segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Introdução ao Li vro do Zohar (99)


65. Isso se deve ao fato de que as ações se originam nos Kelim puros, enquanto que os segredos de Torá derivam da Luz das Sefirot.

 

A revelação da Luz ocorre dentro da alma, nos nossos Kelim, dentro de nossa consciência. Uma vez que os Kelim e as Orot têm uma relação inversa, quanto mais baixo forem os Kelim de NHY, mais as Luzes de Neshamá, Chayá e Yechidá penetram neles. Nossa geração, portanto, é capaz de atrair uma grande Luz a este mundo.

 

Estamos, neste momento, nos Kelim de NHY, que se aproximam da sua completude, mas que não possuem uma tela. Os Kelim que hoje se manifestam estão vazios. Por isso que nossa época é tão dura, egoísta, cruel e bárbara em sua essência. Estamos no limiar da recepção da Luz nos Kelim vazios.

 

Se adquirirmos uma tela, instantaneamente passaremos a atrair a Luz Superior. Através das nossas almas, ela será transmitida ao resto do mundo. Hoje, nos encontramos em um estado muito crítico, quando todos os Kelim estão prontos, mas desprovidos de Luz. Em outras palavras: o nosso egoísmo, enorme e vazio, aguarda ser preenchido pela Luz.

 

Um estado terrível de desespero, de desorientação e de confusão cresce a cada dia. Onde esse mundo vai parar? Por que ele existe? Por que estamos aqui? Essa é a nossa condição de hoje.

 

Resta-nos, apenas, uma única escolha: começar a trabalhar com uma tela, já que esta é a única forma de preencher de Luz nossos Kelim vazios. Com o Livro do Zohar, os livros do Ari, os comentários de Baal HaSulam, escritos especificamente para as nossas almas, seremos capazes de atrair a Luz Superior. ChaBaD, ChaGaT e NHY começarão a receber a Luz de Neshamá, que também é chamada de Luz do Mashiach, pois essa Luz de Biná corrige as propriedades de Malchut. Toda correção baseia-se nessa combinação, a unificação de Biná e Malchut.

 

Ao sentir a influência da Luz de Biná e da Luz do Mashiach, a Criação se conectará ao Criador. Isso indicará a libertação final e completa do egoísmo, e o alcance da Eternidade e Perfeição.

 

Conhecendo as raízes do nosso passado, podemos compreender a história do nosso mundo, podemos ver o nascimento e a predestinação de cada personalidade histórica, compreender as causas dos eventos históricos, catástrofes e guerras.

 

Tudo é predeterminado no eixo da evolução humana, começando pelo ponto do qual nosso Universo emergiu, partindo para a formação do sistema solar, o nascimento da Terra e das pessoas na sua superfície, e chegando ao surgimento do Ponto Espiritual no coração do homem, assim que ele desenvolveu suficientemente suas propriedades animais. Considerando o Ponto no Coração como um grau zero, começamos nossa contagem até o estado Final definitivo, quando o mundo inteiro alcançará um estado chamado “o Fim da Correção”. Depois disso, o mundo continuará a sua existência da mesma forma que antes do ponto zero.

 

Antes, os corpos estavam se desenvolvendo, ao passo em que, no fim do período de seis mil anos, as almas continuarão a evoluir, pois o corpo perderá toda a sua importância. Nosso mundo, nosso Universo, entretanto, não mudará em nada.

 

Podemos ver muitas coisas ao longo do eixo temporal. Isso é uma parte da assim chamada Cabalá Histórica, ou, ainda melhor, História Cabalística. De tudo isso, só precisamos receber uma resposta à velha pergunta sobre o significado da nossa vida.

 

Por que eu deveria saber como esse sistema complexo funciona fora de mim? Claro que essa é uma informação interessante, mas, e depois?

 

A Cabalá se baseia em uma única questão: Por que eu existo? Ao buscar a resposta a essa pergunta, o homem recebe o Universo. Primeiro, ele recebe os vasos, então lhe é permitido adquirir uma tela e, por fim, ele é preenchido pela Luz. Assim, ele encontra a resposta e alcança o nível do Criador.

 

De que forma a correção ocorre, de 1995 em diante, de acordo com o que Baal HaSulam previu? Estamos, agora, em 2020 ou, conforme a cronologia Espiritual, em 5780. Como devemos prosseguir?

