terça-feira, 2 de março de 2021

Kabbalah Sem Segredos (10)

 

A Kabbalah chega a Hollywood, e mais além

 

Assim como a Kabbalah esteve esperando que chegasse o momento nos qual as pessoas estivessem prontas para descobri-la, as pessoas, alguns influentes, a buscaram para descobrir o que ela tem a lhes oferecer. Eis aqui um breve panorama de quem e como se converteu uma disciplina espiritual secreta de antigamente no segredo espiritual das estrelas de hoje.

 

Tudo começou com a cantora Madona, que avivou o interesse pela Kabbalah nos Estados Unidos. Madona, uma moça católica que se transformou numa das maiores pop-star do mundo a partir dos anos 80, envolveu-se muito com a Kabbalah. O que no princípio parecia algo insignificante e uma moda passageira se transformou num elemento constante e Importante na vida da artista. Apesar de todas as mudanças em sua vida profissional e pessoal, sua dedicação constante aos estudos da Kabbalah fez com que muitas pessoas se perguntassem do que se tratava esse assunto e o que isso poderia oferecer a alguém que aparentava ter tudo. Sua vinculação com a Kabbalah fez com que outros astros (Demi Moore e seu esposo, Ashton Kutcher e Britney Spears, por algum tempo) também explorassem o que a Kabbalah podia lhes oferecer. A tendência se expandiu muito rapidamente nos círculos das celebridades. Muitas outras estrelas se congregaram em centros cabalísticos de Nova Iorque e de Los Angeles, enquanto mundo observava com surpresa.

 

Kab-Trívia: Madonna, Britney-Spears, Demi Moore, Liz Taylor, Mick Jagger, Jerry Hall, Courtney Love, Sandra Vernhard e Barbra Streisand são comente alguns dos artistas que se envolveram com a Kabbalah.

 

Pode haver controvérsias sobre uma ou outra das vertentes dos ensinamentos cabalísticos, mas, sem dúvida, a polêmica e o drama que as rodeiam fez com que todo o mundo conhecesse a palavra Kabbalah, que é muito diferente daquela vertente do único estudante de Kabbalah do século XVI, o rabino Isaac Lúria! De fato, se buscares na Internet lições de Kabbalah encontrarás centenas de milhares de resultados. Em sua maior parte, são lições disponíveis em formato de texto, áudio e vídeo. Entretanto, essas lições on line não são a única forma de se aprender Kabbalah na atualidade. São abundantes também as classes presenciais e os cursos em centros comunitários e em universidades, dirigidos por pessoas de qualquer religião, sexo e origem. No Hebrew Union College, uma cidadela do judaísmo reformista, Norman Cohen disse à revista Newsweek que “o que a Kabbalah pode nos ensinar (como estabelecer uma relação com Deus) tem que ser tratado com seriedade” (29 de agosto – 5 de setembro de 2005).

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...