domingo, 26 de janeiro de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (10)




10. No entanto, esta alegoria não reflete completamente a Essência, porque o Livro da Sabedoria deste mundo consiste num fundo branco e nas cores das letras, onde não há o Espírito (Ruach) da Vida.



Na realidade, uma alegoria do Mundo de Atzilut como uma página branca e seus recebimentos nos Mundos de BYA similares a letras é uma comparação muito sem vida. Essa alegoria não transmite toda a ideia, todo o recebimento que se obtém ao se entrar nesses Mundos, ao se sentir novos universos espirituais, as Almas Superiores (Elevadas), os Anjos, os Palácios. Esses recebimentos são de tirar o fôlego. O ser humano que passa por isso descobre uma vida maravilhosa, efervescente, depara-se com forças que governam não nosso mundinho, mas o imenso Universo.



Naturalmente, a alegoria falha ao tentar expressar tais sensações. Por quê? Baal HaSulam diz: Porque o Livro da Sabedoria deste mundo consiste em um fundo branco e nas cores das letras, onde não há o Espirito da Vida. A revelação da Sabedoria (nas nossas sensações) não está dentro de suas essências, mas fora delas, isto é, no intelecto daqueles que estão estudando.



Ao ascendermos dos Mundos de BYA ao Mundo de Atzilut, recebemos a Sabedoria Celestial, que não existe no papel, não está fora, em algum livro, mas torna-se a realidade que nos permeia e nos cerca como resultado de nossas mudanças interiores (espirituais).



De acordo com o que foi dito, o estudante deve estar ciente que a cor branca contida no livro é o tema de estudo dentro e fora dele. E a função das outras três cores é exteriorizar, manifestar esse tema.



Essa sentença é muito importante. Aconselho-o a examiná-la mais de perto. Neste ponto, gostaria de recordar que somos um grupo que existe com a finalidade de atingir um objetivo. Somos muitos e desejamos ajudar-nos uns aos outros. Apenas ao juntarmos nossos esforços e nossos desejos seremos capazes de cumprir essa grande missão. Baal HaSulam escreve que, quando combinamos nossos esforços e aspirações, cada um de nós se liberta de uma existência encerrada em uma concha fechada. Deste modo, criamos um Kli comum de tamanha grandeza que, enquanto passamos pelos Mundos de BYA em direção ao de Atzilut, recebemos não apenas as cores de Beriá, Yetzirá e Assiyá, mas o fundo branco de Atzilut. Em outras palavras, alcançamos um estado no qual transcendemos a Matéria e a Forma na Matéria e começamos a receber a Forma Abstrata, algo totalmente incompreensível neste nosso mundo.

Ao lermos livros neste mundo, recebemos a Sabedoria contida nas letras apenas. Ao lermos um livro no mundo espiritual, ajustamos as letras dentro de nós e construímos nossas propriedades internas (espirituais), configuramos nossas forças espirituais e definimos as combinações de nossas Sefirot. Neste processo, ao passarmos de letra a letra, de palavra a palavra, de frase a frase nos livros recomendados pelos cabalistas realizamos, interiormente, ações espirituais.



Ao criarmos estas letras dentro de nós, recebemos, através delas, o fundo branco, isto é, a Sabedoria Absoluta, o nível de Chochmá. Esta é a diferença entre recebimento espiritual e sabedoria terrena. A sabedoria terrena fica concentrada em nossos Kelim internos, em nosso conhecimento, ao passo que a sabedoria espiritual permite-nos receber a Luz em nossas sensações, na medida das similaridades entre nossos Kelim internos e as propriedades da Luz.




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