39. E costuraram as folhas de figo
Ouvi em 26 de Shevat, Tav-Shin-Zayin,
16 de
Fevereiro de 1947
“As folhas” se referem
à sombra
que se coloca sobre a luz, ou seja, sobre o sol. Há duas sombras: uma vem do
lado da Kedushá (Santidade), e a outra vem devido a um pecado.
Portanto, há dois tipos de Ocultação da Luz. Assim
como a sombra oculta o sol na materialidade, também há a ocultação da Luz Superior,
chamada “sol”, a qual vem do lado da Kedushá, devido a uma escolha. É
como está escrito sobre Moisés: “E Moisés escondeu sua face, pois teve medo de
olhar” (Êxodo 3:6).
A sombra vem devido ao
medo, e medo significa que o indivíduo tem receio de receber a abundância, de que ele
possa não ser capaz de almejar a doação. Segue-se que a sombra vem devido à Kedushá,
pois o indivíduo quer aderir ao Criador.
Em outras palavras, Dvekut (Adesão) é chamado de doação, e ele tem
medo de que possa não ser capaz de doar.
Acontece que ele está aderido à Kedushá e isso é
chamado “uma sombra que vem do lado da Kedushá”.
Há também uma sombra que vem devido a um
pecado. Isso significa que a Ocultação vem não porque ele não quer receber, mas,
ao contrário, vem porque o indivíduo quer receber apenas para receber. É por
isso que a Luz sai, pois toda a diferença entre Kedushá e Klipá (casca)
é que a Kedushá quer doar e a Klipá quer apenas receber, e não
quer doar de forma alguma. Por essa razão, essa sombra é considerada oriunda do
lado da Klipá.
Não há conselho para se sair desse estado, exceto o
que está escrito: “E coseram folhas de figueira e fizeram para si cintos”
(Gênesis 3:7). “Cintos” se refere a forças do corpo que se juntaram em uma
forma de sombra da Kedushá. Significa que, apesar de agora eles não
terem Luz, pois a abundância os deixou devido ao pecado, eles ainda assim superaram
isso servindo ao Criador pela mera força, acima da razão. Isso é chamado “pela
força”. Esse é o significado do verso: “Então ouviram a voz do Eterno Deus (…),
e o homem e sua mulher se esconderam”, ou seja, foram para a sombra. Esse é o
significado de “E Moisés escondeu
sua face”. Adam
HaRishon fez o mesmo que Moisés.
“E o Eterno Deus chamou ao homem e lhe
disse: ‘Onde estás?’. E ele respondeu: ‘Ouvi tua voz no jardim e tive medo, por
estar nu, e me escondi’” (Gênesis 3:10). Nu significa despido da Luz Superior.
Então o Criador perguntou por que razão tu
vieste para a sombra, chamada “e me escondi”? É porque estou nu. É por causa de
uma sombra da Kedushá ou devido a um pecado? O Criador lhe perguntou:
“Por acaso comeste da árvore da qual te ordenei não comer?”, ou seja, devido a
um pecado.
Mas quando a sombra
vem devido a um pecado é chamada “Imagens, produtores de imagens, e feiticeiros”, que é “Deus
os fez opostos um ao outro”. Assim como há forças na Kedushá para fazer
mudanças e para mostrar sinais e presságios, também há forças na Sitra
Achra. É por isso que os justos não usam essas forças, pois são “opostos um ao outro”, de maneira a não dar força à Sitra
Achra ao agir à sua maneira.
Apenas em ocasiões excepcionais o Criador não dá à Sitra
Achra a mesma força que há na Kedushá. É como Elias no Monte Carmel
dizendo “Responda-me”, para que eles não dissessem que é bruxaria, ou seja, que
há a força para ocultar a Luz Superior.
Portanto, cintos
provenientes do lado das folhas de figueira, que vêm do pecado da Árvore do Conhecimento,
essas folhas, a sombra que vem devido ao pecado, já que a causa não vem do lado
da Kedushá, quando eles escolhem fazer sombra por si mesmos, mas
escolhem a sombra porque não têm outra escolha, isso pode funcionar apenas para
sair do estado de descenso. Mas, depois, o trabalho precisa começar outra vez.
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