quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Os cinco Partzufim do Mundo de Adam Kadmon (29)

Com isso, investigamos a formação dos cinco Partzufim do Mundo de Adam Kadmon, chamados Galgalta, AB, SAG, MA e BON, em que cada Partzuf subsequente encontra-se um nível abaixo do anterior. Por exemplo: a Luz de Yechidá não existe no Partzuf AB, nem a Luz de Chayá em SAG (pois estaria em AB). Da mesma forma que a Luz de Neshamá não existe no Partzuf MA. O nível de cada Partzuf depende da espessura da tela na qual um Zivug de Haka'a é feito (ver ponto 18). Entretanto, ainda não clarificamos a razão para a diminuição da espessura da tela quando da formação de um novo Partzuf.

 

Depois do TA, Malchut adquire uma tela com cinco graus de rigidez, portanto, ela pode trabalhar com todos os cinco níveis dos seus desejos. Ao utilizar a força da tela, Malchut reflete toda a Luz, e essa Luz Refletida alcança o nível de Keter. Ela "vê" todas as cinco partes da Luz que desce: as Luzes nas Sefirot de Keter, Chochmá, Biná, Tiferet e Malchut que estão no Rosh. Cerca de 20% de cada Luz pode ser recebido no Toch.

 

O nível geral dessa Luz é determinado de acordo com a Luz mais alta (Yechidá), que corresponde ao nível de Keter (Komat Keter). No segundo Partzuf, Malchut é capaz de receber menos Luz, uma vez que ela perde um nível maior de desejo: o Aviut Dalet e a Luz de Yechidá. A quantidade de Luz no terceiro, quarto e quinto Partzufim é ainda menor. Seu nível fica cada vez mais baixo devido à diminuição do Aviut, que ocorre de Guímel a Beit no terceiro Partzuf, de Beit a Aleph no quarto Partzuf, e de Aleph a Shoresh no quinto Partzuf. Conforme o grau do Aviut, as Luzes de Yechidá e Chayá não existem no terceiro Partzuf SAG, nem as Luzes de Yechidá, Chayá e Neshamá no quarto Partzuf, ou as Luzes de Yechidá, Chayá, Neshamá e Ruach no quinto Partzuf.

 

Os Partzufim são constituídos dessa forma apenas na relação entre eles, em que cada Partzuf posterior está "uma cabeça" abaixo do anterior pela Luz, força e qualidade. Entretanto, cada qual possui suas próprias cinco Sefirot (ou dez, pois a Sefirá de Tiferet consiste de 6 Sefirot), KaHaB-TuM, e cinco Luzes, NaRaNHaY, respectivamente. Cada Partzuf deve ter todas essas 10 partes que constituem a Criação. Os Partzufim diferem apenas pela força das suas telas. Portanto, quando a tela enfraquece, um novo Partzuf surge em um nível abaixo do anterior.

 

Depois do TA, o Kli é composto pelo "desejo de receber" e pela Masach. O preenchimento do Kli ocorre de acordo com a força e tamanho dessa Masach. A tela pode rejeitar os prazeres que correspondem aos seus cinco, quatro, três, dois ou um desejo. Cada Partzuf consiste de cinco partes, definidas como:

 

Keter

O ponto inicial da Letra Yud

Chochmá

Yud

Biná

Hey

Tiferet

Vav

Malchut

Hey

 

Essas letras são o invólucro do Partzuf, as cinco partes permanentes que constituem o seu Kli. De acordo com a força da tela, o Partzuf preenche essas partes com uma Luz mais ou menos intensa: a Ohr Chochmá ou a Ohr Hassadim. A Ohr Chochmá é referida pela letra Yud, enquanto que a Ohr Hassadim pela letra Hey. Portanto, podemos designar cada Partzuf pelo código de uma letra ou um número.

 

Cada Partzuf consiste de cinco partes que equivalem a cinco Sefirot: um ponto e quatro letras, Keter (ponto) + Chochmá (Yud) + Biná (Hey) + ZA (Vav) + Malchut (Hey) = HaVaYaH". A diferença entre todos os 125 Partzufim está na Luz que os preenche, enquanto que o invólucro HaVaYaH permanece o mesmo. Isso ocorre porque o desejo não pode ser formado a menos que a Luz do Criador tenha atravessado cinco estágios preliminares, nos quais apenas o quinto constitui o nascimento da nova criação, um novo desejo.

 

Todo o Universo e todos os Mundos são apenas as 10 Sefirot, ou o nome do Criador, HaVaYaH:

                                    

Sefirá

Letra

Partzuf

Mundo

Luz

Keter

Chochmá

Biná

ZA

Malchut

Ponto

Yud

Hey

Vav

Hey

Galgalta

AB

SAG

MA

BON

AK

Atzilut

Beriá

Yetzirá

Assiyá

Yechidá

Chayá

Neshamá

Ruach

Nefesh

                  

 

O preenchimento de HaVaYaH pela Luz é chamado de revelação, pois é naquela medida que o Criador revela-Se nesse desejo. Por essa ação, as Letras saem do estado de vazio e ocultação.

 

Ao todo existem cinco Partzufim: Keter (Galgalta), AB, SAG, MA e BON. Keter é o Partzuf principal, a fonte de todos os outros. No interior das 10 Sefirot de Keter, há um HaVaYaH simples, ou interno. Além disso, cada uma das quatro letras do seu HaVaYaH sai e cria um novo Partzuf, que veste-se no Partzuf Galgalta.

 

Então, os seguintes Partzufim emergem de Keter-Galgalta:

 

Yud

Partzuf de Chochmá, AB

Hey

Partzuf de Biná, SAG

Vav

Partzuf de ZA, MA        

Hey

Partzuf de Malchut, BON

                                    

 

Dessa forma, o Partzuf de Keter é representado por um HaVaYaH simples, enquanto que os Partzufim que vestem-se nele são representados por um HaVaYaH com preenchimentos.  O registro de HaVaYaH com a Luz que o preenche é chamado de "Millui" (preenchimento). Para uma rápida indicação do Partzuf, a noção de Gemátria (valor numérico dos preenchimentos) foi introduzida.

 

As letras do Alfabeto:

                           

Nome

Pronúncia

Gemátria

Aleph

Beit

Guímel

Dalet

Hey

Vav

Zayn

Chet

Tet

Yud

Caf

Lamed

Mem

Nun

Samech

Ayn

Peh

Tzade

Kuf

Reish

Shin

Tav

[a], [e]

b, v

g (gato)

d

[a], [e]

v, [u], [o]

z

h (reino)

t

y, i (ilha)

h, k

l

m

n

s

[a], [e]

p

tz

k

r

sh, s

t

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

200

300

400

                                                                                   

 

A Gemátria do Partzuf que não é preenchido pela Luz, isto é, a Gemátria do HaVaYaH vazio, equivale a Yud + Hey + Vav + Hey = 10 + 5 + 6 + 5 = 26. O preenchimento de cada Letra forma a Gemátria do HaVaYaH preenchido: cada Letra Hebraica possui um nome completo: A = Aleph, B = Beit, e assim por diante, conforme a tabela. Com isso, há quatro tipos de preenchimento para HaVaYaH: a) AB; b) SAG; c) MA; d) BON.

 

a) HaVaYaH com preenchimento de AB:

 

-  Yud: Yud + Vav + Dalet = 10+6+4 = 20

-  Hey: Hey + Yud = 5+10 = 15

-  Vav: Vav + Yud + Vav = 6+10+6 = 22

-  Hey: Hey + Yud = 5+10 = 15

                                                                                      

 

Que totaliza 72 (20+15+22+15) = AB, em que a Letra A não significa Aleph (1), mas sim Ayn (70), pois ambas são pronunciadas da mesma forma, então, em português, elas são grafadas com a mesma letra.

