Em cada um dos mundos, há três aspectos:
– Dez Sefirot;
– As Almas;
– O restante da realidade
As Dez
Sefirot são constituídas da Pura Luz. A Luz Pura descende em forma de emanações
que vão gradualmente diminuindo de intensidade. É desta Luz que são
constituídas as Dez Sefirot. Detectamos a Luz à medida que conseguimos nos
comunicar com as Dez Sefirot.
As Almas
vestidas pelas Dez Sefirot existem dentro da realidade que as rodeia. Assim, um
aspecto encontra-se dentro de outro. Há dois tipos de Almas: Elevadas
(Superiores) e Humanas. Mais tarde, entenderemos o que são Almas Elevadas.
1)
10 Sefirot;
2)
Almas Superiores e Humanas;
3)
Ambiente: Anjos, Vestimentas e
Palácios
O restante da
realidade ao nosso redor é composto por Anjos,
Vestimentas e Palácios. Essas são as forças espirituais inferiores que cercam a
alma humana. Seus nomes apontam para significados semelhantes no nosso mundo: Anjos são similares a animais; Vestimentas são forças externas ao
homem; Palácios são forças mais
remotas que envolvem o ser humano.
Qualquer outro aspecto que venha a ser comentado servirá para
entendermos o que as Almas recebem. O Livro
do Zohar não profere palavra alguma que
não esteja relacionada com as Almas. Estes três aspectos fundamentais servem
como nosso ponto de partida:
– Não ultrapassar o âmbito da Matéria e da Forma na Matéria;
– Não ultrapassar o âmbito dos Mundos de BYA;
– Não ultrapassar o âmbito das Almas Humanas.
Se nos
detivermos nestes três sistemas e suas limitações, entenderemos corretamente o
que o Livro do Zohar pretende nos
proporcionar. Assim, receberemos suas mensagens com precisão através de um
canal estabelecido com o Livro, canal este que descenderá até nós. Não vamos
procurar algo que não está lá, nem algo que não precisamos. Receberemos do
Livro o que for necessário para a nossa correção. Cada palavra lá contida fala
sobre isso. Por exemplo, se uma pessoa com raciocínio filosófico tentar
entender o Zohar de forma abstrata,
com certeza irá fracassar. Daí o Zohar
parecer "oculto atrás de mil portões fechados".
Se alguém
quiser trazer à tona algo sobre a Forma Abstrata e sobre a Essência, sem ter
atingido nível espiritual para tanto, não conseguirá. Não daqui, do nível deste
mundo, por meio do raciocínio filosófico. Para chegar lá, a pessoa terá que
atingir o nível espiritual adequado, apropriado ao Mundo de Atzilut e ao Mundo
do Infinito, e começar sua pesquisa lá. No geral, o Livro do Zohar nada tem a ver com estas questões; estuda,
exclusivamente, o processo para nossas correções. Uma vez corrigidos e tendo
recebido a Realidade Superior, receberemos todo conhecimento sobre Forma
Abstrata, Essência, Mundo de Atzilut e Mundo do Infinito, Dez Sefirot, Almas
Elevadas, Anjos, Vestimentas e Palácios.
O Zohar não pode nos dizer nada sobre as
questões citadas acima até que, com sua ajuda, consigamos corrigir Matéria e
Forma na Matéria, isto é, os Mundos de BYA, onde nossas Almas existem.
Apenas depois
que o desejo criado estiver corrigido, será possível falar sobre como atingir
níveis espirituais mais elevados. Enquanto o desejo continuar sendo egoísta,
será impossível captar o que estiver acima do nível em que se está.
Naturalmente,
o desejo não vai alcançar os níveis de Forma Abstrata nem de Essência nos
Mundos de Atzilut e Mundo do Infinito, pois significaria já ter adquirido a
propriedade da Doação. Não conseguirá, também, atingir o recebimento do que
existe além das Almas Humanas, especialmente nas Dez Sefirot, na Pura Luz do
Criador.
O Livro do Zohar foi escrito de forma a
influenciar adequadamente e positivamente a quem quiser a energia que dele
emana para o propósito de correção. Se o leitor não tiver intenções de
corrigir-se, passará pelo Zohar sem
noção do poder que ele irradia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário