48. Entretanto, quando uma pessoa recebe os
Segredos de Torá e os sabores dos Mandamentos, ela corrige o nível animal do
seu desejo de receber. Ao fazer isso, ela expande e constrói o ponto de Neshamá
que se veste nos 248 e 365 órgãos do seu corpo.
Já estudamos como o homem avança nos Mundos de Assiyá e Yetzirá. No
Mundo de Yetzirá, ele já tem uma atitude diferente em relação aos seus deveres
e responsabilidades. Ao contrário do Mundo de Assiyá, onde o homem não tem
consciência de em que estava trabalhando, em Yetzirá, ele já distingue entre os
desejos de doação e recepção, e age de acordo com isso. O nível seguinte de
correção, o Mundo de Beriá, é onde o homem estuda os segredos de Torá e os
sabores dos Mandamentos. Em Beriá, ele começa a tratar seus desejos (instilados
em nós pelo Criador) e a Luz, o poder que ele recebe de Cima, de uma maneira
muito diferente.
Qual sua atitude em relação a eles? Como é a sensação de estar entre
algo que o Criador criou em si e o poder que Ele envia, agora, para ele? O homem
recebe os Kelim e a Luz, e deve posicionar-se corretamente entre essas duas
fontes de desejo e prazer. No nível de Beriá, ele continua avançando enquanto
recebe os Segredos de Torá e os sabores dos Mandamentos.
A Torá é a Luz mais geral que nos influencia. Qual o significado de “os
Segredos da Luz Geral” e “os Sabores dos Mandamentos”? O homem já alcança um
nível em que sente a Luz de Chochmá (Sabedoria) da qual recebe os segredos,
isto é, como a Luz criou a Criação, como ela a corrige, adapta-a a si mesma e a
absorve. Os Segredos de Torá são os processos interiores que ocorrem nos nossos
desejos sob a influência da Luz.
Ao receber os processos mais profundos do Universo, o homem corrige o
nível animal do seu desejo (ao compreender as ações do Criador, ele se torna
semelhante a Ele nos níveis mais profundos do seu desejo) e amplia o ponto de
Neshamá, que se desenvolve em 248 e 365 órgãos.
Naturalmente, essa parte também consiste de 248 órgãos e 365
subpartes, ainda que em um nível diferente. Se o Mundo de Assiyá é um movimento
geral inanimado, desprovido da intenção pelo Criador, o Mundo de Yetzirá ainda
é uma intenção geral indefinida, e o Mundo de Beriá é um avanço pelo Caminho da
Torá e dos Mandamentos. O Mundo de Beriá pode ser descrito como a Luz e o Kli.
Este é um nível Espiritual muito elevado dos Segredos de Torá e dos sabores dos
Mandamentos.
Cada parte mineral, vegetal e animal do Mundo
de Assiyá da Sefirá de Biná ajuda o Partzuf de Neshamá da pessoa a receber a
Luz completa da Sefirá de Biná. A isso também chamamos de “animal puro”, pois
ela é destinada à correção do nível animal do corpo do homem. A natureza da sua
luminescência é a mesma que a do nível animal do Mundo Material, descrita
anteriormente: ela confere ao indivíduo uma sensação de vida em cada um dos 613
órgãos do Partzuf. Assim, eles se sentem independentes do Partzuf ao ponto em
que os 613 órgãos se tornam os 613 Partzufim, e cada um deles contém sua Luz
individual específica.
O homem está isolado dos outros no nosso mundo. Diferente das plantas,
que se voltam na direção do sol, ele pode movimentar-se de forma independente.
Ao contrário das plantas e dos animais que nascem e morrem depois de um
determinado período (é menos evidente nos animais que nas plantas, embora eles
reproduzam-se em períodos específicos do ano), o homem é totalmente livre
nesses movimentos, na sensação do passado e do futuro, em seu contato com o
mundo etc. A alma que alcança o nível de Neshamá é independente de uma maneira
muito semelhante.
Quando esse Partzuf de Neshamá, completamente individual, surge, a superioridade da sua Luz sobre a Luz de
Ruach do Mundo Espiritual é equivalente à diferença entre os níveis animal,
vegetal e mineral da natureza do Mundo Material. Além disso, um ponto da Luz de
Chayá está inserido no Partzuf de Neshamá. Depois, o homem continua a
desenvolver o nível de Chayá.
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