 

Quando HaVaYaH é preenchido por essa Luz, é chamado de Partzuf AB, o Partzuf de Chochmá, pois a Letra Yud do seu preenchimento significa a Ohr Chochmá. Tal preenchimento de HaVaYaH é chamado de HaVaYaH preenchido por Yud.                                                                      

b) HaVaYaH com preenchimento de SAG.

 

O Partzuf preenchido pela Luz de Hassadim é chamado de SAG, pois esta é a sua Gemátria: SAG = Samech (60) + Guímel (3) = 63:

 

-  Yud: Yud + Vav + Dalet = 10+6+4 = 20

-  Hey: Hey + Yud = 5+10 = 15

-  Vav: Vav + Aleph + Vav = 6+1+6 = 13                           

-  Hey: Hey + Yud = 5+10 = 15                                                              

 

Que totaliza 63 (60, Samech, + 3, Guímel) = SAG. Se os Kelim e seus preenchimentos originam-se no Tzimtzum Aleph (TA), então existe a letra Yud no preenchimento de HaVaYaH. Veremos que, depois, há outra restrição, o Tzimtzum Beit (TB). Portanto, se os Kelim forem preenchidos com a Luz da Segunda Restrição, haverá a Letra Aleph no seu preenchimento ao invés de Yud.

 

A diferença entre AB e SAG está no preenchimento da Letra Vav: em AB, a Gemátria de Vav equivale a 22 devido ao preenchimento com a Luz de Chochmá, já em SAG, a Gemátria da Letra Vav equivale a 13, devido ao preenchimento com a Luz de Hassadim. Com isso, fica claro que AB origina-se no TA enquanto que o Partzuf de SAG, sua Letra Vav, ou ZA, deriva de TB.

 

c) HaVaYaH com preenchimento de MA:

 

-  Yud: Yud + Vav + Dalet = 20

-  Hey: Hey + Aleph = 6

-  Vav: Vav + Aleph + Vav = 13

-  Hey: Hey + Aleph = 6

 

Este preenchimento de HaVaYaH é chamado MA, pois: 20+6+13+6 = 45 = 40 (Mem) + 5 (Hey) = MA. A Letra Hey é pronunciada como "a".

 

d) HaVaYaH com preenchimento de BON:

 

-  Yud: Yud + Vav + Dalet = 20

-  Hey: Hey + Hey = 10

-  Vav: Vav + Vav = 12

-  Hey: Hey + Hey = 10

 

Esse preenchimento de HaVaYaH é chamado BON, pois: 20+10+12+10 = 52 = 50 (Nun) + 2 (Beit), pronunciado na ordem inversa, BON.

 

Malchut do Mundo do Infinito é um simples "desejo de receber". A tela, ao dividir Malchut em partes distintas, gera a variedade das suas formas:

 

- A divisão de Malchut em cinco partes gerais é chamada de “Mundos”.

 

- A divisão de cada Mundo em cinco ou mais partes é chamada de “Partzufim”.

 

- A divisão de cada Partzuf em cinco outras partes é chamada de “Sefirot”.

 

Cada Sefirá, por sua vez, consiste de outras cinco sub-Sefirot, que também consistem de suas próprias 10 Sefirot e assim sucessivamente, ad infinitum.

 

Nosso mundo é um reflexo do Mundo Espiritual mais baixo e possui as mesmas  espécies e tipos de objetos que no Mundo Espiritual, exceto que eles são, dessa forma, feitos de uma substância diferente. Eles consistem de um desejo material de receber prazer sem tela, direto da Luz, completamente separados do Criador. Nós sentimos isso como prazer, mas não sentimos sua fonte. Portanto, ao estudar o Mundo Espiritual, uma pessoa pode receber plenamente toda a qualidade do nosso mundo, todas as suas leis.

Nenhum comentário:

Shamati (130)

    130. Tiberias dos nossos sábios, boa é a sua visão (Ouvi em 1 º de Adar, Tav - Shin - Zayin , 21 de fevereiro de 1947, em uma via...