35. As Leis da Torá proíbem a construção de qualquer imagem. Elas também
proíbem reproduzir a natureza, que dirá pessoas. Isso porque o homem deveria
empenhar-se em criar imagens interiores.
O significado disso é que a Sefirá de Malchut,
que inclui todos os Mundos e Almas, e é a raiz de todos os Kelim, cria a sua
imagem dentro de si mesma.
A imagem que percebemos em Malchut é a Imagem do Criador. Isto é, o
que vemos no mundo ao nosso redor, em nós mesmos e naquilo que mais tarde
veremos nos Mundos Superiores é, basicamente, uma projeção da Luz do Criador
sobre Malchut.
A questão não se refere à Malchut como ela é
em seu devido lugar, mas mais à situação em que Malchut desce e propaga-se a
todos os seres criados, torna-se visível a todos eles de acordo com sua
percepção e imaginação. Em outras palavras, Malchut apenas existe em relação
aos receptores, não em si mesma. Essa é a percepção correta do Universo.
O Criador diz: "Apesar de Aparecer a ti
nas tuas propriedades, isto é, na tua percepção e imaginação, a quem vais Me
comparar?" De fato, antes de o Criador ter criado a imagem do mundo e lhe
ter dado uma forma, Ele era a única coisa que existia no mundo sem qualquer
forma ou imagem.
A pessoa que recebe o Criador nesse mundo, percebe-O como uma imagem.
Nos Mundos de Assyiá, Yetzirá e Beriá, sempre recebemos Suas imagens, isto é,
as diversas formas com que Ele se manifesta em nós. Depois, à medida que
subimos dos Mundos de BYA ao Mundo de Atzilut e, conosco, elevamos o Universo
inteiro, nos tornamos parte da Luz Simples Superior.
É por isso que todos os indícios contidos nas
letras, pontos, ou Nomes Sagrados, nada mais são além de impressões dos nossos
Kelim na Luz Simples do Criador.
Isso ocorre porque a Alma consiste de 613 Kelim, que precisamos corrigir. Destes, 248 correspondem às nossas
propriedades de doação (Galgalta ve
Eynaim), e 365 constituem nossas propriedades de recepção (AHP). Todos eles
podem ser subdivididos em cinco partes, de acordo com o inefável Nome do
Criador. Ele projeta-Se sobre nós de tal forma que as quatro letras do Seu Nome
formam uma sobreposição de quatro fases nas nossas 613 propriedades. Assim,
ocorre que, indiferente do mundo ou do nível em que esteja, eu sempre revelo
minha Malchut à imagem projetada do Criador. Por isso que "homem"
sempre é chamado de "Adam", seja no Mundo de Assiyá, Yetzirá ou
Beriá. É uma espécie de protótipo do Criador, que existe no nível onde quer que
a pessoa possa projetar Sua imagem em si mesma.