quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (91)

 

49. Quando uma pessoa tem o mérito de receber a grande Luz chamada Neshamá e todos os 613 órgãos desse Partzuf estiverem, cada um, brilhando nele com sua Luz completa, ou seja, cada qual como um Partzuf individual, ela encontra uma oportunidade de observar cada Mandamento com a intenção verdadeira.

 

A Luz específica de cada Mandamento brilha sobre cada órgão (desejo) do Partzuf de Neshamá (Baal HaSulam fala sobre o Partzuf anterior de Neshamá, do nível animal). O poder dessas Luzes corrige a parte “humana” do seu desejo de receber e o transforma em desejo de doar (a Luz do nível de Neshamá eleva-se da mesma forma, e o homem corrige o nível de Chayá). Nesse instante, um ponto da Ohr Chayá é inserido nele.

 

Quando o Partzuf está completo, ele eleva-se e veste-se na Sefirá de Chochmá. Esse Kli é excepcionalmente transparente (isso diz respeito ao Kli de Chayá à medida que se eleva à Atzilut) e, portanto, transfere uma enorme Luz do Mundo do Infinito para o homem. Essa Luz é chamada de Ohr Chayá. Todas as partes (previamente adquiridas) do Mundo de Assiyá, isto é, o mineral, vegetal e animal que pertencem à Sefirá de Chochmá, auxiliam a pessoa a receber a Luz Completa da Sefirá de Chochmá.

 

Isso é chamado de “Homem Espiritual”. Sua essência está direcionada à correção da parte “humana” do corpo do homem. O significado dessa Luz no Mundo Espiritual corresponde ao significado do nível humano dentre os quatro níveis do Mundo Material (mineral, vegetal, animal e humano). A grandeza dessa Luz excede a da Luz dos níveis mineral, vegetal e animal do Mundo Espiritual. É possível comparar essa diferença à diferença existente entre a humanidade e os tipos de existência mineral, vegetal e animal do Mundo Material. A Luz do Infinito “vestida” nesse Partzuf é chamada de Ohr Yechidá.

 

Yechidá já é Keter, Infinito, mas o Infinito relativo àquela pessoa em particular, àquele Partzuf particular, e não à toda Luz da Torá do Mundo do Infinito. Além disso, essa Luz (que chamaremos de Infinito Individual), a Luz de Yechidá, é semelhante ao Criador em suas “ações” e é individualmente Infinita.

 

Aqui, os 248 e 365 Mandamentos são criados, os desejos corrigidos, a partir dos quais entramos no Mundo de Yechidá. Baal HaSulam e o Zohar não falam do Mundo de Yechidá, o Mundo de AK, nesses livros, há apenas um indício do Mundo de Atzilut. Isso ocorre porque devemos nos submeter sobretudo à correção dos níveis básicos do desejo: mineral, vegetal e animal, e então elevar esses desejos dos Mundos de Assiyá, Yetzirá e Beriá para o Mundo de Atzilut. Como dissemos antes, esses Mundos abaixo da Parsá enfraquecem a Luz e contém em si os vasos ainda não corrigidos. Ao corrigi-los e elevá-los ao Mundo de Atzilut, completamos nossa missão.

 

Falamos apenas sobre os Mundos de Assiyá e os cinco níveis que uma pessoa atravessa nele: Nefesh, Ruach, Neshamá, Chayá e Yechidá do Mundo de Assiyá. Depois disso, vem o Mundo de Beriá. Todos os níveis aqui mostrados apenas descrevem os cinco níveis do Mundo de Assiyá.

 

Portanto, qual é a diferença entre os níveis ascendentes de Assiyá, Yetzirá, Beriá, Atzilut, AK do Mundo de Assyiá e a ascensão dos mesmos Mundos, ou níveis, Partzufim, do Mundo de Beriá?

 


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