quarta-feira, 8 de abril de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (35)




35. As Leis da Torá proíbem a construção de qualquer imagem. Elas também proíbem reproduzir a natureza, que dirá pessoas. Isso porque o homem deveria empenhar-se em criar imagens interiores.



O significado disso é que a Sefirá de Malchut, que inclui todos os Mundos e Almas, e é a raiz de todos os Kelim, cria a sua imagem dentro de si mesma.



A imagem que percebemos em Malchut é a Imagem do Criador. Isto é, o que vemos no mundo ao nosso redor, em nós mesmos e naquilo que mais tarde veremos nos Mundos Superiores é, basicamente, uma projeção da Luz do Criador sobre Malchut.



A questão não se refere à Malchut como ela é em seu devido lugar, mas mais à situação em que Malchut desce e propaga-se a todos os seres criados, torna-se visível a todos eles de acordo com sua percepção e imaginação. Em outras palavras, Malchut apenas existe em relação aos receptores, não em si mesma. Essa é a percepção correta do Universo.



O Criador diz: "Apesar de Aparecer a ti nas tuas propriedades, isto é, na tua percepção e imaginação, a quem vais Me comparar?" De fato, antes de o Criador ter criado a imagem do mundo e lhe ter dado uma forma, Ele era a única coisa que existia no mundo sem qualquer forma ou imagem.



A pessoa que recebe o Criador nesse mundo, percebe-O como uma imagem. Nos Mundos de Assyiá, Yetzirá e Beriá, sempre recebemos Suas imagens, isto é, as diversas formas com que Ele se manifesta em nós. Depois, à medida que subimos dos Mundos de BYA ao Mundo de Atzilut e, conosco, elevamos o Universo inteiro, nos tornamos parte da Luz Simples Superior.



É por isso que todos os indícios contidos nas letras, pontos, ou Nomes Sagrados, nada mais são além de impressões dos nossos Kelim na Luz Simples do Criador.



Isso ocorre porque a Alma consiste de 613 Kelim, que precisamos corrigir. Destes, 248 correspondem às nossas propriedades de doação (Galgalta ve Eynaim), e 365 constituem nossas propriedades de recepção (AHP). Todos eles podem ser subdivididos em cinco partes, de acordo com o inefável Nome do Criador. Ele projeta-Se sobre nós de tal forma que as quatro letras do Seu Nome formam uma sobreposição de quatro fases nas nossas 613 propriedades. Assim, ocorre que, indiferente do mundo ou do nível em que esteja, eu sempre revelo minha Malchut à imagem projetada do Criador. Por isso que "homem" sempre é chamado de "Adam", seja no Mundo de Assiyá, Yetzirá ou Beriá. É uma espécie de protótipo do Criador, que existe no nível onde quer que a pessoa possa projetar Sua imagem em si mesma.


Shamati (130)

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