65. Isso se deve ao fato de que as ações se originam nos Kelim puros, enquanto que os segredos de Torá derivam da Luz das Sefirot.
A revelação da Luz ocorre dentro da alma, nos nossos Kelim, dentro
de nossa consciência. Uma vez que os Kelim e as Orot têm uma relação inversa,
quanto mais baixo forem os Kelim de NHY, mais as Luzes de Neshamá, Chayá e
Yechidá penetram neles. Nossa geração, portanto, é capaz de atrair uma grande
Luz a este mundo.
Estamos, neste momento, nos Kelim de NHY, que se aproximam da sua
completude, mas que não possuem uma tela. Os Kelim que hoje se manifestam estão
vazios. Por isso que nossa época é tão dura, egoísta, cruel e bárbara em sua
essência. Estamos no limiar da recepção da Luz nos Kelim vazios.
Se adquirirmos uma tela, instantaneamente passaremos a atrair a
Luz Superior. Através das nossas almas, ela será transmitida ao resto do mundo.
Hoje, nos encontramos em um estado muito crítico, quando todos os Kelim estão
prontos, mas desprovidos de Luz. Em outras palavras: o nosso egoísmo, enorme e
vazio, aguarda ser preenchido pela Luz.
Um estado terrível de desespero, de desorientação e de confusão
cresce a cada dia. Onde esse mundo vai parar? Por que ele existe? Por que
estamos aqui? Essa é a nossa condição de hoje.
Resta-nos, apenas, uma única escolha: começar a trabalhar com uma
tela, já que esta é a única forma de preencher de Luz nossos Kelim vazios. Com
o Livro do Zohar, os livros do Ari, os comentários de Baal HaSulam, escritos
especificamente para as nossas almas, seremos capazes de atrair a Luz Superior.
ChaBaD, ChaGaT e NHY começarão a receber a Luz de Neshamá, que também é chamada
de Luz do Mashiach, pois essa Luz de Biná corrige as propriedades de Malchut.
Toda correção baseia-se nessa combinação, a unificação de Biná e Malchut.
Ao sentir a influência da Luz de Biná e da Luz do Mashiach, a Criação
se conectará ao Criador. Isso indicará a libertação final e completa do
egoísmo, e o alcance da Eternidade e Perfeição.
Conhecendo as raízes do nosso passado, podemos compreender a
história do nosso mundo, podemos ver o nascimento e a predestinação de cada
personalidade histórica, compreender as causas dos eventos históricos,
catástrofes e guerras.
Tudo é predeterminado no eixo da evolução humana, começando pelo
ponto do qual nosso Universo emergiu, partindo para a formação do sistema
solar, o nascimento da Terra e das pessoas na sua superfície, e chegando ao
surgimento do Ponto Espiritual no coração do homem, assim que ele desenvolveu
suficientemente suas propriedades animais. Considerando o Ponto no Coração como
um grau zero, começamos nossa contagem até o estado Final definitivo, quando o
mundo inteiro alcançará um estado chamado “o Fim da Correção”. Depois disso, o
mundo continuará a sua existência da mesma forma que antes do ponto zero.
Antes, os corpos estavam se desenvolvendo, ao passo em que, no fim
do período de seis mil anos, as almas continuarão a evoluir, pois o corpo
perderá toda a sua importância. Nosso mundo, nosso Universo, entretanto, não
mudará em nada.
Podemos ver muitas coisas ao longo do eixo temporal. Isso é uma
parte da assim chamada Cabalá Histórica, ou, ainda melhor, História
Cabalística. De tudo isso, só precisamos receber uma resposta à velha pergunta
sobre o significado da nossa vida.
Por que eu deveria saber como esse sistema complexo funciona fora
de mim? Claro que essa é uma informação interessante, mas, e depois?
A Cabalá se baseia em uma única questão: Por que eu existo? Ao
buscar a resposta a essa pergunta, o homem recebe o Universo. Primeiro, ele
recebe os vasos, então lhe é permitido adquirir uma tela e, por fim, ele é
preenchido pela Luz. Assim, ele encontra a resposta e alcança o nível do
Criador.
