sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Shamati (39)

 

 

39. E costuraram as folhas de figo

Ouvi em 26 de Shevat, Tav-Shin-Zayin, 16 de Fevereiro de 1947

 

 

“As folhas” se referem à sombra que se coloca sobre a luz, ou seja, sobre o sol. Há duas sombras: uma vem do lado da Kedushá (Santidade), e a outra vem devido a um pecado.

 

Portanto, há dois tipos de Ocultação da Luz. Assim como a sombra oculta o sol na materialidade, também há a ocultação da Luz Superior, chamada “sol”, a qual vem do lado da Kedushá, devido a uma escolha. É como está escrito sobre Moisés: “E Moisés escondeu sua face, pois teve medo de olhar” (Êxodo 3:6).

 

A sombra vem devido ao medo, e medo significa que o indivíduo tem receio de receber a abundância, de que ele possa não ser capaz de almejar a doação. Segue-se que a sombra vem devido à Kedushá, pois o indivíduo quer aderir ao Criador.

 

Em outras palavras, Dvekut (Adesão) é chamado de doação, e ele tem medo de que possa não ser capaz de doar.

 

Acontece que ele está aderido à Kedushá e isso é chamado “uma sombra que vem do lado da Kedushá”.

 

Há também uma sombra que vem devido a um pecado. Isso significa que a Ocultação vem não porque ele não quer receber, mas, ao contrário, vem porque o indivíduo quer receber apenas para receber. É por isso que a Luz sai, pois toda a diferença entre Kedushá e Klipá (casca) é que a Kedushá quer doar e a Klipá quer apenas receber, e não quer doar de forma alguma. Por essa razão, essa sombra é considerada oriunda do lado da Klipá.

 

Não há conselho para se sair desse estado, exceto o que está escrito: “E coseram folhas de figueira e fizeram para si cintos” (Gênesis 3:7). “Cintos” se refere a forças do corpo que se juntaram em uma forma de sombra da Kedushá. Significa que, apesar de agora eles não terem Luz, pois a abundância os deixou devido ao pecado, eles ainda assim superaram isso servindo ao Criador pela mera força, acima da razão. Isso é chamado “pela força”. Esse é o significado do verso: “Então ouviram a voz do Eterno Deus (…), e o homem e sua mulher se esconderam”, ou seja, foram para a sombra. Esse é o significado de E Moisés escondeu sua face”. Adam HaRishon fez o mesmo que Moisés.

 

E o Eterno Deus chamou ao homem e lhe disse: ‘Onde estás?’. E ele respondeu: ‘Ouvi tua voz no jardim e tive medo, por estar nu, e me escondi’” (Gênesis 3:10). Nu significa despido da Luz Superior.

 

Então o Criador perguntou por que razão tu vieste para a sombra, chamada “e me escondi”? É porque estou nu. É por causa de uma sombra da Kedushá ou devido a um pecado? O Criador lhe perguntou: “Por acaso comeste da árvore da qual te ordenei não comer?”, ou seja, devido a um pecado.

 

Mas quando a sombra vem devido a um pecado é chamada “Imagens, produtores de imagens, e feiticeiros”, que é “Deus os fez opostos um ao outro”. Assim como há forças na Kedushá para fazer mudanças e para mostrar sinais e presságios, também há forças na Sitra Achra. É por isso que os justos não usam essas forças, pois são “opostos um ao outro”, de maneira a não dar força à Sitra Achra ao agir à sua maneira.

 

Apenas em ocasiões excepcionais o Criador não dá à Sitra Achra a mesma força que há na Kedushá. É como Elias no Monte Carmel dizendo “Responda-me”, para que eles não dissessem que é bruxaria, ou seja, que há a força para ocultar a Luz Superior.

 

Portanto, cintos provenientes do lado das folhas de figueira, que vêm do pecado da Árvore do Conhecimento, essas folhas, a sombra que vem devido ao pecado, já que a causa não vem do lado da Kedushá, quando eles escolhem fazer sombra por si mesmos, mas escolhem a sombra porque não têm outra escolha, isso pode funcionar apenas para sair do estado de descenso. Mas, depois, o trabalho precisa começar outra vez.

 

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