Precisamos compreender
por que, na ausência do vaso de Malchut, a Luz de Keter desaparece, e por que a
Luz de Chochmá desaparece quando o vaso de Tiferet também está ausente. À
primeira vista, tudo isso deveria ser ao contrário: se o Aviut de Behina Dalet
não existe na tela, então a Luz de Malchut (Nefesh) deveria desaparecer. Da
mesma forma, se os dois vasos de Behina Guímel e Behina Dalet estão ausentes,
então as Luzes de Tiferet e Malchut que deveriam desaparecer.
A princípio, se não existe força de resistência para o
maior desejo (Malchut), então é a Luz de Malchut que deveria desaparecer, ou
seja, a Luz que preenche esse desejo. Sendo assim, nesse caso, por que
afirmamos que é a maior Luz (Keter) que desaparece? Não é esta Luz que preenche
Behina Keter?
Isso pode ser
explicado pela relação inversa entre a Luz e o vaso, ou seja: Primeiro, o
desejo menor (Keter) é preenchido pela Luz menor, Malchut (Nefesh),
até então dissociada do Kli, formado e assumindo seu lugar
temporariamente. Entretanto, à medida que o desejo cresce gradualmente, ou à
medida que adquire a tela para mais desejos, Luzes maiores preenchem o Kli
de Keter. Enquanto isso, Chochmá, Biná, Tiferet e Malchut
são preenchidas pelas diversas Luzes até que Malchut seja, por fim,
preenchida pelas Luzes de Nefesh e Keter (com a Luz de Yechidá).
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