INTRODUÇÃO AO LIVRO DO ZOHAR
VOLUME DOIS
O SEGREDO ESPIRITUAL DA CABALÁ
(Textos originais: Rav Yehuda Ashlag.
Comentários: Michael Laitman. Tradução de Maria Carolina Ribeiro até o Ponto
17; a partir do ponto 18, tradução de Tati Frantz; Copidescagem e revisão de Charles
Kiefer)
Por muitos séculos, a sabedoria da Cabalá esteve inacessível a
qualquer um que não lesse em hebraico. Agora, pela primeira vez na historia do
mundo ocidental, leitores de outros idiomas comprometidos com a Cabalá têm a
oportunidade de aprender essa Sabedoria através do maior cabalista do século
XX, Baal Ha Sulam. Neste texto, os estudantes encontrarão uma apresentação
sistemática e qualificada da Cabalá, diferente de todos os outros textos
disponíveis. Este texto vem com comentários de Michael Laitman, um cientista e
cabalista que recebeu a Tradição da Cabalá a partir da linhagem que inclui Ari,
Baal Há Sulam e seu filho Rabash, professor do Laitman.
Introdução ao
Livro do Zohar será, certamente, uma companhia
constante do leitor em sua exploração dos Mundos Superiores por muitos e muitos
anos. Aproveite.
PREFÁCIO AO LIVRO DO ZOHAR
(Baal Ha Sulam)
1. A
profundidade da sabedoria e da ciência contida no Livro do Zohar está oculta
atrás de mil portões fechados.
Comentário de Michael Laitman: Por que "oculta atrás de mil
portões fechados?" De fato, não há nada oculto, ninguém esconde nada; tudo
existe dentro do sistema das leis naturais da criação. Diferentemente deste
nosso mundo, no espaço espiritual não há uma chave que abra portas. O
mundo espiritual é completamente aberto; uma pessoa apenas avança de um
nível espiritual para outro e deixa um reino para entrar em outro ao modificar seus
próprios atributos.
Em nosso mundo, um objeto pode mover-se por deslocamento mecânico,
ao passo que no mundo espiritual é preciso que se faça um movimento
interior para ir de um lugar a outro. Isto é o que se entende por
"portão fechado"; enquanto o indivíduo limitar-se a um lugar, o
seguinte manter-se-á oculto, "fechado" para ele.
O que pode ser feito para que se abram as portas? Mudar em si algo
que traga harmonia, que entre em conformidade com o espaço onde se anseia
entrar. E, então, entrar. Muito simples.
Tudo existe dentro do homem. Ao acessar interiormente suas
capacidades, qualquer um pode, facilmente, mover-se no espaço espiritual,
partir do presente, chegar ao infinito perfeito e fundir-se com o Criador.
Toda sabedoria de como se avançar no mundo espiritual encontra-se
no método cabalístico. Então, vejamos. É dito que "a profundidade da
sabedoria está oculta atrás de mil portões fechados". Não está oculta
atrás de nenhum portão externo, físico. Todas as portas e todas as chaves estão
dentro de nós. Realizar ações espirituais de correção pessoal e abrir as portas
com nossas próprias chaves é o nosso método. É este o propósito do estudo do Livro do Zohar e da sabedoria da Cabalá
como um todo.
A linguagem
humana, por ser pobre e limitada, não nos serve nem como uma ferramenta
adequada nem como um meio de expressão suficiente para desvelar todos os
significados contidos em cada sentença do Zohar.
Comentário de Michael Laitman: Até mesmo a mais curta frase do Zohar, que pode parecer muito clara numa
primeira leitura, para ser corretamente interpretada dependerá do nosso nível,
do nosso recebimento no momento da leitura. Desenvolvendo gradualmente nosso
potencial espiritual, adaptando-nos a diferentes leis e atributos espirituais,
começaremos a descobrir grande profundidade em cada frase e sentença do livro
do Zohar, diferente do que conseguimos
captar num primeiro momento do estudo. Uma percepção mais profunda depende,
apenas, do nível de recebimento.
Minhas
explicações são apenas degraus de uma escada.
Comentário de Michael Laitman: A estrutura dos comentários (feitos
para o Livro do Zohar) se assemelha a
uma escada. O que não significa que o primeiro volume do livro seja destinado
aos iniciantes e o último aos estudantes mais avançados. Cada palavra, cada
sentença inclui diferentes níveis espirituais de entendimento, em todos os
fatos e estados ali descritos.
O texto é composto de maneira que o leitor desvele gradualmente os
significados e consiga, aos poucos, ver todo o quadro. O estudante deve,
apenas, procurar descobrir alguma mensagem espiritual contida no texto. Algo
que todas as pessoas podem vir a entender num primeiro estágio. Mas, este
começo, este sintonizar-se, já é suficiente para que o livro comece a
afetá-lo.
Eu pretendia
ajudar os estudantes a atingirem o máximo de recebimentos, a atingir as
alturas, de onde eles poderiam ver e investigar o que o Zohar expõe por si só. Por
esta razão, neste prefácio, acho necessário preparar o estudante interessado no
livro do Zohar, fornecendo a ele
definições corretas, demonstrando como estudar o livro para aprender com
ele.
Comentário de
Michael Laitman: Em outras palavras, o objetivo de se estudar o Zohar é alcançar os Mundos Superiores,
sentir e controlar os espaços, começar a viver não apenas dentro dos limites
desta nossa realidade, mas dentro de um plano maior, eterno e perfeito.
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