63. Entretanto, devemos compreender que há uma diferença significativa entre as Nekudot de SAG e NHYM de Galgalta. As Nekudot de SAG possuem Behina Beit de Aviut e em nada se conectam a Behina Dalet, abaixo do Tabur. Ainda que ambas estejam no nível de ZA, possuem um grau diferente de Aviut.
O fato é que o Aviut não fica evidente no Partzuf quando este é
preenchido com a Luz que satisfaz o vaso, o desejo. Entretanto, depois que a
Luz deixa o Partzuf, o Aviut necessário torna-se evidente, o que permite às
Nekudot de SAG descerem abaixo do Tabur e misturarem-se com NHYM de Galgalta,
levando ao TB e à formação de um novo Sium na posição Biná de Guf do Partzuf. O
local do Zivug também muda, pois Malchut passa de Peh de Rosh a Nikvey Eynaim.
Está escrito que há uma semelhança de forma entre as Nekudot de SAG e ZON de AK já que ambos geram um Partzuf
VAK (Katnut). O nível do Partzuf SAG é Beit-Aleph, que é definido como VAK.
Entretanto, ZON de AK é VAK por uma razão muito diferente: não
se trata da sua altura, que é Dalet-Guímel,
mas porque se encontra abaixo do Tabur,
atuando como as dez Sefirot de Sium do Partzuf. Então, qual é a
semelhança entre esses Partzufim?
O Partzuf Galgalta é
chamado de “AK interno”, pois possui
o HaVaYaH interior, o impronunciável
Nome do Criador de quatro letras, Yud,
Hey, Vav, Hey, a base de todo Kli.
Isso significa que ele se divide seguindo uma ordem determinada, indiferente da
altura do Partzuf. A cabeça se chama Keter e é representada pelo Kotzo, início, da letra Yud. Do Peh ao Chazeh encontra-se
Chochmá, representada pelo Yud do Nome HaVaYaH. Do Chazeh ao Tabur está Biná, o primeiro Hey de HaVaYaH. Do Tabur para baixo estão MA
e BON, as letras Vav e Hey do Nome HaVaYaH,
que correspondem a VAK.
De acordo com esse ordenamento, a
altura deles é a mesma, isto é, ambos são VAK
e possuem Luz Hassadim com
luminescência de Chochmá, portanto,
ambos se assemelham não por serem Vav e
Hey, mas porque essas são as dez Sefirot do Sium do Partzuf.
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