homem. Ao acessar interiormente suas capacidades, qualquer um pode, facilmente, mover-se no espaço espiritual, partir do presente, chegar ao infinito perfeito e fundir-se com o Criador.

Toda sabedoria de como se avançar no mundo espiritual encontra-se no método cabalístico. Então, vejamos. É dito que "a profundidade da sabedoria está oculta atrás de mil portões fechados". Não está oculta atrás de nenhum portão externo, físico. Todas as portas e todas as chaves estão dentro de nós. Realizar ações espirituais de correção pessoal e abrir as portas com nossas próprias chaves é o nosso método. É este o propósito do estudo do Livro do Zohar e da sabedoria da Cabalá como um todo. 

A linguagem humana, por ser pobre e limitada, não nos serve nem como uma ferramenta adequada nem como um meio de expressão suficiente para desvelar todos os significados contidos em cada sentença do Zohar. 

Comentário de Michael Laitman: Até mesmo a mais curta frase do Zohar, que pode parecer muito clara numa primeira leitura, para ser corretamente interpretada dependerá do nosso nível, do nosso recebimento no momento da leitura. Desenvolvendo gradualmente nosso potencial espiritual, adaptando-nos a diferentes leis e atributos espirituais, começaremos a descobrir grande profundidade em cada frase e sentença do livro do Zohar, diferente do que conseguimos captar num primeiro momento do estudo. Uma percepção mais profunda depende, apenas, do nível de recebimento.

Minhas explicações são apenas degraus de uma escada.

Comentário de Michael Laitman: A estrutura dos comentários (feitos para o Livro do Zohar) se assemelha a uma escada. O que não significa que o primeiro volume do livro seja destinado aos iniciantes e o último aos estudantes mais avançados. Cada palavra, cada sentença inclui diferentes níveis espirituais de entendimento, em todos os fatos e estados ali descritos.

O texto é composto de maneira que o leitor desvele gradualmente os significados e consiga, aos poucos, ver todo o quadro. O estudante deve, apenas, procurar descobrir alguma mensagem espiritual contida no texto. Algo que todas as pessoas podem vir a entender num primeiro estágio. Mas, este começo, este sintonizar-se, já é suficiente para que o livro comece a afetá-lo. 

Eu pretendia ajudar os estudantes a atingirem o máximo de recebimentos, a atingir as alturas, de onde eles poderiam ver e investigar o que o Zohar expõe por si só. Por esta razão, neste prefácio, acho necessário preparar o estudante interessado no livro do Zohar, fornecendo a ele definições corretas, demonstrando como estudar o livro para aprender com ele. 

Comentário de Michael Laitman: Em outras palavras, o objetivo de se estudar o Zohar é alcançar os Mundos Superiores, sentir e controlar os espaços, começar a viver não apenas dentro dos limites desta nossa realidade, mas dentro de um plano maior, eterno e perfeito.


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