Compreendemos claramente a noção
da Masach (tela), posicionada sobre o Kli de Malchut (Behina Dalet) depois do
TA, e também dos cinco tipos de Zivugey de Haka'a que ocorrem nesta tela a fim
de criar cinco níveis de 10 Sefirot, um abaixo do outro.
Agora aprenderemos sobre os cinco
Partzufim do Mundo de Adam Kadmon (AK), que precedem os quatro Mundos de ABYA.
Sabemos que a Ohr Hozer que se
eleva como resultado do Zivug de Haka'a veste as 10 Sefirot da Luz Superior.
Isso é suficiente apenas para criar as "raízes" dos futuros Kelim,
definidos como as 10 Sefirot de Rosh.
Malchut expande-se de cima para baixo de acordo com a altura do
nível das 10 Sefirot de Rosh. O resultado é a criação dos Kelim chamados
"Guf" (corpo) do Partzuf (ver ponto 14). Portanto, sempre há dois
tipos de 10 Sefirot no Partzuf: as de Rosh e as de Guf.
Em cada Partzuf, dois
tipos de 10 Sefirot devem ser
determinados: Rosh e Guf. Aqueles que não sabem hebraico têm
mais facilidade de estudar Cabalá, pois não compreendem os termos cabalísticos
literalmente, tais como: Peh (boca), Rosh (cabeça), Guf (corpo), Tabur
(cintura) etc. Eles podem compreendê-los de maneira abstrata e, assim, não
imaginam a materialização desses termos.
Esses alunos percebem facilmente todos os termos acima mencionados
como forças, desejos, intenções e não partes do corpo. Não há corpos no Mundo
Espiritual, apenas o desejo de receber prazer, a intenção em benefício do quê,
ou de quem, a pessoa é capaz de receber esse prazer, e o prazer em si.
O local onde a Masach reflexiva
reside é chamado de Peh. Primeiro, a Masach rejeita toda Ohr Yashar que vem a ela, como quem diz não desejar receber nada
para si. Então, um cálculo é realizado no Rosh
para determinar o quanto pode ser enfim recebido, não em benefício próprio mas
pelo Criador. Depois, a Ohr Hozer veste
as 10 Sefirot da Luz Superior (Ohr Elion) de baixo para cima. Apenas o
suficiente para tomar uma decisão clara: as raízes do vaso (Shorshey Kelim). As 10 Sefirot da Luz Refletida que vestem as
10 Sefirot da Luz Direta formam,
juntas, as 10 Sefirot do Rosh do Partzuf.
Para completar a formação dos Kelim
e receber verdadeiramente a Luz, as 10 Sefirot
da Ohr Yashar vestem-se nas 10 Sefirot da Ohr Hozer. Elas "passam" pela Masach e expandem-se de cima para baixo, ampliando com isso a
décima Sefirot do Rosh (Malchut de Rosh) para as
suas próprias 10 Sefirot (de Keter a Chochmá), formando os Kelim de
Guf.
Antes de Malchut ser capaz de receber pelo Criador, ela foi comprimida,
restringida até o tamanho de um ponto. Mesmo assim, ao receber a tela, ela
adquire uma nova intenção de receber pelo Criador e então
"expande-se" de um pequeno ponto até as 10 Sefirot, recebendo a Luz no Guf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário