domingo, 9 de agosto de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (93)


52. Depois que o homem, por fim, corrige e purifica a parte “vegetal” do seu desejo de receber, ele ascende de forma permanente ao Mundo de Yetzirá, e recebe o nível de Ruach.

 

Agora, a constante está no Mundo de Yetzirá. Isso significa que o homem recebe Neshamá, Chayá e Yechidá dos Mundos Superiores. Elas o preenchem, mas ele não precisa corrigi-las completamente: a correção do nível de Ruach já é suficiente. Isto é, Nefesh e Ruach devem estar corrigidos completamente, enquanto que todos os outros níveis superiores a eles podem permanecer não corrigidos. Portanto, se o homem atinge o nível de Ruach do Mundo de Yetzirá, significa que ele corrigiu permanentemente o seu estado e não mais cairá abaixo dele.

 

Cada nível de cada Mundo deve ser totalmente corrigido. É dessa forma que ocorre a ascensão Espiritual constante.

 

Mas e se o homem cair desses níveis? Quando isso ocorre, isso o ajuda! Sem cair, ele não será capaz de avançar. Ele deve cair desses níveis a fim de adquirir o Aviut adicional. Ao fazê-lo, ele ascende do nível de Ruach do Mundo de Assiyá ao nível de Ruach do Mundo de Yetzirá.

 

O mesmo ocorre aos outros níveis: os desejos adicionais são adquiridos e então o homem cai novamente. Portanto, as quedas são essenciais. A ascensão acarreta a queda; quanto maior a queda, maior a ascensão, mas isso só se refere aos níveis em que o homem ainda não se corrigiu totalmente. Sempre há algum nível (anterior) corrigido sobre o qual o homem ascende ao nível superior. Cada estado consecutivo é mais crítico (tanto para o negativo quanto para o positivo) que o anterior.

 

53. Depois de corrigir a parte “animal” do seu desejo, o homem a recebe e a transforma em desejo de doar, tanto que o Criador Ele Mesmo certifica a permanência dessa condição. Ele alcança a Semelhança com o Mundo de Beriá, ascende e recebe a Luz de Neshamá (do Mundo de Beriá).

 

Ou seja, ele ascende ao Mundo de Beriá, onde o nível de Neshamá está completamente corrigido. Naturalmente, os níveis de Ruach e Nefesh também estão completamente corrigidos no nível do Mundo de Beriá. Com isso, os níveis de Chayá e Yechidá continuam não corrigidos. Isso é necessário para que ele se eleve ao Mundo de Atzilut enquanto corrige o nível de Chayá e, depois, prossegue ao Mundo de AK enquanto corrige o nível de Yechidá.

 

54. Quando o homem tem o mérito de corrigir a parte “humana” do seu desejo, ele se torna semelhante ao Mundo de Atzilut, ascende até ele e recebe a Luz de Chayá. Quando ele merecer ainda mais (isto é, Yechidá), ele receberá a Luz do Infinito e a Ohr Yechidá “se vestirá” na Ohr Chayá. Não há nada mais a ser dito sobre isso.

 

 

55. Com isso, encontramos as respostas às questões feitas previamente: qual o propósito de todos esses Mundos Superiores (para quê serve essa criação específica?)? Agora podemos ver que o homem é incapaz de doar para o Criador sem a ajuda desses Mundos, pois na mesma medida da correção do seu desejo de receber (sua autocorreção) ele receberá as Luzes, os níveis da sua alma, que são chamados de NaRaNHaY.

 

O que significa a frase “todos esses Mundos”? Eles são a regulagem da minha alma. A correção gradual de cada uma das suas partes gera, em mim, a sensação de estar avançando em direção ao Criador, partindo do estado em que nenhum dos meus Kelim está corrigido (o nível mais baixo) e chegando ao estado em que eu corrijo completamente todos os vasos da minha alma.

 

Ao elevar-me, dessa forma, do ponto mais baixo do interior do meu kli até o mais alto, eu atravesso cinco partes chamadas cinco Mundos. Somente a Luz Superior absolutamente amorfa me cerca. Todas as sensações de ocultação e revelação da minha conexão parcial com o Criador são sentidas dentro de mim mesmo, e são determinadas pelo meu componente mais interno que foi corrigido.

 

Depois, veremos que todos os Mundos estão dentro de nós. Como? Sentimos a Luz Geral chamada Ohr HaSovev (a Luz Circundante), que não podemos nem analizar nem sentir internamente. Nós a chamamos de “Criador”. A Luz que nos penetra e preenche na mesma medida da nossa correção é chamada de Ohr Pnimi (Luz Interna). Essa é uma assimilação parcial da mesma Luz Circundante que brilha sobre nós.

 

Ao Fim da Correção, toda essa Luz nos penetrará sem deixar nada de fora. A Luz Simples Infinita estará tanto dentro quanto fora de nós.

 

Em outras palavras: deixamos de ser uma casca fechada com uma dose mínima de Luz por dentro, e alcançamos um estado em que a Luz nos transcende. Nos tornamos absolutamente semelhantes à Luz em nossas propriedades, e deixamos de ser um obstáculo em seu caminho. Isso é o que chamamos de “completa fusão com a Luz”. Apesar do desejo continuar oposto ao Criador, neutralizando-o e corrigindo-o com a ajuda das nossas intenções (de usá-lo pelo Criador), o purificamos de forma que ele deixe de obstruir a Luz.

 

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