52. Depois que o homem, por fim, corrige e purifica a parte “vegetal” do seu desejo de receber, ele ascende de forma permanente ao Mundo de Yetzirá, e recebe o nível de Ruach.
Agora, a constante está no Mundo de Yetzirá. Isso significa que o
homem recebe Neshamá, Chayá e Yechidá dos Mundos Superiores. Elas o preenchem,
mas ele não precisa corrigi-las completamente: a correção do nível de Ruach já
é suficiente. Isto é, Nefesh e Ruach devem estar corrigidos completamente, enquanto
que todos os outros níveis superiores a eles podem permanecer não corrigidos.
Portanto, se o homem atinge o nível de Ruach do Mundo de Yetzirá, significa que
ele corrigiu permanentemente o seu estado e não mais cairá abaixo dele.
Cada nível de cada Mundo deve ser totalmente corrigido. É dessa forma
que ocorre a ascensão Espiritual constante.
Mas e se o homem cair desses níveis? Quando isso ocorre, isso o ajuda!
Sem cair, ele não será capaz de avançar. Ele deve cair desses níveis a fim de
adquirir o Aviut adicional. Ao fazê-lo, ele ascende do nível de Ruach do Mundo
de Assiyá ao nível de Ruach do Mundo de Yetzirá.
O mesmo ocorre aos outros níveis: os desejos adicionais são adquiridos
e então o homem cai novamente. Portanto, as quedas são essenciais. A ascensão
acarreta a queda; quanto maior a queda, maior a ascensão, mas isso só se refere
aos níveis em que o homem ainda não se corrigiu totalmente. Sempre há algum
nível (anterior) corrigido sobre o qual o homem ascende ao nível superior. Cada
estado consecutivo é mais crítico (tanto para o negativo quanto para o
positivo) que o anterior.
53. Depois de corrigir a parte “animal” do seu
desejo, o homem a recebe e a transforma em desejo de doar, tanto que o Criador
Ele Mesmo certifica a permanência dessa condição. Ele alcança a Semelhança com
o Mundo de Beriá, ascende e recebe a Luz de Neshamá (do Mundo de Beriá).
Ou seja, ele ascende ao Mundo de Beriá, onde o nível de Neshamá está
completamente corrigido. Naturalmente, os níveis de Ruach e Nefesh também estão
completamente corrigidos no nível do Mundo de Beriá. Com isso, os níveis de
Chayá e Yechidá continuam não corrigidos. Isso é necessário para que ele se eleve
ao Mundo de Atzilut enquanto corrige o nível de Chayá e, depois, prossegue ao
Mundo de AK enquanto corrige o nível de Yechidá.
54. Quando o homem tem o mérito de corrigir a
parte “humana” do seu desejo, ele se torna semelhante ao Mundo de Atzilut,
ascende até ele e recebe a Luz de Chayá. Quando ele merecer ainda mais (isto é, Yechidá), ele receberá a Luz do Infinito e a Ohr Yechidá “se vestirá” na Ohr
Chayá. Não há nada mais a ser dito sobre isso.
55. Com isso, encontramos as respostas às
questões feitas previamente: qual o propósito de todos esses Mundos Superiores (para quê serve essa criação específica?)? Agora podemos ver que o homem é incapaz de
doar para o Criador sem a ajuda desses Mundos, pois na mesma medida da correção
do seu desejo de receber (sua autocorreção) ele receberá as Luzes, os níveis da sua alma, que são chamados de NaRaNHaY.
O que significa a frase “todos esses Mundos”? Eles são a regulagem da
minha alma. A correção gradual de cada uma das suas partes gera, em mim, a
sensação de estar avançando em direção ao Criador, partindo do estado em que
nenhum dos meus Kelim está corrigido (o nível mais baixo) e chegando ao estado
em que eu corrijo completamente todos os vasos da minha alma.
Ao elevar-me, dessa forma, do ponto mais baixo do interior do meu kli
até o mais alto, eu atravesso cinco partes chamadas cinco Mundos. Somente a Luz
Superior absolutamente amorfa me cerca. Todas as sensações de ocultação e
revelação da minha conexão parcial com o Criador são sentidas dentro de mim
mesmo, e são determinadas pelo meu componente mais interno que foi corrigido.
Depois, veremos que todos os Mundos estão dentro de nós. Como?
Sentimos a Luz Geral chamada Ohr HaSovev (a Luz Circundante), que não podemos
nem analizar nem sentir internamente. Nós a chamamos de “Criador”. A Luz que
nos penetra e preenche na mesma medida da nossa correção é chamada de Ohr Pnimi
(Luz Interna). Essa é uma assimilação parcial da mesma Luz Circundante que
brilha sobre nós.
Ao Fim da Correção, toda essa Luz nos penetrará sem deixar nada de
fora. A Luz Simples Infinita estará tanto dentro quanto fora de nós.
Em outras palavras: deixamos de ser uma casca fechada com uma dose
mínima de Luz por dentro, e alcançamos um estado em que a Luz nos transcende.
Nos tornamos absolutamente semelhantes à Luz em nossas propriedades, e deixamos
de ser um obstáculo em seu caminho. Isso é o que chamamos de “completa fusão
com a Luz”. Apesar do desejo continuar oposto ao Criador, neutralizando-o e
corrigindo-o com a ajuda das nossas intenções (de usá-lo pelo Criador), o
purificamos de forma que ele deixe de obstruir a Luz.
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