De que forma a correção ocorre, de 1995 em diante, de acordo com o
que Baal HaSulam previu? Estamos, agora, em 2020 ou, conforme a cronologia
Espiritual, em 5780. Como devemos prosseguir?
Baal HaSulam diz que, se estamos destinados a fazer correções,
naturalmente devemos fazê-las em nós mesmos. O que isso significa? Significa
que elas devem ser feitas pelas pessoas que vivem o mundo de hoje, assim, cada
um de nós tem sua própria missão, seu próprio papel e uma predestinação
específica.
66. Agora, você precisa saber que
tudo possui um aspecto interior e um aspecto exterior.
Os Kelim de ChaBaD, ChaGaT e NHY ainda se dividem, de cima abaixo,
em partes internas e externas. Vejamos qual a diferença entre elas. Elas
consistem de Dez Sefirot, ou, dito de outra forma, de Rosh, Toch e Sof.
Israel refere-se à parte interna
do Mundo, enquanto que as outras nações são consideradas sua parte externa.
Peço que não interpretem mal esses nomes, eles não se referem a
nacionalidades, mas à conformidade espiritual. Se considerarmos esse Partzuf
específico, os Kelim de ChaBaD e ChaGaT serão chamados de Israel, enquanto que
os Kelim de NHY serão chamados de Nações do Mundo. Nesse caso, vemos que sem o
envolvimento das Nações do Mundo nesse trabalho, Israel será totalmente incapaz
de receber a Luz Superior.
As Nações ficarão sem Luz, a menos que Israel lhes transmita a
Cabalá, o método da correção Espiritual. Ou seja, a associação de Israel com as
Nações do Mundo é semelhante à associação de Galgalta Eynaim com AHP.
Dentro do próprio Israel, há um
aspecto interior que consiste daquelas pessoas que se empenham em servir ao
Criador e um aspecto exterior, que consiste daqueles que não estão envolvidos
em um Trabalho Espiritual. Da mesma forma, entre as Nações do Mundo há uma
parte interior chamada “Os justos do mundo”, e uma parte exterior que consiste
daqueles que são brutos e destrutivos.
Em outras palavras, há uma divisão em GE e AHP. Cada uma dessas
partes tem seu próprio GE e AHP. Ge e AHP de GE correspondem àqueles que
trabalham pelo Criador, dentro de Israel, e aqueles que não o fazem. GE e AHP
das Nações do Mundo correspondem às pessoas justas e àqueles que causam danos.
Mesmo entre aqueles de Israel que
trabalham pelo Criador, há uma parte interior e outra parte exterior. A parte
interior compreende aqueles que têm o privilégio de alcançar o recebimento
Espiritual e de apreender os Segredos da Criação através do recebimento da Luz
Superior. A parte externa consiste das pessoas que apenas realizam ações sem
compreender seu significado profundo.
De forma semelhante, qualquer
indivíduo possui uma parte interior (GE, o ponto no coração) e uma parte
exterior, chamada de Nações do Mundo, ou de corpo.
Tanto as Nações do Mundo e Israel também se dividem nessas partes.
Qual é a essência dessa divisão? Ela começou na época de Abraão, que recebeu o
primeiríssimo ponto no coração e o desenvolveu.
Quando um homem de Israel eleva
sua parte interior acima da sua parte exterior, o que significa que ele dedica
a maior parte do seu tempo e esforços ao aperfeiçoamento de sua parte interna
ao invés de sua parte externa, o corpo, ele eleva, com isso, o aspecto
Espiritual da sua parte material.
Mas se o oposto ocorre e um homem de Israel eleva sua parte
material externa acima da parte interior espiritual, da mesma forma, a parte
externa (os elementos brutos e negativos das Nações do Mundo) se eleva acima da
parte interior (os justos dentre as Nações do Mundo), então guerras e
calamidades recaem sobre o mundo.
Essas ações elevam as partes externas das Nações do Mundo,
prevalecem sobre a parte interior e, consequentemente, os elementos destrutivos
contidos das Nações do Mundo vigoram sobre Israel.
Assim, através do sofrimento, tudo isso possibilita o retorno a um
estado em que Galgalta Eynaim, as almas de Israel, atraiam a Luz Superior ao
mundo.
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