49. Quando uma pessoa tem o mérito de receber
a grande Luz chamada Neshamá e todos os 613 órgãos desse Partzuf estiverem,
cada um, brilhando nele com sua Luz completa, ou seja, cada qual como um
Partzuf individual, ela encontra uma oportunidade de observar cada Mandamento
com a intenção verdadeira.
A Luz específica de cada Mandamento brilha
sobre cada órgão (desejo) do Partzuf de Neshamá (Baal HaSulam
fala sobre o Partzuf anterior de Neshamá, do nível animal). O poder dessas Luzes corrige a parte “humana”
do seu desejo de receber e o transforma em desejo de doar (a Luz do nível
de Neshamá eleva-se da mesma forma, e o homem corrige o nível de Chayá). Nesse instante, um ponto da Ohr Chayá é
inserido nele.
Quando o Partzuf está completo, ele eleva-se e
veste-se na Sefirá de Chochmá. Esse Kli é excepcionalmente transparente (isso diz respeito ao Kli de Chayá à medida
que se eleva à Atzilut) e, portanto,
transfere uma enorme Luz do Mundo do Infinito para o homem. Essa Luz é chamada
de Ohr Chayá. Todas as partes (previamente adquiridas) do Mundo de Assiyá, isto é, o mineral, vegetal e animal que pertencem
à Sefirá de Chochmá, auxiliam a pessoa a receber a Luz Completa da Sefirá de Chochmá.
Isso é chamado de “Homem Espiritual”. Sua
essência está direcionada à correção da parte “humana” do corpo do homem. O
significado dessa Luz no Mundo Espiritual corresponde ao significado do nível
humano dentre os quatro níveis do Mundo Material (mineral, vegetal, animal e
humano). A grandeza dessa Luz excede a da Luz dos níveis mineral, vegetal e
animal do Mundo Espiritual. É possível comparar essa diferença à diferença
existente entre a humanidade e os tipos de existência mineral, vegetal e animal
do Mundo Material. A Luz do Infinito “vestida” nesse Partzuf é chamada de Ohr
Yechidá.
Yechidá já é Keter, Infinito, mas o Infinito relativo àquela pessoa em
particular, àquele Partzuf particular, e não à toda Luz da Torá do Mundo do
Infinito. Além disso, essa Luz (que chamaremos de Infinito Individual), a Luz
de Yechidá, é semelhante ao Criador em suas “ações” e é individualmente
Infinita.
Aqui, os 248 e 365 Mandamentos são criados, os desejos corrigidos, a
partir dos quais entramos no Mundo de Yechidá. Baal HaSulam e o Zohar não falam
do Mundo de Yechidá, o Mundo de AK, nesses livros, há apenas um indício do
Mundo de Atzilut. Isso ocorre porque devemos nos submeter sobretudo à correção
dos níveis básicos do desejo: mineral, vegetal e animal, e então elevar esses
desejos dos Mundos de Assiyá, Yetzirá e Beriá para o Mundo de Atzilut. Como
dissemos antes, esses Mundos abaixo da Parsá enfraquecem a Luz e contém em si
os vasos ainda não corrigidos. Ao corrigi-los e elevá-los ao Mundo de Atzilut,
completamos nossa missão.
Falamos apenas sobre os Mundos de Assiyá e os cinco níveis que uma
pessoa atravessa nele: Nefesh, Ruach, Neshamá, Chayá e Yechidá do Mundo de
Assiyá. Depois disso, vem o Mundo de Beriá. Todos os níveis aqui mostrados
apenas descrevem os cinco níveis do Mundo de Assiyá.
Portanto, qual é a diferença entre os níveis ascendentes de Assiyá,
Yetzirá, Beriá, Atzilut, AK do Mundo de Assyiá e a ascensão dos mesmos Mundos,
ou níveis, Partzufim, do Mundo de Beriá?
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