domingo, 1 de novembro de 2020

Cinco níveis de Masach (23)

 

Precisamos compreender por que, na ausência do vaso de Malchut, a Luz de Keter desaparece, e por que a Luz de Chochmá desaparece quando o vaso de Tiferet também está ausente. À primeira vista, tudo isso deveria ser ao contrário: se o Aviut de Behina Dalet não existe na tela, então a Luz de Malchut (Nefesh) deveria desaparecer. Da mesma forma, se os dois vasos de Behina Guímel e Behina Dalet estão ausentes, então as Luzes de Tiferet e Malchut que deveriam desaparecer. 

 

A princípio, se não existe força de resistência para o maior desejo (Malchut), então é a Luz de Malchut que deveria desaparecer, ou seja, a Luz que preenche esse desejo. Sendo assim, nesse caso, por que afirmamos que é a maior Luz (Keter) que desaparece? Não é esta Luz que preenche Behina Keter?

 

Isso pode ser explicado pela relação inversa entre a Luz e o vaso, ou seja: Primeiro, o desejo menor (Keter) é preenchido pela Luz menor, Malchut (Nefesh), até então dissociada do Kli, formado e assumindo seu lugar temporariamente. Entretanto, à medida que o desejo cresce gradualmente, ou à medida que adquire a tela para mais desejos, Luzes maiores preenchem o Kli de Keter. Enquanto isso, Chochmá, Biná, Tiferet e Malchut são preenchidas pelas diversas Luzes até que Malchut seja, por fim, preenchida pelas Luzes de Nefesh e Keter (com a Luz de Yechidá).

 

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