Com isso, investigamos a formação dos cinco Partzufim do Mundo de Adam Kadmon, chamados Galgalta, AB, SAG, MA e BON, em que cada Partzuf subsequente encontra-se um nível abaixo do anterior. Por exemplo: a Luz de Yechidá não existe no Partzuf AB, nem a Luz de Chayá em SAG (pois estaria em AB). Da mesma forma que a Luz de Neshamá não existe no Partzuf MA. O nível de cada Partzuf depende da espessura da tela na qual um Zivug de Haka'a é feito (ver ponto 18). Entretanto, ainda não clarificamos a razão para a diminuição da espessura da tela quando da formação de um novo Partzuf.
Depois do TA, Malchut adquire uma tela com cinco graus
de rigidez, portanto, ela pode trabalhar com todos os cinco níveis dos seus
desejos. Ao utilizar a força da tela, Malchut
reflete toda a Luz, e essa Luz Refletida alcança o nível de Keter. Ela "vê" todas as cinco
partes da Luz que desce: as Luzes nas Sefirot
de Keter, Chochmá, Biná, Tiferet e Malchut que estão no Rosh. Cerca de 20% de cada Luz pode ser
recebido no Toch.
O nível geral dessa Luz é determinado de acordo com a Luz mais
alta (Yechidá), que corresponde ao
nível de Keter (Komat Keter). No segundo Partzuf,
Malchut é capaz de receber menos Luz,
uma vez que ela perde um nível maior de desejo: o Aviut Dalet e a Luz de Yechidá.
A quantidade de Luz no terceiro, quarto e quinto Partzufim é ainda menor. Seu nível fica cada vez mais baixo devido
à diminuição do Aviut, que ocorre de Guímel a Beit no terceiro Partzuf, de
Beit a Aleph no quarto Partzuf,
e de Aleph a Shoresh no quinto Partzuf.
Conforme o grau do Aviut, as Luzes de
Yechidá e Chayá não existem no terceiro Partzuf
SAG, nem as Luzes de Yechidá, Chayá e Neshamá no
quarto Partzuf, ou as Luzes de Yechidá, Chayá, Neshamá e Ruach no quinto Partzuf.
Os Partzufim são constituídos
dessa forma apenas na relação entre eles, em que cada Partzuf posterior está "uma cabeça" abaixo do anterior
pela Luz, força e qualidade. Entretanto, cada qual possui suas próprias cinco Sefirot (ou dez, pois a Sefirá de Tiferet consiste de 6 Sefirot),
KaHaB-TuM, e cinco Luzes, NaRaNHaY, respectivamente. Cada Partzuf deve ter todas essas 10 partes
que constituem a Criação. Os Partzufim
diferem apenas pela força das suas telas. Portanto, quando a tela enfraquece,
um novo Partzuf surge em um nível
abaixo do anterior.
Depois do TA, o Kli é composto pelo "desejo de
receber" e pela Masach. O
preenchimento do Kli ocorre de acordo
com a força e tamanho dessa Masach. A
tela pode rejeitar os prazeres que correspondem aos seus cinco, quatro, três,
dois ou um desejo. Cada Partzuf
consiste de cinco partes, definidas como:
Keter |
O ponto inicial da Letra Yud |
Chochmá |
Yud |
Biná |
Hey |
Tiferet |
Vav |
Malchut |
Hey |
Essas letras são o invólucro do Partzuf, as cinco partes permanentes que
constituem o seu Kli. De acordo com a
força da tela, o Partzuf preenche
essas partes com uma Luz mais ou menos intensa: a Ohr Chochmá ou a Ohr Hassadim.
A Ohr Chochmá é referida pela letra Yud, enquanto que a Ohr Hassadim pela letra Hey.
Portanto, podemos designar cada Partzuf
pelo código de uma letra ou um número.
Cada Partzuf consiste de
cinco partes que equivalem a cinco Sefirot:
um ponto e quatro letras, Keter
(ponto) + Chochmá (Yud) + Biná (Hey) + ZA (Vav)
+ Malchut (Hey) = HaVaYaH". A
diferença entre todos os 125 Partzufim
está na Luz que os preenche, enquanto que o invólucro HaVaYaH permanece o mesmo. Isso ocorre porque o desejo não pode ser
formado a menos que a Luz do Criador tenha atravessado cinco estágios
preliminares, nos quais apenas o quinto constitui o nascimento da nova criação,
um novo desejo.
Todo o Universo e todos os Mundos são apenas as 10 Sefirot, ou o nome do Criador, HaVaYaH:
Sefirá |
Letra |
Partzuf |
Mundo |
Luz |
Keter Chochmá Biná ZA Malchut |
Ponto Yud Hey Vav Hey |
Galgalta AB SAG MA BON |
AK Atzilut Beriá Yetzirá Assiyá |
Yechidá Chayá Neshamá Ruach Nefesh |
O preenchimento de HaVaYaH
pela Luz é chamado de revelação, pois é naquela medida que o Criador revela-Se
nesse desejo. Por essa ação, as Letras saem do estado de vazio e ocultação.
Ao todo existem cinco Partzufim:
Keter (Galgalta), AB, SAG, MA
e BON. Keter é o Partzuf principal,
a fonte de todos os outros. No interior das 10 Sefirot de Keter, há um HaVaYaH simples, ou interno. Além disso,
cada uma das quatro letras do seu HaVaYaH
sai e cria um novo Partzuf, que
veste-se no Partzuf Galgalta.
