terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Hillulot (10)

Hilulá de Rabi Yom Tov Algazi



Nascido em: 1727
Falecido em: Jerusalém, 1802

Rabi Yom Tov Algazi foi aluno do famoso cabalista Rabi Shalom Sharabi - o RASHASH.

2 de Adar | 17/02/2018



Em 1776, Rabi Yom Tov Algazi foi indicado como juiz principal da Corte Judaica de Jerusalém.



Rabi Yom Tov Algazi foi um dos principais alunos do famoso cabalista Rabi Shalom Sharabi - o Rashash.

Rabi Yom Tov Algazi foi membro do grupo de cabalistas Ahavat Shalom e assinou seus contratos de sociedade de 1754, 1758 e 1759. Foi membro da bet ha-midrash Neveh Shalom, de Bet El. Rabi Shalom Sharabi sucedeu o pai de Algazi como líder da yeshivah dos cabalistas, mas era Yom Tov Algazi quem a administrava. Após a morte do Rabi Sharabi, em 1782, Yom foi eleito rabi e dayyan e, em 1777, tornou-se rishon le-Zion. O período em que atuou foi uma época difícil para os judeus de Jerusalém, pois eram atormentados pelas autoridades. A liderança de Algazi, sua influência e fama na Diáspora, foram um alento à comunidade. Em 1764, ele acompanhou o Rabi Abraham ben Asher e Ḥ.J.D. Azulai em uma missão em nome de Pekidei Eretẓ Israel be-Kushta (Representantes da Terra de Israel em Constantinopla). De 1770 a 1775, ele foi enviado em outras missões de Jerusalém: para Constantinopla, Adrianópolis e Belgrado. Viajou para a Itália, França, Holanda, Alemanha e Polônia, retornando à Jerusalém, em 1777, pela Itália e Esmirna. Indicou o seu filho, Jacob, como parnas da comunidade de Hebron (1787). A medida em que os débitos da comunidade de Hebron aumentavam, Algazi e seu filho aguentavam um período extremamente difícil (1793-95). Tanto pai quanto filho estavam correndo risco de serem presos. Os credores tornavam-se violentos e Jacob Algazi foi seriamente ferido. No mês de Elul de 1795, Algazi foi à Constantinopla e em três meses juntou uma grande soma de dinheiro em prol de Hebron e também arrecadou uma grande soma em Esmirna e Salônica. Entretanto, em 1796, antes de retornar à Jerusalém, seu filho faleceu por conta dos golpes que havia levado.

Suas obras distinguem-se pela sagacidade e profundidade. São elas: Hilkhot Yom Tov, impressa juntamente com o Talmud de Vilna, e trata do Hilkhot Bekhorot ve-Ḥallah, de Nahmanides, cujo manuscrito encontrou na Itália, em 1795; a responsa Simḥat Yom Tov, de 1794; Kedushat Yom Tov, de 1843, responsa e sermões; Get Mekushar, de 1767, estudos sobre o contrato de casamento, publicados em Ne'ot Ya'akov, p. 24–79.

Rabi Algazi escreveu poucos livros sobre a Lei Judaica. Foi enterrado em Har HaZeitim (Monte das Oliveiras), próximo ao túmulo do Rashash.

Que o mérito do tzadik Rabi Yom Tov Algazi proteja a todos nós. Amém.






Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...