domingo, 31 de janeiro de 2021

O Tzimtzum Beit: Chamado de Tzimtzum NHY de AK (62)


62. Ocorre que quando o Partzuf SAG surgiu, ele terminou acima do Tabur de Galgalta, da mesma forma que AB, pois não poderia descer abaixo do Tabur onde Behina Dalet de Galgalta rege como as Dez Sefirot de Sium. Os Partzufim AB e SAG não tinham nada em comum com Behina Dalet.

 

Entretanto, depois do enfraquecimento da Masach, quando as Nekudot de SAG passaram a emergir do Beit de Aviut e Guímel de Hitlabshut para o Aleph de Aviut e Beit de Hitlabshut, os Ta’amim de SAG desapareceram, surgindo o nível das Nekudot de VAK (seis Sefirot), isto é, ZA sem as três primeiras Sefirot. Ali, não existe Ohr Chochmá, apenas Ohr Hassadim.

 

Esse estado corresponde plenamente às propriedades das Dez Sefirot de Sium abaixo do Tabur, que também se encontram no estado de VAK. Sabemos que no Mundo Espiritual a equivalência de qualidades unifica os objetos, sendo assim, quando as Nekudot de SAG descem abaixo do Tabur unificam-se com ZON, ZA e Malchut, do Mundo de AK.

 

Devemos lembrar que as “Nekudot de SAG” não se referem à Biná, que não deseja receber Ohr Chochmá. Tudo que falamos nada mais é do que Malchut. Malchut é chamada de Biná quando reconhece que não será capaz de suportar o prazer da Ohr Chochmá e tampouco deseja se sujeitar à tentação, por isso não se interessa pela Luz Chochmá, apenas pela Luz Hassadim.

 

Examinemos a noção de “elevar MAN”. MAN significa “Mey Nukvin”, o plural das palavras Mayim, água, e Nukvin, feminina. Antes da unificação, Biná e Behina Dalet existiam separadamente, mas quando Biná desce abaixo do Tabur e integra-se à Malchut, surgem dois tipos de Biná: Biná de Biná e Biná incluída em Malchut. Há, também, dois tipos de Malchut: Malchut de Malchut e Malchut incluída em Biná.

 

Biná é conhecida como Mayim, água, o que, somado ao plural das duas Malchut, Nukvim, forma “Mey Nukvin”. Isso indica que, desse momento em diante, a cada elevação de MAN, Malchut deve ser adoçada por Biná. A Malchut pura não é chamada de MAN, mas de Masach ou “propriedade de Julgamento”.

 

Muito desse parágrafo suscita questionamentos, mas Baal HaSulam não forneceu todas as respostas. Esse não era seu objetivo, pois sempre deu aos seus alunos a oportunidade de se esforçar em busca das respostas necessárias. Nosso trabalho concentra-se na aplicação dos devidos esforços, não nos meios de se compreender os Mundos Espirituais. A compreensão surge apenas na medida da nossa capacidade de sentir o Criador. Quando as propriedades do homem são semelhantes às do Criador elas se transformam em Vasos Espirituais de Recepção, através dos quais o homem pode pressentir a informação espiritual.

 

O Criador Se revela somente quando o homem já realizou esforços suficientes, tanto em quantidade quanto em qualidade. Se você simplesmente memoriza o texto e lembra que as Nekudot de SAG descem abaixo do Tabur onde se misturam ao NHYM de Galgalta, isso será suficiente para o seu avanço. Os fatos devem estar bem enraizados na sua mente. Essa informação não desaparece nem com a morte biológica.

 

Nenhum comentário:

Shamati (130)

    130. Tiberias dos nossos sábios, boa é a sua visão (Ouvi em 1 º de Adar, Tav - Shin - Zayin , 21 de fevereiro de 1947, em uma via...