 

Baal HaSulam diz que, se estamos destinados a fazer correções, naturalmente devemos fazê-las em nós mesmos. O que isso significa? Significa que elas devem ser feitas pelas pessoas que vivem o mundo de hoje, assim, cada um de nós tem sua própria missão, seu próprio papel e uma predestinação específica.

 

66. Agora, você precisa saber que tudo possui um aspecto interior e um aspecto exterior.

 

Os Kelim de ChaBaD, ChaGaT e NHY ainda se dividem, de cima abaixo, em partes internas e externas. Vejamos qual a diferença entre elas. Elas consistem de Dez Sefirot, ou, dito de outra forma, de Rosh, Toch e Sof.

 

Israel refere-se à parte interna do Mundo, enquanto que as outras nações são consideradas sua parte externa.

 

Peço que não interpretem mal esses nomes, eles não se referem a nacionalidades, mas à conformidade espiritual. Se considerarmos esse Partzuf específico, os Kelim de ChaBaD e ChaGaT serão chamados de Israel, enquanto que os Kelim de NHY serão chamados de Nações do Mundo. Nesse caso, vemos que sem o envolvimento das Nações do Mundo nesse trabalho, Israel será totalmente incapaz de receber a Luz Superior.

 

As Nações ficarão sem Luz, a menos que Israel lhes transmita a Cabalá, o método da correção Espiritual. Ou seja, a associação de Israel com as Nações do Mundo é semelhante à associação de Galgalta Eynaim com AHP.

 

Dentro do próprio Israel, há um aspecto interior que consiste daquelas pessoas que se empenham em servir ao Criador e um aspecto exterior, que consiste daqueles que não estão envolvidos em um Trabalho Espiritual. Da mesma forma, entre as Nações do Mundo há uma parte interior chamada “Os justos do mundo”, e uma parte exterior que consiste daqueles que são brutos e destrutivos.

 

Em outras palavras, há uma divisão em GE e AHP. Cada uma dessas partes tem seu próprio GE e AHP. Ge e AHP de GE correspondem àqueles que trabalham pelo Criador, dentro de Israel, e aqueles que não o fazem. GE e AHP das Nações do Mundo correspondem às pessoas justas e àqueles que causam danos.

 

Mesmo entre aqueles de Israel que trabalham pelo Criador, há uma parte interior e outra parte exterior. A parte interior compreende aqueles que têm o privilégio de alcançar o recebimento Espiritual e de apreender os Segredos da Criação através do recebimento da Luz Superior. A parte externa consiste das pessoas que apenas realizam ações sem compreender seu significado profundo.

 

De forma semelhante, qualquer indivíduo possui uma parte interior (GE, o ponto no coração) e uma parte exterior, chamada de Nações do Mundo, ou de corpo.

 

Tanto as Nações do Mundo e Israel também se dividem nessas partes. Qual é a essência dessa divisão? Ela começou na época de Abraão, que recebeu o primeiríssimo ponto no coração e o desenvolveu.

 

Quando um homem de Israel eleva sua parte interior acima da sua parte exterior, o que significa que ele dedica a maior parte do seu tempo e esforços ao aperfeiçoamento de sua parte interna ao invés de sua parte externa, o corpo, ele eleva, com isso, o aspecto Espiritual da sua parte material.

 

Mas se o oposto ocorre e um homem de Israel eleva sua parte material externa acima da parte interior espiritual, da mesma forma, a parte externa (os elementos brutos e negativos das Nações do Mundo) se eleva acima da parte interior (os justos dentre as Nações do Mundo), então guerras e calamidades recaem sobre o mundo.

 

Essas ações elevam as partes externas das Nações do Mundo, prevalecem sobre a parte interior e, consequentemente, os elementos destrutivos contidos das Nações do Mundo vigoram sobre Israel.

 

Assim, através do sofrimento, tudo isso possibilita o retorno a um estado em que Galgalta Eynaim, as almas de Israel, atraiam a Luz Superior ao mundo.

 

 

Nenhum comentário:

Shamati (130)

    130. Tiberias dos nossos sábios, boa é a sua visão (Ouvi em 1 º de Adar, Tav - Shin - Zayin , 21 de fevereiro de 1947, em uma via...