62. Ocorre que quando o Partzuf SAG surgiu, ele terminou acima do Tabur de Galgalta, da mesma forma que AB, pois não poderia descer abaixo do Tabur onde Behina Dalet de Galgalta rege como as Dez Sefirot de Sium. Os Partzufim AB e SAG não tinham nada em comum com Behina Dalet.
Entretanto, depois do
enfraquecimento da Masach, quando as Nekudot de SAG passaram a emergir do Beit
de Aviut e Guímel de Hitlabshut para o Aleph de Aviut e Beit de Hitlabshut, os
Ta’amim de SAG desapareceram, surgindo o nível das Nekudot de VAK (seis
Sefirot), isto é, ZA sem as três primeiras Sefirot. Ali, não existe Ohr
Chochmá, apenas Ohr Hassadim.
Esse estado corresponde plenamente às propriedades das Dez Sefirot
de Sium abaixo do Tabur, que também se encontram no estado de VAK. Sabemos que
no Mundo Espiritual a equivalência de qualidades unifica os objetos, sendo
assim, quando as Nekudot de SAG descem abaixo do Tabur unificam-se com ZON, ZA
e Malchut, do Mundo de AK.
Devemos lembrar que as “Nekudot de SAG” não se referem à Biná, que não deseja receber Ohr Chochmá. Tudo que falamos nada mais
é do que Malchut. Malchut é chamada de Biná quando reconhece que não será capaz
de suportar o prazer da Ohr Chochmá e
tampouco deseja se sujeitar à tentação, por isso não se interessa pela Luz Chochmá, apenas pela Luz Hassadim.
Examinemos a noção de “elevar MAN”.
MAN significa “Mey Nukvin”, o plural das palavras Mayim, água, e Nukvin,
feminina. Antes da unificação, Biná e
Behina Dalet existiam separadamente,
mas quando Biná desce abaixo do Tabur e integra-se à Malchut, surgem dois tipos de Biná: Biná de Biná e Biná
incluída em Malchut. Há, também, dois
tipos de Malchut: Malchut de Malchut e Malchut incluída em Biná.
Biná é conhecida como Mayim, água, o que, somado ao plural das
duas Malchut, Nukvim, forma “Mey Nukvin”.
Isso indica que, desse momento em diante, a cada elevação de MAN, Malchut
deve ser adoçada por Biná. A Malchut pura não é chamada de MAN, mas de Masach ou “propriedade de Julgamento”.
Muito desse parágrafo suscita questionamentos, mas Baal HaSulam
não forneceu todas as respostas. Esse não era seu objetivo, pois sempre deu aos
seus alunos a oportunidade de se esforçar em busca das respostas necessárias.
Nosso trabalho concentra-se na aplicação dos devidos esforços, não nos meios de
se compreender os Mundos Espirituais. A compreensão surge apenas na medida da
nossa capacidade de sentir o
Criador. Quando as propriedades do homem são semelhantes às do Criador elas se
transformam em Vasos Espirituais de Recepção, através dos quais o homem pode
pressentir a informação espiritual.
O Criador Se revela somente quando
o homem já realizou esforços suficientes, tanto em quantidade quanto em
qualidade. Se você simplesmente memoriza o texto e lembra que as Nekudot de SAG descem abaixo do Tabur onde se misturam ao NHYM de Galgalta, isso será suficiente
para o seu avanço. Os fatos devem estar bem enraizados na sua mente. Essa
informação não desaparece nem com a morte biológica.
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