Então, os seguintes Partzufim emergem de Keter-Galgalta:
Yud |
Partzuf de Chochmá, AB |
Hey |
Partzuf de Biná, SAG |
Vav |
Partzuf de ZA, MA |
Hey |
Partzuf de Malchut, BON |
Dessa forma, o Partzuf de
Keter é representado por um HaVaYaH simples, enquanto que os Partzufim que vestem-se nele são
representados por um HaVaYaH com
preenchimentos. O registro de HaVaYaH com a Luz que o preenche é
chamado de "Millui"
(preenchimento). Para uma rápida indicação do Partzuf, a noção de Gemátria
(valor numérico dos preenchimentos) foi introduzida.
As letras do Alfabeto:
Nome |
Pronúncia |
Gemátria |
Aleph Beit Guímel Dalet Hey Vav Zayn Chet Tet Yud Caf Lamed Mem Nun Samech Ayn Peh Tzade Kuf Reish Shin Tav |
[a], [e] b, v g (gato) d [a], [e] v, [u], [o] z h (reino) t y, i (ilha) h, k l m n s [a], [e] p tz k r sh, s t |
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 200 300 400 |
A Gemátria do Partzuf que
não é preenchido pela Luz, isto é, a Gemátria
do HaVaYaH vazio, equivale a Yud + Hey + Vav + Hey = 10 + 5 + 6 + 5 = 26. O
preenchimento de cada Letra forma a Gemátria
do HaVaYaH preenchido: cada Letra
Hebraica possui um nome completo: A = Aleph,
B = Beit, e assim por diante,
conforme a tabela. Com isso, há quatro tipos de preenchimento para HaVaYaH: a) AB; b) SAG; c) MA; d) BON.
a) HaVaYaH com preenchimento de AB:
-
Yud: Yud + Vav + Dalet = 10+6+4 = 20
- Hey: Hey + Yud = 5+10 = 15
- Vav: Vav + Yud + Vav = 6+10+6 = 22
- Hey: Hey + Yud = 5+10 = 15
Que totaliza 72 (20+15+22+15) = AB, em que a Letra A não significa Aleph (1), mas sim Ayn
(70), pois ambas são pronunciadas da mesma forma, então, em português, elas são
grafadas com a mesma letra.
Quando HaVaYaH é preenchido por essa Luz, é chamado de Partzuf AB, o Partzuf de Chochmá, pois
a Letra Yud do seu preenchimento
significa a Ohr Chochmá. Tal
preenchimento de HaVaYaH é chamado de
HaVaYaH preenchido por Yud.
b) HaVaYaH com preenchimento de
SAG.
O Partzuf preenchido pela Luz de Hassadim
é chamado de SAG, pois esta é a sua Gemátria: SAG = Samech (60) + Guímel (3) = 63:
-
Yud: Yud + Vav + Dalet = 10+6+4 = 20
- Hey: Hey + Yud = 5+10 = 15
- Vav: Vav + Aleph + Vav = 6+1+6 = 13
-
Hey: Hey + Yud = 5+10 = 15
Que totaliza 63 (60, Samech, + 3, Guímel) = SAG. Se os Kelim e seus preenchimentos originam-se no Tzimtzum Aleph (TA),
então existe a letra Yud no preenchimento de HaVaYaH. Veremos que, depois, há outra
restrição, o Tzimtzum Beit (TB). Portanto, se os Kelim forem preenchidos com a Luz da
Segunda Restrição, haverá a Letra Aleph no seu preenchimento ao invés
de Yud.
A diferença entre AB e SAG
está no preenchimento da Letra Vav:
em AB, a Gemátria de Vav equivale
a 22 devido ao preenchimento com a Luz de Chochmá,
já em SAG, a Gemátria da Letra Vav
equivale a 13, devido ao preenchimento com a Luz de Hassadim. Com isso, fica claro que AB origina-se no TA
enquanto que o Partzuf de SAG, sua Letra Vav, ou ZA, deriva de TB.
c) HaVaYaH com preenchimento de MA:
- Yud: Yud + Vav + Dalet = 20
- Hey: Hey + Aleph = 6
- Vav: Vav + Aleph + Vav = 13
-
Hey: Hey + Aleph = 6
Este preenchimento de HaVaYaH é chamado MA, pois: 20+6+13+6 = 45 = 40 (Mem)
+ 5 (Hey) = MA. A Letra Hey é
pronunciada como "a".
d) HaVaYaH com preenchimento de
BON:
- Yud: Yud + Vav + Dalet = 20
- Hey: Hey + Hey = 10
- Vav: Vav + Vav = 12
-
Hey: Hey + Hey = 10
Esse preenchimento de HaVaYaH é chamado BON, pois: 20+10+12+10 = 52 = 50 (Nun) + 2 (Beit),
pronunciado na ordem inversa, BON.
Malchut do
Mundo do Infinito é um simples "desejo de receber". A tela, ao
dividir Malchut em partes distintas,
gera a variedade das suas formas:
- A divisão de Malchut em
cinco partes gerais é chamada de “Mundos”.
- A divisão de cada Mundo em cinco ou mais partes é chamada de “Partzufim”.
- A divisão de cada Partzuf em cinco outras partes é chamada
de “Sefirot”.
Cada Sefirá, por sua vez, consiste de outras cinco sub-Sefirot, que também consistem de suas
próprias 10 Sefirot e assim
sucessivamente, ad infinitum.
Nosso mundo é um reflexo do Mundo
Espiritual mais baixo e possui as mesmas
espécies e tipos de objetos que no Mundo Espiritual, exceto que eles
são, dessa forma, feitos de uma substância diferente. Eles consistem de um
desejo material de receber prazer sem tela, direto da Luz, completamente
separados do Criador. Nós sentimos isso como prazer, mas não sentimos sua
fonte. Portanto, ao estudar o Mundo Espiritual, uma pessoa pode receber
plenamente toda a qualidade do nosso mundo, todas as suas leis.
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